Menu
Busca quinta, 21 de novembro de 2019
(67) 9860-3221
UNIGRAN

Confeitaria americana é tema de IV Jornada Acadêmica de Gastronomia

08 novembro 2019 - 09h20Por Da Redação

Um “mix” de sabores e de saberes. A culinária é também sensação, emoção. Aprendizado. É estar em constante evolução de conhecimentos, além de demonstrar através da alquimia e construção dos pratos, afeto e amor. E, para aprimorar todos estes conhecimentos a 4ª edição da Jornada Acadêmica de Gastronomia da Unigran trouxe como tema ‘Confeitaria americana e sua evolução, cozinha italiana e a fotografia na gastronomia’.

Para falar da confeitaria americana, a convidada especial foi a chef douradense, que há cinco anos mora em San Diego, na Califórnia, Yara Lamers. Ela é especialista em confeitaria e falou um pouco mais com os acadêmicos sobre a arte.

“Cada dia que passa vamos desmistificando um pouco mais esse universo encantador que é a confeitaria americana, porque muita gente acredita que a característica é baseada apenas em manteiga e açúcar, mas não (...) temos inclusive vários doces que levam leite condensado na formulação, por exemplo”, diz Lamers.

A chef ainda contou aos presentes, um pouco da história de vida e como é que conquistou o universo norte-americano da culinária, trabalhando inclusive com renomados chefs como Jason Mcleod, que tem duas estrelas no guia Michelin, que avalia restaurantes do mundo inteiro através de estrelas. A avaliação vai de zero a três. 

Lamers ainda ministrou durante a Jornada uma oficina em que ensinou os acadêmicos do curso de Gastronomia a fazer doces tradicionais, bastante consumidos nos Estados Unidos, como os donuts, por exemplo.

Durante o evento, os estudantes também participaram do concurso gastronômico acadêmico Gran Chef, além de minicursos de fotografia ‘Olhar gastronômico através das lentes’, ministrado pelo chef Lucas Caslu e uma aula show comandada pelo chef Matheus Marçal que ensinou um tradicional prato italiano, a “porchetta romana”. 

Durante o evento, os alunos do curso também fizeram uma feira gastronômica, pela qual comercializaram para universitários e funcionários da Unigran, produtos produzidos por eles. 

Para o professor Marlon Libório, coordenador do curso de Gastronomia da Unigran, proporcionar essas experiências extra-sala de aula é de extrema importância para o conhecimento e crescimento profissional dos alunos. 

“São durante atividades como estas proporcionadas durante as jornadas acadêmicas, que os futuros profissionais conseguem assimilar na prática a teoria aplicada dentro da sala de aula e a troca de informações entre os profissionais e os alunos são bem válidas”, finaliza Libório. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍTICA
Bolsonaro participa nesta quinta-feira de ato de fundação de novo partido
JUSTIÇA
Acusado de matar ‘amante’ da namorada é condenado a 15 anos de prisão
DOURADOS
UEMS e WWF-Brasil firmam acordo para Centro de Estudos de Fronteira
ECONOMIA
Pagamento do 13º do Bolsa Família está garantido, diz porta-voz
NOVA ANDRADINA
Mulher faz rifa para ajudar no tratamento de marido vítima de acidente
CASO MARIELLE
Porteiro volta atrás e diz que errou ao dizer que havia falado com 'seu Jair'
ROTA BIOCEÂNICA
Itaipu licita em dezembro o projeto executivo da ponte do Rio Paraguai
ECONOMIA
2020 terá o dobro de feriados prolongados; Confira as datas
ARTIGO
Dourados por três dias é sede do governo
TRÊS LAGOAS
Crianças ficam sob mira de revólver durante assalto em residência

Mais Lidas

TENTATIVA DE FEMINICÍDIO
Ex esperou mulher chegar de curso para tentar matá-la no Estrela Verá
DOURADOS
Corregedoria abre sindicância para apurar ação da Guarda que terminou em morte
JÚRI POPULAR
Primeira tentativa de feminicídio do ano ocorre às vésperas de julgamento por crime de 2018
DOURADOS
Secretaria de Saúde contrata pessoal para limpeza com salários de R$ 1 mil a R$ 1,4 mil