Menu
Busca quarta, 23 de outubro de 2019
(67) 9860-3221
MEIO AMBIENTE

Debates e início do ‘Plano de Arborização’ marcaram a Semana do Meio Ambiente e a XX Eco Dourados

05 outubro 2017 - 13h35Por Da redação

Com ampla programação, que incluiu a audiência pública ‘Plano Municipal de Arborização’, a XVII Semana do Meio Ambiente e a XX Eco Dourados trouxeram debates de grande relevância na estruturação de práticas de preservação das riquezas naturais do município. As atividades, com o tema “Meio Ambiente, Urbanização e Sustentabilidade”, foram iniciadas no dia 02 de outubro e encerradas ontem (04).

O diretor do Imam, Fábio Luís da Silva, destacou que os encontros com a participação da comunidade científica, acadêmica e sociedade são fundamentais na construção ações eficazes para proteger e promover o meio ambiente.

Nesse aspecto, ele ressalta ainda sobre os importantes direcionamentos obtidos com a audiência pública. Ele cita que a gestão Délia Razuk buscou a integração com a sociedade para o projeto desde o princípio para ações democráticas e melhor elaboradas.

“Todas as ações foram de extrema importância e destaco o debate do Plano Municipal de Arborização, o qual temos buscado estruturar desde o inicio com a participação da comunidade. Foi muito positivo e em breve acontecerão outros encontros para divulgarmos os próximos encaminhamentos”, explicou.

O diretor explica que acontecerá o primeiro diagnóstico da arborização em Dourados e relatórios serão catalogados também nas primeiras etapas do plano.

Projetos para espaços públicos como parques, praças e unidades de conservação foram enfatizados nos minicursos. Fábio cita que o Instituto atua dentro do foco da Prefeitura de Dourados para trabalhar de forma a envolver o cidadão nos cuidados com o meio ambiente em práticas diárias e ainda como “agente transformador” quando inseri outras pessoas em ações neste intuito ou leva a mensagem para a comunidade.

Nesta edição do evento, ocorreu a entrega do Troféu Marco Verde. O prêmio contempla instituições públicas ou privadas que tenham se destacado com trabalhos ou ações de preservação ambiental em 2016.
O curso de Gestão Ambiental da UFGD foi premiado com o Marco Verde. Ressaltou-se que todas as disciplinas do curso têm sido ministradas levando em consideração problemas ambientais locais em busca de apontar soluções. O destaque foi para a disciplina de Projeto Integrado desenvolvida dentro da abordagem em Sistema PDCA.

Sônia Vasconcelos, diretora-adjunta da escola municipal Neil Fioravanti – CAIC, também foi contemplada com o Marco Verde. A participação da profissional tendo em vista o envolvimento da comunidade do entorno da escola no movimento de preservação do córrego Paragem, bem como na implantação do parque linear ao entorno do córrego foi motivaram a homenagem.

Ela participou ainda das seguintes atividades: implantação do projeto escola sustentável e a instalação da estação de captação de água da chuva na escola; inserção de representação da Educação Básica no Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Ivinhema; incentivo às ações em favor de um meio ambiente limpo e saudável; efetivação de ações da Comissão do Meio Ambiente e Qualidade de vida na escola e ainda buscou parcerias com Universidades e profissionais da área para capacitação e orientação dos profissionais da escola para uma efetiva Educação Ambiental na instituição.
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

CESSÃO ONEROSA
Congresso aprova projeto que garante R$ 34,6 bi à Petrobras
CAPITAL
Falso repórter engana treinador de futebol com entrevista e clona WhatsApp
UEMS
Mestrado em Ensino em Saúde prorroga período de inscrições
NOVA ALVORADA
Homem esfaqueou pastor porque ele ‘fomentava’ separação, diz polícia
REFORMA APROVADA
Ponto a ponto: saiba o que vai mudar nas aposentadorias
TRÊS LAGOAS
Homem atira para matar ex-mulher e acaba baleando dono de restaurante
MÚSICA
Livro sugere que Raul Seixas entregou Paulo Coelho à ditadura
MEIO AMBIENTE
PMA usa satélite e drone para autuar infrator por desmatamento
RECURSOS
Nelsinho Trad entrega relação das emendas de bancada federal de MS
REEDUCANDO
MPT oferece alternativa para afastar reincidência de atos infracionais

Mais Lidas

HAYEL BON FAKER
Homens são presos fazendo sexo em via pública em Dourados
DOURADOS
Três são presos após ‘batida’ em ‘boca de fumo’ no Jardim Pantanal
DOURADOS
“Se não pagar vocês não vão dormir, não vão ter paz”, ameaçou professora indígena presa por extorsão
TRÁFICO
Economista e corretor são presos com mais de 30kg de cocaína