Menu
Busca Sábado, 16 de Dezembro de 2017
(67) 9860-3221
EVENTO

Cultura Nerd ganha destaque em evento em Dourados

25 Setembro 2017 - 18h35



Os eventos de cultura pop Oriental, que envolvem desenhos japoneses, Cosplays (fantasias baseadas em animes, mangás e jogos), dança, artes marciais e outros, já são uma realidade nos grandes centros do país e agora chegam em Dourados, a pedido de um público que ganha cada vez mais adeptos.

A primeira edição do Douranime acontece nos dias 29 e 30 de setembro e 01 de outubro, das 14h às 22h, no Shopping Avenida Center com a proposta de reunir os amantes de animes, filmes, séries e tecnologia. A entrada é gratuita e quem quiser, poderá contribuir com um quilo de alimento não perecível, que será entregue em uma instituição de caridade da cidade.

"Participamos de muitas festas deste perfil em todo o país. Sempre pensamos que podia ter em Dourados, esperando, mas ninguém se mobilizava. Então decidimos firmar boas parcerias e organizar este encontro, com o objetivo de mostrar nossa cultura a todas as pessoas, e trocar experiências com aqueles que flertam com o movimento Geek", conta o empresário Luiz Romero, um dos organizadores do evento.

Segundo ele, a diferença entre ‘Geek’ e ‘Nerd’ é uma linha tênue: o Geek é a pessoa interessada em tecnologia: games, celular, aplicativo. Por ser usuário, ele quer entender como funciona cada novidade antes mesmo de ser lançada no mercado. Já o Nerd é um profundo pesquisador, a diferença é que ele pode se interessar por assuntos mais amplos, independente do segmento.

Para ele, dar um enfoque na cultura Nerd/Geek é uma forma de trazer os jovens para o mundo da literatura. Pois naturalmente esse movimento leva as pessoas à cultura da leitura. "Você não pode ser Nerd e Otaku se você não lê. Porque se você gosta de um personagem, vai querer todos os livros da franquia. Quando se fala em games, automaticamente estamos falando em outras línguas, pois muitos mangás e animes vêm traduzidos para o Brasil somente algumas temporadas, então como este público não quer esperar até o ano que vem para assistir, eles buscam na internet a versão original em inglês, ou japonês, e aprendem a traduzir", explica.

O Douranime contará com diversas atrações típicas de um evento Cosplay: batalha medieval, games cards (pokemon e Yu-gi-oh), concurso de Cosplay e randomplay K-pop (espaço para coreografias coreanas). Além disso, o evento contará com o espaço "Harry Potter" em comemoração aos 20 anos da franquia, para o ano estão sendo preparados espaços para fotos, o espelho de Ojesed (para que o fã faça desejos tal qual no livro ‘Harry Potter e a pedra filosofal’) e outros artigos que remetem a franquia. Haverá também uma feira de produtos geeks para atender aos fãs das séries, filmes e animes, que contará com a participação da Parada Nerd, que já organiza eventos como esse Campo Grande.

Claro que os desfiles de Cosplay não poderiam faltar nesse tipo de evento. No pátio principal do Shopping Avenida Center haverá um palco para apresentações de coreografias K-Pop Stage (Bandas musicais coreanas), batalha campal, Just Dance e concurso Cosplay.

De acordo com a professora Fernanda Romero, sócia de Luiz neste empreendimento, há diferença entre festa a fantasia e festa Cosplay. "Na festa a fantasia, você não precisa encarnar o personagem. O Cosplay você tem que ser o personagem. Se você vem de Cosplay de Naruto, você tem que saber todos os jutsus. No Japão o Cosplay está muito associado aos animes, mas no Brasil não. Você pode vir pra festa vestido de Michael Jackson se quiser, mas terá que se identificar com o personagem não só pelo estilo dele, mas pelo seu caráter, personalidade, talento, etc. É uma verdadeira homenagem ao seu ídolo".

E talento é o que não falta entre este público. Os amantes do K-Pop aprendem a língua coreana para cantarem e ainda aprendem a coreografia para dançarem. "Quando você faz isso, o teu cérebro está trabalhando de uma forma imensa: saber a língua e decorar todas as coreografias. Olha o potencial que tem essa galera!", finaliza.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PRECATÓRIOS
Mais de 20 mil alvarás são emitidos garantindo o pagamento de dívidas públicas
INTEGRAÇÃO
Dados do CAR de MS já constam no Sicar nacional
CAMPANHA
Anvisa divulga novas imagens de advertência para embalagens de cigarros
SUL DO ESTADO
Polícia troca tiros com traficantes após descobrir bunker de droga em MS
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Comissão aprova prisão específica para militar, policial ou bombeiro
MANOEL DE BARROS
“101 reinvenções para Manoel” será lançado na terça
BRASIL
Temer diz que adiamento da reforma da Previdência foi “ótimo” para ganhar votos
OPORTUNIDADE
Uems abre inscrições para seleção de professores temporários em Cassilândia
EDUCAÇÃO
Pré-matrícula na Rede Municipal continua em Dourados
REVELAÇÃO
Pabllo Vitar diz que pretendentes têm falhado na hora "H"

Mais Lidas

JARDIM SANTA MARIA
Bandido troca tiros com a polícia após roubo a posto em Dourados
DOURADOS
Dupla fica ferida após veículo derrubar árvore
THANOS
Operação termina com 13 pessoas presas em Dourados
DOURADOS
Suspeito de assaltos foi preso na mesma região de tiroteio