Menu
Busca quarta, 17 de julho de 2019
(67) 9860-3221
MEIO AMBIENTE

Debates e início do ‘Plano de Arborização’ marcaram a Semana do Meio Ambiente e a XX Eco Dourados

05 outubro 2017 - 13h35Por Da redação

Com ampla programação, que incluiu a audiência pública ‘Plano Municipal de Arborização’, a XVII Semana do Meio Ambiente e a XX Eco Dourados trouxeram debates de grande relevância na estruturação de práticas de preservação das riquezas naturais do município. As atividades, com o tema “Meio Ambiente, Urbanização e Sustentabilidade”, foram iniciadas no dia 02 de outubro e encerradas ontem (04).

O diretor do Imam, Fábio Luís da Silva, destacou que os encontros com a participação da comunidade científica, acadêmica e sociedade são fundamentais na construção ações eficazes para proteger e promover o meio ambiente.

Nesse aspecto, ele ressalta ainda sobre os importantes direcionamentos obtidos com a audiência pública. Ele cita que a gestão Délia Razuk buscou a integração com a sociedade para o projeto desde o princípio para ações democráticas e melhor elaboradas.

“Todas as ações foram de extrema importância e destaco o debate do Plano Municipal de Arborização, o qual temos buscado estruturar desde o inicio com a participação da comunidade. Foi muito positivo e em breve acontecerão outros encontros para divulgarmos os próximos encaminhamentos”, explicou.

O diretor explica que acontecerá o primeiro diagnóstico da arborização em Dourados e relatórios serão catalogados também nas primeiras etapas do plano.

Projetos para espaços públicos como parques, praças e unidades de conservação foram enfatizados nos minicursos. Fábio cita que o Instituto atua dentro do foco da Prefeitura de Dourados para trabalhar de forma a envolver o cidadão nos cuidados com o meio ambiente em práticas diárias e ainda como “agente transformador” quando inseri outras pessoas em ações neste intuito ou leva a mensagem para a comunidade.

Nesta edição do evento, ocorreu a entrega do Troféu Marco Verde. O prêmio contempla instituições públicas ou privadas que tenham se destacado com trabalhos ou ações de preservação ambiental em 2016.
O curso de Gestão Ambiental da UFGD foi premiado com o Marco Verde. Ressaltou-se que todas as disciplinas do curso têm sido ministradas levando em consideração problemas ambientais locais em busca de apontar soluções. O destaque foi para a disciplina de Projeto Integrado desenvolvida dentro da abordagem em Sistema PDCA.

Sônia Vasconcelos, diretora-adjunta da escola municipal Neil Fioravanti – CAIC, também foi contemplada com o Marco Verde. A participação da profissional tendo em vista o envolvimento da comunidade do entorno da escola no movimento de preservação do córrego Paragem, bem como na implantação do parque linear ao entorno do córrego foi motivaram a homenagem.

Ela participou ainda das seguintes atividades: implantação do projeto escola sustentável e a instalação da estação de captação de água da chuva na escola; inserção de representação da Educação Básica no Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Ivinhema; incentivo às ações em favor de um meio ambiente limpo e saudável; efetivação de ações da Comissão do Meio Ambiente e Qualidade de vida na escola e ainda buscou parcerias com Universidades e profissionais da área para capacitação e orientação dos profissionais da escola para uma efetiva Educação Ambiental na instituição.
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRÂNSITO
Colisão entre carro e caminhão mata motorista na MS-276
YOUTUBER
Kéfera dá "adeus" a vida social por causa de série: "Vai sofrer"
RIO BRILHANTE
Homem tenta atropelar policiais e abandona carro furtado com 410kg de maconha
CAMPO GRANDE
Traficante é presa vendendo maconha próximo a cemitério
DOURADOS
Classes política e empresarial cobram bancada de MS e pedem "socorro" por obras no aeroporto
INTERNACIONAL
Bolsonaro participa da Cúpula do Mercosul na Argentina
DOURADOS
Vacinação antirrábica atende bairros da zona oeste
TERRA ROXA
Homem é preso em Dourados após descarregar revólver em árvore
FUTEBOL
Copa do Brasil define semifinalistas nesta quarta
DOURADOS
Após mortes e pedidos por segurança, Sejusp nomeia conselheiros para aldeias

Mais Lidas

DOURADOS
Coordenadora de Ceim é exonerada e pais fazem abaixo-assinado para tentar mantê-la
POLÍCIA
Investigação vê indícios de relação entre homicídios no Jardim Pantanal e Guanabara
DOURADOS
Assassinado em conveniência já cumpriu pena por tráfico e lavagem de dinheiro
DOURADOS
Upiran entrega carta de demissão a Délia e aguarda substituto para deixar Educação