Menu
Busca sábado, 22 de fevereiro de 2020
(67) 9860-3221

Comitê da Setas entrega documentos aos indígenas de Dourados

16 junho 2011 - 09h15

O Comitê Gestor Estadual para Erradicação do Sub-Registro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica (CEESRAD/MS), vinculado à Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) realiza no próximo sábado e domingo (18 e 19), à partir das 8 horas, no município de Dourados, a entrega dos documentos aos indígenas das aldeias Bororó e Jaguapirú.

Com a presença da ministra dos Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes e da secretária de Trabalho e Assistência Social, Tania Mara Garib, a ação dentro do projeto conhecido como “Cidadania, Direitos de Todos” vai entregar os documentos dos índios que foram cadastrados pelo Comitê em ação realizada no mês de abril.

Neste período, foram feitos 8.559 atendimentos e destes, 7.725 não tinham sequer registro civil de nascimento. Os índios foram devidamente cadastrados e identificados para o acesso aos documentos básicos, como direito de todo cidadão.

Nesta ação serão entregues os registros civis solicitados e também serão emitidos 1.714 CPFs, 892 Carteiras de Trabalho e 600 RGs, além dos 500 atendimentos que serão realizados para retificação de documentos pela Defensoria Pública, Ministério Público Estadual e do Fórum da comarca de Dourados.

O projeto promove a entrega de documentação em parceria com a Prefeitura Municipal de Dourados, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além de todos os órgãos que compõem o Comitê. Ação semelhante foi realizada pelo Comitê, nos dias 3 e 4 de junho, no município de Ponta Porã, onde os parceiros estiveram mobilizados para que todos os indígenas cadastrados e que fossem brasileiros, recebessem pelo menos um documento civil.

###Comitê

Compõem o Comitê a Defensoria Pública Estadual (DPE), Tribunal de Justiça/Corregedoria de Justiça, Receita Federal, Secretaria de Estado de Educação (SED), Secretária de Estado de Saúde (SES), Fundação do Trabalho (Funtrab), Assembléia Legislativa, Coordenadoria da Mulher, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Comando Militar do Oeste, Associação dos Cartorários e Registradores de MS (Anoreg), Marinha do Brasil, Polícia Militar Ambiental (PMA), Coordenadoria de Políticas da Promoção da Igualdade Racial (CPPIR), Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Fundação Nacional do Índio (Funai), Ministério Público Estadual (MPE), Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra) e Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOAÇÃO DE SANGUE
Confira o cronograma do Hemosul para atendimento de carnaval
INTERNACIONAL
China já tem mais de 2.300 casos do novo coronavírus
TJMS
Expediente no Judiciário retorna apenas na quinta-feira
CAMPO GRANDE
Justiça manda município reformar escola rural pioneira
CAMPO GRANDE
Bandidos invadem condomínio de luxo e levam joias, dinheiro e armas
CAMPEONATO CARIOCA
Flamengo e Boavista decidem primeiro turno neste sábado
SEGURANÇA PÚBLICA
Operação Fronteira Segura é deflagrada no Sul do Estado
CORUMBÁ
Homem morre ao ser esfaqueado e assassino é preso
GAUCHÃO
Grêmio encara decisão contra o Caxias
DESACATO
Filha de vereador é presa após xingar policiais em blitz

Mais Lidas

DOURADOS
Mulher ameaça se jogar de torre no Jardim Guaicurus
DOURADOS
Fechamento e promoções levam multidão a fazer fila em hipermercado
DOURADOS
Após negociação, mulher é resgatada de torre no Guaicurus
DOURADOS
Bombeiro usou técnica de rapel para resgatar mulher em torre