17/10/2013 17h25

Caminhão do Hospital do Câncer de Barretos chega hoje a Dourados

Atendimento da unidade móvel faz parte da programação do “Dourados Rosa” e começa pelo distrito de Itahum

 

Assecom
 
Pacientes do Hospital do Câncer de Dourados aprenderam técnicas de automaquiagem como parte da programação do Dourados Rosa

Crédito: A. Frota Pacientes do Hospital do Câncer de Dourados aprenderam técnicas de automaquiagem como parte da programação do Dourados Rosa

Crédito: A. Frota

O caminhão do Hospital do Câncer de Barretos chega a Dourados ainda nesta quinta-feira. A unidade móvel de prevenção iniciará as atividades no município a partir desta sexta-feira, às 8h, no distrito de Itahum.

Os serviços prestados com o veículo, equipado para a realização de exames, fazem parte das ações de combate ao câncer de mama realizadas pela Rede Feminina de Combate ao Câncer e prefeitura, como parte da programação do “Dourados Rosa”.

A unidade itinerante conta com seis profissionais do Hospital de Barretos. Além do atendimento multiprofissional, possui equipamentos para a realização de exames preventivos de colo uterino e mamografia digital. A estrutura tem capacidade para realizar 150 exames por dia. Todos foram pré-agendados pelas equipes das unidades básicas de saúde.

“Foi feito um rastreamento das mulheres entre 50 a 69 anos de cada região da cidade em que vai passar o caminhão, conforme os critérios do Ministério da Saúde”, explica Cristiane Kruger, coordenadora do Núcleo de Ações Programáticas da Secretaria de Saúde. Entre as características para a escolha das beneficiadas estão aquelas que não fizeram o exame nos últimos dois anos ou que precisam repeti-los, entre outros.

Entretanto, o secretário de Saúde Sebastião Nogueira lembra que mesmo as mulheres entre 50 e 69 que não foram contatadas para realizar o exame no caminhão podem ir até os locais por onde o veículo vai passar. “As equipes da própria unidade vão fazer exames clínicos da mama e preventivos dessas mulheres e, se for o caso, encaminhar diretamente para o CAM [Centro de Atendimento à Mulher]”.

O secretário lembra que as atividades do CAM serão intensificadas durante o período de permanência do caminhão, para atender esta demanda, inclusive durante o sábado e o domingo. O centro ainda fará o acompanhamento posterior via SUS (Sistema Único de Saúde) das mulheres que forem diagnosticadas com a doença.

A cerimônia oficial de chegada do caminhão será no sábado, dia 19, na unidade básica de saúde da Vila Rosa, que será a segunda localidade a receber o serviço. O caminhão ficará no município por uma semana. O veículo ainda vai passar pelo PAM (dia 20), unidade básica de Vila Vargas (dia 21), Reserva Indígena de Dourados (dia 22), Parque do Lago II (dia 23) e Seleta (dia 24).

“Este caminhão vem somar com os esforços da administração do prefeito Murilo no incentivo ao diagnóstico precoce que estamos levando através da Dourados Rosa”, afirmou Sebastião Nogueira, lembrando que a campanha vem atingindo seus objetivos e conseguindo mobilizar a cidade no combate ao câncer de mama. Além do caminhão, a campanha Dourados Rosa segue com uma série de atividades de prevenção até o dia 31 deste mês.

DOURADOS ROSA

Dentro da programação, foi realizado na noite de quarta-feira um ‘Flash Mob’ no Shopping Avenida Center. Na ocasião também foram entregues panfletos e laços rosas para lembrar a campanha.

Já na manhã desta quinta-feira, equipes da Rede Feminina estiveram no Hospital do Câncer de Dourados para ensinar automaquiagem a pacientes que estão em quimioterapia no local. A atividade visa destacar a importância de a mulher manter a auto-estima durante o tratamento.

Na manhã desta sexta-feira, a automaquiagem será às 08h30 com as pacientes que estão internadas no Hospital Evangélico. Ainda haverá uma ação de conscientização no Cras (Centro de Referência em Assistência Social) Parque do Lago, a partir das 8h.