20/04/2017 15h35

Campanha "Declare o Seu Amor" é lançada pela Semas


Da Redação
 
Campanha foi lançada na presença de várias autoridades. Foto: A. Frota Campanha foi lançada na presença de várias autoridades. Foto: A. Frota

Nesta quinta-feira (20) a Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social) de Dourados lançou a campanha "Declare o Seu Amor" que viabiliza doações para entidades e o poder público por meio da declaração do Imposto de Renda, com atendimento a crianças e adolescentes. O lançamento ocorreu no Plenário da Casa dos Conselhos e contou com autoridades, representantes de instituições e vereadores.

A secretária de Assistência Social, Ledi Ferla, iniciou as explanações sobre a ação inicialmente com prestações de contas referentes a arrecadação da mesma nos anos de 2015 e 2016. A quantia de R$ 958.622,09 está sendo repassada a 13 instituições e para os projetos Progamando o Futuro e Família Acolhedora.

Antes de ser repassado a essas instituições os valores arrecadados vão para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Dourados, que é um instrumento de captação de administração de recursos que se destinam aos projetos que abrangem todas as políticas de atendimento a crianças e adolescentes e são avaliados e aprovados pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).

Nas entidades douradenses, os repasses acontecem tendo em vista investimento em estrutura e em projetos para promover a cidadania infanto-juvenil e contribuindo no enfrentamento às violações de direitos, como: exploração e abuso sexual, trabalho infantil, violência doméstica, situação de risco e situação de abandono.

Ledi Ferla destacou que com a possibilidade da doação de até 3% de pessoa física direto na declaração no mês de março e abril e até 6% pessoa física durante o ano e até 1% pessoa jurídica também durante o ano, a dedução ajuda a reduzir a base de cálculo do IR, diminuindo o valor a pagar ou aumentado as chances de restituição.

Segunda a secretária, em Dourados as doações tem possibilidade de serem maiores e ajudar mais crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

"Nós podemos deixar em Dourados entre todas as pessoas físicas e jurídicas que pagam o imposto de renda a quantia de cerca de R$ 1 mi, isso siginifca uma expectativa melhor, atendimento melhor para essas crianças, projetos novos para garantia dos direitos, combate a violência sexual, trabalho infantil e maus tratos", ressaltou.

Na oportunidade, Zaloar Murat Martins de Souza, juiz da Vara da Infância e Juventude de Dourados, citou que a ação é muito louvável, tendo em vista auxílio a essas instutições que contam com despesas crescentes e poucos recursos disponíveis para se manterem, com foco ainda na importância de que a população se sensibilize com a causa.

O vice-prefeito de Dourados, Marisvaldo Zeuli, representou a prefeita Délia Razuk e destacou que a gestão trabalhará para que as doações aumentem.

"Vamos elaborar uma campanha de conscientização junto a população para aumentar expressivamente esses valores ano a ano para ampliar o trabalho tão importante ao nosso município feito por essas instituições", disse.

Tanto pessoas físicas como pessoas jurídicas podem realizar as doações.

Envie seu Comentário