Menu
Busca sábado, 25 de janeiro de 2020
(67) 9860-3221
MÉTODO SUPERA

Como combater o nervosismo e a ansiedade ao falar em público

20 agosto 2019 - 13h05Por Da Redação

Falar em público parece uma tarefa difícil e só de pensar nesta possibilidade, muitos já sentem a ansiedade e o nervosismo à flor da pele. A reação é mais comum do que parece e lidar com essa característica antes que ela se torne um problema pode ser uma tarefa simples.

 Nosso cérebro pode ser condicionado, após treinamento, para que sejamos capazes de executar diversos tipos de tarefa que jamais imaginaríamos dominar.

Perder o medo de falar em público consiste em seguirmos diversos passos até que o ato de estar diante de uma multidão para um discurso não seja mais algo assustador.

Separamos algumas dicas para que você consiga diminuir a ansiedade, combater o nervosismo e melhorar seu desempenho ao falar em público!

O primeiro passo para conseguir obter êxito ao falar em público é lidar com a ansiedade. Mãos suando, pernas trêmulas, coração palpitando e mente confusa são claros sinais de que a pessoa que está prestes a falar para uma multidão está ansiosa.

O medo é fisiológico, ou seja, trata-se de uma reação natural do corpo para nos livrar do perigo. Portanto, para que a ansiedade não chegue bem no momento de falar em público, basta incorporar o pensamento de que tudo vai ficar bem.

Falando parece ser fácil, mas na prática exige muito preparo. Até que o seu cérebro esteja confiante de que falar em público não representa um perigo e, portanto, não há razão para medo e ansiedade, é preciso seguir alguns passos e praticar algumas vezes.

Confira o que pode ser feito:

Domine o assunto a ser apresentado

Torne-se um expert no assunto que será apresentado antes de subir ao palco. Leia, tire dúvidas, memorize conceitos e, se necessário, faça uma imersão antes de falar sobre qualquer coisa.

Desta forma, você vai falar sobre algo que já conhece e não terá motivos para temer gagueiras, apagões de memória ou falta de conhecimento. Assim, seu cérebro vai te ajudar a ficar mais confortável.

Técnicas para guiar o discurso

Utilize técnicas para guiar o seu discurso. Por mais que você já vai dominar o assunto em questão, será preciso criar uma linha de raciocínio com começo, meio e fim.

Para evitar que você se esqueça do que vai falar, é recomendado levar slides, anotações, tópicos ou imagens para auxiliar tanto na visualização e compreensão por parte do público quanto sua memória, para que, se algo for esquecido, você consiga lembrar rapidamente.

Exercite a respiração

Após o preparo estar completamente finalizado para falar em público, basta relaxar um pouco e começar o processo de convencimento de que você pode fazer isso. Dizer a si mesmo que você é capaz já é um bom começo.

Utilizar técnicas de respiração também é uma forma de manter a calma. Sentar-se em uma posição confortável, inspirar lentamente contando até cinco e expirar contando até seis é uma das maneiras mais recomendadas para relaxar, repetindo este padrão por cerca de 20 minutos.

Sorrir e descontrair antes de falar em público é outra técnica de relaxamento eficaz. Encontre pessoas que você ama, leia ou veja algo engraçado e sorria. O sorriso libera endorfina, para que você consiga manter a calma e sentir prazer ao executar uma tarefa que antes lhe parecia difícil.

O inesperado pode acontecer

Ao seguir todas as dicas de preparo do cérebro para falar em público, o inesperado pode acontecer. Você vai sentir cada vez mais confiança e enfrentar uma grande multidão não será mais um problema.

Contudo, se ainda não sentir segurança, comece com plateias melhores e tenha em mente que o céu é o limite. Sua mente comanda o seu corpo, mas você pode controlar a sua mente!

Para saber mais, acesse www.metodosupera.com.br 

Solicite uma aula grátis, acesse https://metodosupera.com.br/aula-gratis-ads/

Supera Dourados - Avenida Hayel Bon Faker, 3.425 - (67) 3032-3535 (WhatsApp) (67) 9 9699-3535

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRÁFICO DE DROGAS
Cocaína apreendida em Ponta Porã seria levada para Brasília
BRASIL
Vale considerava 7 barragens mais críticas que a de Brumadinho
DOURADOS
Após quatro dias, homem procura polícia para registrar roubo de bicicleta
INVESTIGAÇÃO
Populares encontram corpo com sinais de espancamento na Capital
REGIÃO
DOF intercepta comboio com produtos contrabandeados
PARQUÍMETRO
Lei isenta grávidas de pagar estacionamento rotativo em Dourados
MS
Homem é acusado de colocar sedativo no leite para abusar de enteada
PROJETOS
Agepen anuncia R$ 2 milhões para ressocialização de presos em Dourados e na capital
DOURADOS
Designação para escolas e Ceim’s acontece neste sábado
TRAGÉDIA
Demanda por atendimento em saúde mental em Brumadinho cresce 400%

Mais Lidas

TRAGÉDIA
Pai e filha moradores de Dourados morrem em acidente no Paraná
DOAÇÃO
Órgãos captados em Dourados vão salvar vidas em três Estados
TRÁFICO
‘Espaço de lazer’ em Dourados era usado para guardar drogas e abrigar fugitivos
DOURADOS
Assassinato na Vila Rosa aconteceu por ciúmes durante manutenção em porta