Menu
Busca segunda, 18 de novembro de 2019
(67) 9860-3221
ENCONTRO

Cultura Marginal é tema de Colóquio que começa hoje em Dourados

20 setembro 2017 - 06h36

Rap, grafite, literatura marginal, religiosidades afro e ameríndia, capoeira são exemplos de manifestações que saem dos espaços periféricos para ocupar o centro dos palcos. Tida como vozes de resistência, a cultura marginal oferece visibilidade a seus produtores e abre passagem para a ocupação de espaços normalmente interditados para estes sujeitos e coletivos.

Esse será o tema central do II Colóquio Nacional Marginalidades Contemporâneas - MARCO que será realizado na UFGD (Universidade Federal a Grande Dourados), hoje amanhã e sexta-feira, dias 20, 21 e 22 de setembro, e reunirá acadêmicos, artistas e interessados pelas práticas culturais e artísticas que se propõem a desestabilizar percepções e produzir novos sentidos políticos para as formas de organização social da contemporaneidade.

O evento é aberto ao público e está sendo organizado pela Faculdade de Comunicação, Artes e Letras - FACALE/UFGD e parceiros. Amanhã, dia 21, às 19 horas, o eventro traz a Dourados a palestra show com o rapper Gog, que será mediada pelo professor, Cleber José de Oliveira.

O MARCO pretende reunir indivíduos de diferentes áreas do conhecimento, acadêmico ou não, os quais estejam interessados em propor discussões/testemunhos/performances relacionados às marginalidades contemporâneas, comuns à cultura brasileira tratando temas como a Literatura Brasileira Contemporânea, Representatividades, Resistência, Testemunho, Subalternidade, Rap, Arte de Rua, Religiosidade, Ética e Estética, Slam e Conflitos Discursivos.

A programação prevê ainda apresentação de trabalhos acadêmicos, mesas-redondas, testemunhos, exposições, oficinas e vivências em torno destas manifestações. Além de Góg, o evento terá a presença de lideranças de manifestações ameríndias e afro-brasileiras de diferentes estados do Brasil, como os integrantes do Mahku, Movimento dos artistas Huni Kuin do Acre, e do Centro de Estudos da Cultura Ancestral Brasileira - CECAB e a participação de importantes professores pesquisadores destas temáticas.
As atividades serão realizadas nas Unidades 1 e 2 da UFGD. A programação completa está disponível no site: https://www.even3.com.br/MARCO2.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL
Barragem com rejeitos nucleares em MG terá novo sistema em 14 meses
ESTADO
Grupo da UEMS apresenta dois espetáculos de dança nesta semana
BRASIL
Marinha disponibiliza navio para reforçar equipes no Delta do Parnaíba
MS
Criminalidade no Estado teve queda em 2019, diz governo
DOURADOS
Refinaria que deve gerar 300 empregos será inaugurada dia 25
Paranaíba
Inscrições para processo seletivo de estagiários seguem abertas em fórum
DOURADOS
Mostra Cultural Saberes Indígenas começa nesta semana
BRASIL
Mais de 70 mil candidatos fazem hoje vestibular da Unicamp
HU-UFGD
Mesa redonda e encontro de mães marcam o Dia da Prematuridade
TECNOLOGIA
Alto-falantes inteligentes chegam ao Brasil com novas funções e riscos

Mais Lidas

POLÍCIA
Vereador é agredido e roubado quando ia para igreja em Dourados
DOURADOS
Motociclista fica gravemente ferido após colisão no Parque Alvorada
FURTO
Casal é flagrado dentro de panificadora fechada na madrugada
DOURADOS
Mulher ameaça policiais com facão em abordagem por manobras perigosas