Menu
Busca terça, 20 de novembro de 2018
(67) 9860-3221
ESTAÇÃO SECA E FRIA

Com poucas chances de geada, inverno começa neste domingo

21 junho 2015 - 07h46

Neste domingo (21), às 12:38h, começa oficialmente o inverno. O início da estação deve ser seca em Mato Grosso do Sul e a baixa possibilidade de geadas se dará por conta da presença do fenômeno El Niño na região.

De acordo com o informado pelo Cemtec MS (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e de Recursos Hídricos), o fenômeno que causa o aquecimento fora do normal das águas superficiais e sub-superficiais do Oceano Pacífico Equatorial impedirá que a geada chegue.

“O regime de precipitação fica basicamente controlado pelo avanço das frentes frias, vindas do sul do continente, e é mais frequente a invasão de massas polares, que provocam quedas bruscas nas temperaturas, assim como os menores valores absolutos do ano, por vezes, levando à formação de geadas. Entretanto, devido a presença de fenômeno El Niño haverá pouco ou nenhum episódio de geada em Mato Grosso do Sul”, informou o centro em nota.

A previsão é que as chuvas ocorram com pouca frequência neste início de estação. Segundo o site Clima Tempo “não são esperados grandes volumes de chuva para o Centro-Oeste”.

Quem não aprecia o frio intenso, comemora o fato de a estação ter pouca previsão de geada. É o caso da estudante Sabrina Elen Cardoso, 20, que afirma não gostar dos dias mais gelados por não se sentir confortável para sair de casa.

“É complicado não dá vontade de fazer nada e para ir a qualquer lugar temos que estar bem agasalhados o que eu não gosto, torço para que o calor volte logo”, comentou.

Já o comerciante João Batista dos Santos, 49, conta que aprecia os dias frios e procura curtir as coisas boas da estação. Para ele, o período serve para se deliciar nos caldos e também no chimarrão.

“Cada época tem seu charme e no frio é gostoso aproveitar os pratos quentes, o nosso pucheiro é um deles. Outra coisa que não dispenso é o chimarrão, no inverno é muito bom”, ressaltou.

Como é comum na região, o inverno deve trazer nas entradas de frentes frias a ocorrência de nevoeiros em especial no sul do Estado, nas cidade de Amambai, Ponta Porã, Itaquiraí, Ivinhema, Sete Quedas e Dourados.

A estação chegará ao fim no dia 23 de setembro de 2015, para dar lugar a primavera.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SHOWBIZ
Ana Morais, caçula de Glória Pires aproveita o feriado na piscina
POLÍTICA
Senado aprova aumento de multa para quem desistir de imóvel na planta
DESCAMINHO
PRF prende dupla transportando 6,4 mil maços de cigarros na BR-163
OAB MS
Mansour Karmouche é reeleito para comando da OAB/MS
FUTEBOL
Santos deve manter Dodô e pode perder Vanderlei para o Flamengo
ELEIÇÕES
Alexandre Mantovani é eleito presidente da OAB em Dourados
IVINHEMA
Mulher morre após sofrer queda de motocicleta em estrada vicinal
POLÍTICA
Governadores do Nordeste fecham agenda única para levar a Bolsonaro
DOURADOS
UEMS realiza simpósio e comemora 10 anos de Educação a Distância
PESQUISA
Relatório inédito prova que ondas de celulares causam câncer em ratos

Mais Lidas

DOURADOS
Antes de ser assassinado, homem passou por ‘tribunal do crime’
BORORÓ
Adolescente morre ao tocar em cerca elétrica em Dourados
DOIS MESES DEPOIS
Acusados de matar rapaz em Dourados serão apresentados hoje
MARCELO PILOTO
Traficante brasileiro é expulso do Paraguai após matar mulher em cela