Menu
Busca sábado, 19 de janeiro de 2019
(67) 9860-3221
DOURADOS

Com o enfoque na saúde do trabalhador, taxistas de Dourados recebem atendimentos

Cursos da Saúde da Unigran participam de ação em parceria com o Sest/Senat

12 junho 2018 - 10h59Por Da redação

Em parceria com o Serviço Social do Transporte – Sest – e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – Senat, os acadêmicos de Nutrição, Enfermagem e Biomedicina da Unigran participaram do Projeto ‘Transportando Saúde nas Cidades – Orientações e Cuidados – Fase Táxi e Moto Táxi’. A ação, dirigida aos profissionais do trânsito, contou com orientações sobre a saúde do homem, hipertensão, diabetes, câncer de próstata e DST, além de atendimentos como alimentação saudável, IMC, dobras cutâneas, circunferência da cintura, teste de glicemia e aferição de pressão arterial, além de palestra sobre depressão e ansiedade. 

É a terceira edição que os cursos da Saúde participam desta atividade. O evento, que aconteceu no Sindicato dos Taxistas de Dourados, teve como finalidade realizar avaliação de saúde e promover orientação aos taxistas sobre cuidados com a saúde. Os participantes contaram ainda com assistências odontológica, fisioterápica e psicológica, promovidas por profissionais do Sest/Senat.

Conforme Suely Araújo da Silva, coordenadora de Administração e Finanças do Sest/Senat de Dourados, a meta foi atender 50 taxistas que, após os exames e orientações, receberam um kit e lanche natural. “O principal objetivo é a prevenção. Sabemos que o pessoal do transporte não tem tempo para parar e cuidar da saúde, então reservamos este dia e espaço para chamar atenção deles para prevenção à saúde e melhora da qualidade de vida”, destaca.

O taxista José Elias dos Santos tem 60 anos e há 11 trabalha no ramo. Ele participou de todas as avaliações e exames rápidos. “Minha saúde está boa, só a pressão que está um pouco alta. A alimentação também está boa. Gostei muito de participar dessa atividade, são orientações que vão me ajudar bastante no meu dia a dia”, afirma.

Uma das atividades com o grupo de acadêmicos e professores de Enfermagem da UNIGRAN foi a orientação sobre ‘Ansiedade x Depressão’. A professora do curso, Selma Thais Storti Ricci Silveira, menciona que, como os profissionais têm uma longa jornada de trabalho, é comum apresentar sinais e sintomas de estresse.

“É essencial identificar os sintomas. O paciente com sintomas de depressão poderá ter transtorno de humor, fraqueza, angústia, irritabilidade, ansiedade exacerbada, baixa autoestima, insônia, falta de interesse por atividades rotineiras, pensamentos pessimistas e de morte, dificuldade de se concentrar, incapacidade para os prazeres do dia a dia e sensação de impotência”, enumera Selma. Já com relação à ansiedade, a professora cita: inquietação, dificuldade para dormir, tom de voz elevado, cefaleia, micção frequente, taquicardia, entre outros.

“É preciso estar atento, pois às vezes começa com uma ansiedade e isso vai evoluindo, então orientamos alguns pontos para eles identificarem. A prevenção tem que ser primária. Precisamos orientar o paciente desde o início para prevenir, por exemplo, no futuro, uma depressão, uma síndrome do pânico. A depressão é a doença do século. Então essa atividade é importante para prevenção”, enfatiza a professora.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

SHOWBIZZ
Cleo Pires arrasa de topless na praia e comenta o bronze: "torrada na foto"
SATURAÇÃO
Operação reforça abordagens a suspeitos e veículos na fronteira
JORNAL NACIONAL
Coaf aponta que Flávio Bolsonaro recebeu 48 depósitos suspeitos em 1 mês
IVINHEMA
Colisão envolvendo carreta e caminhão deixa motorista ferido
BALANÇA COMERCIAL
Com US$ 102 bi, agronegócio bate recorde de exportação em 2018
NOVA ANDRADINA
Polícia encontra 70 litros de cachaça artesanal com detentos em presídio
DE OLHO NO CÉU
Madrugada da próxima segunda-feira terá eclipse lunar total
CAMPO GRANDE
Ladrões são flagrados roubando telhado de empresa industrial
JUSTIÇA
Dois são condenados por falsificar documento para obter CNH
DE GRAÇA
Estão abertas as inscrições para aula de zumba na UFGD

Mais Lidas

POLÍCIA
Rapaz é preso acusado de realizar ‘disk-droga’ em Dourados
FAKE NEWS
Eleandro Passaia é chamado para depor em caso de morte de jogador Daniel
DOURADOS
Investigado por corrupção, Idenor Machado volta a ser preso
DOURADOS
Polícia não encontra e João Fava Neto é considerado foragido da Justiça