Menu
Busca sábado, 20 de julho de 2019
(67) 9860-3221
ESTAÇÃO SECA E FRIA

Com poucas chances de geada, inverno começa neste domingo

21 junho 2015 - 07h46

Neste domingo (21), às 12:38h, começa oficialmente o inverno. O início da estação deve ser seca em Mato Grosso do Sul e a baixa possibilidade de geadas se dará por conta da presença do fenômeno El Niño na região.

De acordo com o informado pelo Cemtec MS (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e de Recursos Hídricos), o fenômeno que causa o aquecimento fora do normal das águas superficiais e sub-superficiais do Oceano Pacífico Equatorial impedirá que a geada chegue.

“O regime de precipitação fica basicamente controlado pelo avanço das frentes frias, vindas do sul do continente, e é mais frequente a invasão de massas polares, que provocam quedas bruscas nas temperaturas, assim como os menores valores absolutos do ano, por vezes, levando à formação de geadas. Entretanto, devido a presença de fenômeno El Niño haverá pouco ou nenhum episódio de geada em Mato Grosso do Sul”, informou o centro em nota.

A previsão é que as chuvas ocorram com pouca frequência neste início de estação. Segundo o site Clima Tempo “não são esperados grandes volumes de chuva para o Centro-Oeste”.

Quem não aprecia o frio intenso, comemora o fato de a estação ter pouca previsão de geada. É o caso da estudante Sabrina Elen Cardoso, 20, que afirma não gostar dos dias mais gelados por não se sentir confortável para sair de casa.

“É complicado não dá vontade de fazer nada e para ir a qualquer lugar temos que estar bem agasalhados o que eu não gosto, torço para que o calor volte logo”, comentou.

Já o comerciante João Batista dos Santos, 49, conta que aprecia os dias frios e procura curtir as coisas boas da estação. Para ele, o período serve para se deliciar nos caldos e também no chimarrão.

“Cada época tem seu charme e no frio é gostoso aproveitar os pratos quentes, o nosso pucheiro é um deles. Outra coisa que não dispenso é o chimarrão, no inverno é muito bom”, ressaltou.

Como é comum na região, o inverno deve trazer nas entradas de frentes frias a ocorrência de nevoeiros em especial no sul do Estado, nas cidade de Amambai, Ponta Porã, Itaquiraí, Ivinhema, Sete Quedas e Dourados.

A estação chegará ao fim no dia 23 de setembro de 2015, para dar lugar a primavera.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL
Já estão em vigor as novas regras do frete mínimo para caminhoneiros
FLAGRANTE
Ambiental apreende barco e redes com paulistas no rio Sucuriú
DOURADOS
Após reunião com lideranças, Câmara suspende audiência sobre extinção de cargos indígenas
IMUNIZAÇÃO
Campanha imunizou mais de 11 mil presos contra a gripe em MS
BRASILEIRÃO
Três jogos encerram rodada da Série B neste sábado
TRÂNSITO
Mulher morre após acidente entre carro e moto
BRASILEIRÃO
Vasco vira diante do Fluminense e volta a vencer no campeonato
DOURADOS
Bancada de MS terá que "brigar em Brasília" para garantir hospital da mulher e da criança
INTERNACIONAL
Trump diz que ajuda a resolver questão entre a Coreia do Sul e o Japão
SAÚDE PÚBLICA
Julho Amarelo terá ações sobre IST e hepatites virais em Dourados

Mais Lidas

DOURADOS
Homem é baleado com quatro tiros no Estrela Verá
DOURADOS
AGORA: Homem é baleado no Estrela Verá
HOMICÍDIO
Jovem é assassinado com tiro de 9mm em Itaporã
INVESTIGAÇÕES
Preso no RJ, suspeito de planejar morte de “chefão da fronteira” é acusado de lavagem de dinheiro em MS