Menu
Busca sexta, 22 de fevereiro de 2019
(67) 9860-3221
ASSISTÊNCIA SOCIAL

Caminhada em Vila Vargas marca ações sociais de combate ao suicídio

15 setembro 2017 - 12h05

O projeto "Não Jogue com a Vida" desenvolvido pela Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Assistência Social e com parcerias da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e Unigran, segue durante todo o mês de setembro. Na próxima segunda-feira, dia 18 de setembro, haverá uma palestra seguida de caminhada no Cras (Centro de Referência da Assistência Social) de Vila Vargas.

O objetivo das ações do projeto estruturado pela secretária de Assistência Social, Ledi Ferla, a pedido da prefeita Délia Razuk é a prevenção e combate ao suicídio.

A atividade em Vila Vargas terá início às 13h30 e haverá abordagem do tema por Sandro Toledo. Após isso, a caminhada é iniciada em frente ao Cras e segue até a unidade de saúde local.

Marcela Catelã da Silva, coordenadora pedagoga da Semas, cita que o intuito da ação diferenciada é impactar a população sobre o tema.

"Vamos às ruas para levar esse alerta. Pessoas com comportamentos depressivos precisam de ajuda e muitas vezes quem está ao redor não sabe lidar com a situação, é preciso desse debate", diz.

A coordenadora conta que os participantes do Cras e seus familiares levarão faixas e cartazes às ruas. A caminhada é aberta a participação da comunidade e quem preferir também poderá acompanhar de bicicleta.

Ledi Ferla destaca que a ação "é um diálogo fundamental com a sociedade com abordagem aos grupos de risco e com um alcance muito positivo, já que tem abrangido os participantes das nove unidades do Cras que cobrem 20 territórios no município de Dourados".

O projeto já ocorreu no Cras Central e no Cras Indígena e seguirá no mês de setembro com atividades nos Cras Cachoeirinha, Parque do Lago II e Jóquei Clube.

Setembro é o mês que marca a prevenção neste âmbito, pois foi instituído em 2003, o dia 10 deste mês como ‘Dia Mundial de Combate ao Suicídio’.

Segundo dados do CVV (Centro de Valorização da Vida), em média 25 brasileiros se suicidam por dia e de cada 30 pessoas, cinco já pensaram em se matar. No mundo, ocorre um suicídio a cada 40 segundos, totalizando um milhão de mortes por ano, sendo que as tentativas ultrapassam 10 milhões. As mortes tem maior incidência entre homens, embora as tentativas sejam mais do universo feminino.

Deixe seu Comentário

Leia Também

RURAL
Ministério da Agricultura prepara MP que muda inspeção sanitária
UEMS
Palestra sobre meditação será nesta sexta-feira em Dourados
LEÃO
Entrega da declaração do Imposto de Renda 2019 começa dia 7 de março
IGUATEMI
Homem é preso após simular suicídio da namorada que matou enforcada
TEMPO
Sexta-feira de sol com aumento de nebulosidade em Dourados
UAU
Bruna Griphao deixa tanquinho à mostra durante passeio na cachoeira
RORAIMA
Venezuela fecha fronteira com o Brasil no horário determinado por Maduro
BR-060
Perseguição acaba com 3 presos e caminhonete com maconha apreendida
REPASSES
Ministro do STF dá mais um ano para Congresso regulamentar a Lei Kandir
CAPITAL
PM encontra saco com 78 quilos de maconha em terreno baldio

Mais Lidas

OPORTUNIDADE
Prorrogadas inscrições em processo seletivo para contratação de Assistentes de Atividades Educacionais
MAIS UM
Délia exonera secretário de Saúde e adjunta assume o posto
TURISMO
Deputado "mata" trabalho para passar nove dias em peregrinação
AMAMBAI
Homem mata a ex-mulher a facadas na frente dos sete filhos