Menu
Busca segunda, 10 de dezembro de 2018
(67) 9860-3221
DOURADOS

Comemoração do Dia das Crianças diverte pequenos pacientes internados

11 outubro 2017 - 18h13Por Da Redação

Como já é tradição na semana do Dia das Crianças, os pequenos pacientes internados no Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) ganharam, na terça-feira (10), uma tarde de programação especial. A ação, realizada todos os anos por colaboradores e voluntários externos, ganha cada vez mais participantes que deixam de lado suas rotinas para proporcionar momentos de alívio e divertimento a crianças e suas famílias.

Cerca de 30 pacientes pediátricos participaram da festa, saindo um pouco do dia a dia hospitalar, porém sob a supervisão da equipe de Enfermagem, respeitando a orientação médica e a condição de cada um. As atividades, realizadas no solário da Enfermaria Pediátrica especialmente decorado, incluíram brincadeiras, apresentações culturais, lanche e entrega de presentes.

As crianças puderam se divertir na piscina de bolinhas e na cama elástica e quem aceitou, recebeu uma descontraída pintura facial feita pela voluntária Joselene Alves. A animação ficou por conta do grupo Semeadores da Alegria e do pessoal d’O Quintal – Espaço de Leitura, que contaram histórias e apresentaram teatro de fantoches.

Os presentes entregues aos pacientes foram resultado de duas ações entre amigos, uma organizada pela voluntária Ligiane Pavin e a outra por funcionários da Usina São Fernando, que, durante a festa, também ofereceram arte em balões. Além de brinquedos, ainda foram doados fraldas descartáveis, produtos de higiene pessoal.  

Além dos trabalhadores, acadêmicos e residentes do HU-UFGD e dos grupos e voluntários citados, colaboraram com a realização da festa o Centro de Zoonoses de Dourados, que emprestou e instalou tendas no solário da Pediatria, a Panificadora Pãozão, a Capelania Hospitalar e a Pastoral Hospitalar, da Igreja Católica.

Psicologia divertida

Antecipando as comemorações do Dia das Crianças, alguns pacientes pediátricos do HU-UFGD receberam, na noite da última quinta-feira (5), a visita de super-heróis, princesas, fadas, bailarinas, bonecas e outros personagens infantis. É que os integrantes do estágio em Psicologia Hospitalar da Unigran dedicaram as atividades que realizam todas as quintas-feiras no hospital a proporcionar algumas horas diferentes às crianças internadas.

Houve contação de histórias, apresentação de balé, de teatro e dos personagens, interpretados pelos acadêmicos. Os pequenos pacientes também ganharam brinquedos – sendo alguns deles confeccionados pelo grupo com materiais recicláveis –, gibis, livros infantis e kits para desenho, com bloquinhos e giz de cera. Mas o maior sucesso entre as crianças foi a decoração do hospital com totens de princesas e super-heróis, doados pela loja Riachuelo.

“A ideia das brincadeiras e brinquedos no ambiente hospitalar é aliviar o sofrimento, a dor, os medos e fantasias da doença, dos procedimentos e tratamentos, possibilitando outros olhares sobre o processo do adoecimento. O hospital não precisa ser um lugar chato. Pode e deve ter espaço para brincar, para permitir às crianças e acompanhantes vivenciar a realidade do dia a dia, fora do contexto da internação”, esclarece a professora e supervisora de ensino superior, Bruna Paes de Barros.

O estágio em Psicologia Hospitalar da Unigran é realizado no HU-UFGD há cerca de sete anos e visa o acolhimento hospitalar, para pacientes, acompanhantes e familiares, de acordo com o que preconiza a política de humanização. São atendidos adultos e crianças com atividades diversas, além de encaminhamento e orientações para serviços de Psicologia na rede de assistência pública e assistencial gratuita, quando necessário.

Deixe seu Comentário

Leia Também

IMPRENSA
Sindicato dos Jornalistas da Grande Dourados completa 29 anos de luta
CORUMBÁ
Homem perde perna e braço após ser atropelado por trem
DOCUMENTO
Carteira de Motorista com chip é adiada para o final de 2022
EDUCAÇÃO
Inscrições para o Vestibular indígena Teko Arandu começam nesta segunda
FACILIDADE
Pedidos de indenização do DPVAT podem ser feitos por smartphone
BRASIL
Em diplomação, Bolsonaro pede confiança daqueles que não votaram nele
POLÍCIA
Dados da Sejusp apontam redução da criminalidade em MS neste ano
ECONOMIA
Dólar fecha em alta e sobe a R$ 3,92, com temores de desaceleração global
DINHEIRO PÚBLICO
Decreto torna mais rígida a tramitação de processos de licitação em Dourados
PANTANAL
Pedágio na ponte sobre o rio Paraguai é reajustado

Mais Lidas

VIOLÊNCIA
Idosa é espancada, esfaqueada e vai parar na UTI após assalto em Dourados
DOURADOS
Criança morre no HV três dias após ser atropelada na Cachoeirinha
DOURADOS
Dupla é presa por tráfico de drogas na Vila Mariana
INVESTIGAÇÃO
Brasileira desaparecida na Austrália é encontrada morta em praia