Menu
Busca terça, 23 de abril de 2019
(67) 9860-3221

Comed debate Bullyng e Ensino de Música em Dourados

14 junho 2011 - 07h37

O Comed (Conselho Municipal de Educação) de Dourados, órgão normatizador do Sistema Educacional do Município, estará promovendo, na próxima sexta-feira, dia 17 de junho, a partir das 8 horas, na Câmara Municipal, o seminário Diversidade e Bulying: Aspectos Psicológico e Legais e o Ensino da Música na Educação Básica.

O evento, no período matutino, contará com a participação da profª mesc. Rosemeire Pereira Souza Martins, Psicóloga Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior. Mestre em Ciência da Saúde pela UnB, que estará abordando os aspectos psicológicos, e, o advogado Upiran Jorge Gonçalves da Silva que foi Promotor de Justiça exerceu suas atividades em todas as áreas de atuação do Ministério Público Estadual, inclusive Eleitoral e da Infância e da Juventude, e estará expondo os aspectos legais de como os educadores podem conter o bullyng, e também sobre o ECA, Estatuto da criança e Adolescente.

A violência escolar é uma ameaça às crianças. Bullying é uma palavra inglesa que significa intimidação. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

“A escola é um espaço público para a convivência fora da vida privada, íntima, familiar. Ao nos capacitarmos para a convivência participativa na escola, participamos de um processo de aprendizagem que também nos ensina como participar do restante da vida social. Ao tratar da diversidade humana na escola podemos ter como parâmetro a necessidade de reconhecimento que caracteriza os seres humanos. Infelizmente, é uma palavra que está em moda devido aos inúmeros casos de perseguição e agressões que se estão detectando nas escolas e é uma das formas de violência que mais cresce no mundo.”

No período vespertino, a discussão será em torno da Lei 11.769, pois, agora é lei. Todas as escolas públicas e particulares do país deverão oferecer aulas de música a seus alunos. E essa obrigatoriedade está incluída na LDB lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o art. 26 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar acrescido do seguinte § 6o: A música deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular, ou seja, não se trata de criar uma disciplina de música, Para abordar esse tema teremos a professora, Ana Lúcia Gaborim, Mestre em Música (área de pesquisa: Educação Musical), Bacharela em Composição e Regência pela UNESP e Técnica em Piano Clássico. Atualmente é professora efetiva do Curso de Licenciatura em Música da UFMS, nas áreas de Canto Coral, Regência e Prática de Ensino.

Educação musical é a educação que oportuniza ao indivíduo o acesso à música enquanto arte, linguagem e conhecimento. A educação musical, assim como a educação geral e plena do indivíduo, acontece assistematicamente na sociedade, por meio, principalmente, da escola ou em outras instituições de ensino. A lei não prevê a qualificação específica dos professores, como uma disciplina exige, O documento diz que "esta exigência vai além da definição de uma diretriz curricular e estabelece, sem precedentes, uma formação específica para a transferência de um conteúdo. Os sistemas de ensino tiveram três anos letivos para se adaptar às exigências estabelecidas na nova lei.

“Os municípios devem se organizar, a educação é também um processo social do qual participamos enquanto realizamos uma opção entre diferentes valores e objetivos a serem alcançados. Uma educação democrática é aquela em que todos os envolvidos podem participar na definição dos rumos da educação, e não só os dirigentes, professores, alunos e técnicos. retrata a Presidente do COMED, Marlene Ribeiro.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do endereço eletrônico: comeddourados@hotmail.com, ou informações no 3411-7651.

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRÊS LAGOAS
Confirmado segundo caso de gripe H1N1 em Mato Grosso do Sul
UEMS
Engenharia Ambiental e Sanitária faz questionário à população douradense
JUDICIÁRIO
TJ/MS terá horário de funcionamento invertido nesta quarta-feira
MEIO AMBIENTE
Ambiental apreende 1.250 metros de redes e liberta 25 kg de peixes
ELEIÇÕES
TRE/MS volta atrás e diz que população escolherá novo prefeito de Miranda
POLÍTICA
Governadores irão ao Congresso discutir Plano Mansueto, Fundeb e Lei Kandir
COMBUSTÍVEIS
Petrobras volta a subir preço da gasolina nas refinarias após 18 dias
INOCENTE
Defesa do ex-presidente Lula diz que vai recorrer para garantir absolvição
ECONOMIA
Dólar fecha em queda, de olho na votação da reforma da Previdência na CCJ
MS
Congresso Holístico Internacional em Bonito é aberto a profissionais e interessados no tema

Mais Lidas

DOURADOS
Homem é preso após oferecer cocaína a policiais militares
DOURADOS
Motociclista morre ao bater na traseira de carreta no Terra Roxa
RIO BRILHANTE
Vídeo mostra acidente que matou ex-jogador do Águia Negra
DOURADOS
Homem encontrado morto no rio Dourados foi deixado no local pelo sobrinho no sábado