Menu
Busca quarta, 29 de janeiro de 2020
(67) 9860-3221

Ciências Exatas e da Terra impulsionam o mercado de trabalho atual

30 novembro 2012 - 10h08



Na base da formação teórica, a Matemática. Mas as Ciências Exatas e da Terra necessitam de interface com outros saberes e uma boa dose de criatividade. Na UNIGRAN, os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Ciência da Computação e Agronomia, integram esta área que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho e assim, requer profissionais qualificados.

Falando no assunto, se você quer ser um profissional que projete, gerencie e execute obras como casas, edifícios, entre outras, o curso que você deve fazer é Engenharia Civil. Segundo o coordenador, Luiz Henrique Moreira de Carvalho, “primeiro, tem que gostar de duas disciplinas: matemática e física. Quem tem a facilidade com os números, tem que aproveitar. Há uma falta de engenheiros. Hoje o acadêmico vai chegar no quarto, quinto ano e já vai estar empregado. O diferencial da UNIGRAN é o material de ponta nos laboratórios que estamos montando”.

Outro curso da área é Arquitetura e Urbanismo. Criatividade é um dos pré-requisitos, e claro, ter muito bom gosto. O arquiteto deve saber muito sobre teoria, mas a prática é fundamental para esta carreira, “as práticas dentro da faculdade, nas disciplinas, procuram ensinar o que a prática do mercado está exigindo, dentro dos escritórios, dentro das obras, leitura de projetos, desenvolvimento de projetos, a parte burocrática de aprovação de projetos. A prática é muito ligada ao curso”, afirma o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Márcio Melo.

Esta prática ajuda os acadêmicos a estarem mais preparados para o mercado de trabalho, assim conseguindo empregos e estágios com mais facilidade. O aluno do 10º semestre de Arquitetura e Urbanismo, Felipe do Amaral Pereira, comenta que escolheu o curso “pela facilidade de conseguir empregos relacionados à área, estágios enquanto se está na faculdade, aproveitando esta prática que a faculdade dá para gente, nós já colocamos em prática fora, nos escritórios”.

O curso de Ciência da Computação pertence a uma das áreas que têm obtido o maior crescimento nos últimos anos. “Estamos vivendo em um mundo inteiramente globalizado onde a tecnologia da informação está cada vez mais presente na vida das pessoas. A ciência vem evoluindo no propósito de prover facilidades e, consequentemente, tem mudado o comportamento da sociedade. Hoje em todos os segmentos, como trabalho, transporte, comunicação, lazer entre outros, a informatização está presente. Com isso, a procura por profissionais da área da computação tem crescido sempre acima da expectativa”, garante o coordenador, Marcos Alves Mariano.

Nas Ciências da Terra está o curso de Agronomia. Raquél Bonacina, coordenadora do curso na UNIGRAN afirma que “o Brasil como um todo vive um momento muito positivo do agronegócio e o engenheiro agrônomo tem muito para contribuir para manter esta estabilidade ou até para a melhoria desse setor. Outras contribuições são quanto à produção de alimentos e abertura de novas áreas agrícolas”.

Segundo a professora, esta “é uma profissão não só do futuro, mas da atualidade, que nunca saiu de moda, sempre teve área de atuação para os bons profissionais. A UNIGRAN além de excelente infraestrutura, sempre faz a conciliação da teoria com a prática para colocar um egresso cada vez mais qualificado no mercado de trabalho e sempre de olho nas inovações tecnológicas que vão acontecendo. Porque é uma área muito dinâmica”.

Antônio Fernando Teles Rodrigues, 8º semestre de Agronomia, conta que fazer este curso é uma realização pessoal. “Eu quis aprender a área agrícola para poder ajudar no desenvolvimento tanto do estado, quanto do país, no sentido de produzir alimentos de qualidade, que possam abranger tecnologias para pequenos e grandes agricultores. Aqui na UNIGRAN é importante destacar a relação que o aluno tem com o professor, a estrutura que nós temos, mesmo sendo um curso novo. Eu cresci bastante do terceiro ano para cá, a gente começa a se envolver com projetos, produtores, pesquisadores, então, isso é um diferencial”.

Vestibular 2013

Para quem deseja ingressar nesta faculdade, a UNIGRAN está com inscrições abertas para o Vestibular 2013, confira as informações no site www.unigran.br. As provas serão realizadas neste sábado, dia 1º de dezembro. Faça já sua inscrição!

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAPITAL
Jovem de 23 anos morre em acidente de motocicleta em Campo Grande
SAÚDE
Ministério da Agricultura identifica mais 10 lotes de cerveja contaminada
CAMPO GRANDE
Após 4 horas, suspeito de roubar caminhonete é preso em matagal
ESPORTE
Corrida de rua abre inscrições para prova com percurso de 30 km
CHAPADÃO DO SUL
Suspeita de matar menina de 13 anos é transferida para Capital
ECONOMIA
Dispensa de alvará beneficiará 10,3 milhões de empresas de baixo risco
CHAPADÃO DO SUL
Homem é preso com pornografia infantil, paga fiança e é solto
DOURADOS
Matrículas dos veteranos da UFGD começarão na próxima sexta-feira
TRÊS LAGOAS
Homem furta celular, pede R$ 50 para devolver e acaba preso
ALERTA
Brasil monitora casos suspeitos de coronavírus em MG, RS e PR

Mais Lidas

VÍDEO
Ventania derruba árvores e destelha casas na região sul de Dourados
DOURADOS
Mulher deixa carro com chave na ignição e tem surpresa 15 horas depois
REGIÃO
Condutor de caminhonete é preso após atingir sete veículos estacionados
JARDIM FLÓRIDA
Homem é preso acusado de 'passar a mão' em menina de 11 anos