Menu
Busca sábado, 22 de fevereiro de 2020
(67) 9860-3221
LAZER

Circuito Cultural de Dourados começa hoje no Teatro Municipal

16 setembro 2019 - 19h20Por Da redação

Terá início nesta segunda-feira, dia 16 de setembro, às 19h30, no Teatro Municipal de Dourados, o Circuito Cultural, uma iniciativa do Fórum Permanente de Cultura de Dourados e que conta com o apoio da Secretarial Municipal de Cultura e subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Serão quatro encontros, nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro.

O Circuito tem como objetivos, discutir a arte como ato de amor e como fonte de subsistência e trabalho, como geradora de renda e parte do processo econômico do município; promover ações que reaproximem os realizadores culturais da cidade e oportunizem sua organização nas setoriais de área cultural; e apresentar à sociedade douradense e às autoridades, a diversidade de eventos culturais, escolas, grupos de teatro, grupos de dança, espaços culturais, artesãos, ilustradores e demais atividades independentes de cunho artístico e cultural inseridas no campo mercadológico na cidade.

Cada encontro terá um tema e ações diferentes. Em setembro (16), o 1º Encontro, uma Mesa Redonda, vai debater o tema “Onde tem cultura em Dourados”. Para outubro, o tema escolhido é “Como produzir cultura?”. Serão realizadas oficinas e levantamento das demandas dos setores culturais.

No mês de novembro, o 3º Encontro será a “Conferência Pública de Cultura”, para apresentação das demandas colhidas nas oficinas, para todos os setores culturais. Por fim, em dezembro, o 4º Encontro será a “Audiência Pública de Cultura”, para apresentação de planos de ações para que as demandas sejam atendidas.

ONDE TEM CULTURA

O primeiro encontro do ciclo, nesta segunda (16), com o tema “Onde tem cultura em Dourados”, tem o intuito de iniciar a discussão com um diagnóstico de quais caminhos têm sido percorridos para se fazer e fomentar cultura; de qual tem sido a contribuição do poder público por meio de editais e da estruturação institucional cultural, tal como a Secretaria Municipal de Cultura e o Fundo Municipal de Cultura e de qual aderência Dourados tem ao Sistema Nacional de Cultura. No decorrer das apresentações, as conversas se aprofundarão para contemplar a situação dos diferentes setores culturais: Artes Visuais, Artes Cênicas, Audiovisual, Cultura Indígena, Música, Literatura.

Para que os temas possam ser discutidos, haverá uma Mesa Redonda em que estarão representantes da arte douradense, da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação de Cultura do Estado.

A Mesa será composta pelo mediador, Vito Comar (secretário executivo do Fórum Permanente de Cultura de Dourados), Graciela Chamorro (musicista e produtora cultural), João Rocha (ator e produtor cultural), Thiago Rotta (ator e produtor audiovisual), Fernanda Ebling (editora literária e musicista), Clarindo Cleber Gimenes (secretário de Cultura de Dourados) e representante da Fundação de Cultura do Estado do Mato Grosso do Sul.

A inscrição deve ser feita no link https://forms.gle/fKDhpEbXbPPCDncy8 ,  e os certificados serão enviados para o e-mail cadastrado no final do circuito.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

INTERNACIONAL
China já tem mais de 2.300 casos do novo coronavírus
TJMS
Expediente no Judiciário retorna apenas na quinta-feira
CAMPO GRANDE
Justiça manda município reformar escola rural pioneira
CAMPO GRANDE
Bandidos invadem condomínio de luxo e levam joias, dinheiro e armas
CAMPEONATO CARIOCA
Flamengo e Boavista decidem primeiro turno neste sábado
SEGURANÇA PÚBLICA
Operação Fronteira Segura é deflagrada no Sul do Estado
CORUMBÁ
Homem morre ao ser esfaqueado e assassino é preso
GAUCHÃO
Grêmio encara decisão contra o Caxias
DESACATO
Filha de vereador é presa após xingar policiais em blitz
BR-262
Pescadores liberam rodovia após quase 4h de protesto

Mais Lidas

DOURADOS
Mulher ameaça se jogar de torre no Jardim Guaicurus
DOURADOS
Fechamento e promoções levam multidão a fazer fila em hipermercado
DOURADOS
Após negociação, mulher é resgatada de torre no Guaicurus
DOURADOS
Bombeiro usou técnica de rapel para resgatar mulher em torre