Menu
Busca quarta, 17 de julho de 2019
(67) 9860-3221

Câmara Municipal faz audiência sobre renais crônicos, dia 5

03 maio 2011 - 14h51

03/05/2011 15h49 - Atualizado em 03/05/2011 15h49

# Câmara Municipal faz audiência sobre renais crônicos, dia 5

Administrador

Atendendo proposição dos vereadores Walter Hora (PPS) e Délia Razuk (PMDB), a Câmara de Dourados vai realizar, no dia 5 de maio, a partir das 18h30, audiência pública com o tema “Renais Crônicos – Direito à Vida”. O evento tem apoio do deputado federal Geraldo Resende, membro da Frente Parlamentar da Saúde.

A audiência tem como objetivo principal discutir a situação dos pacientes renais crônicos da Grande Dourados, que enfrentam a falta de vagas para realizarem hemodiálise. Os organizadores pretendem tirar da audiência, alternativas para a solução do problema, que afeta significativa parcela da população, de Dourados e de municípios da região.

De acordo com o vereador do PPS, a expectativa é de que haja uma participação expressiva de autoridades e lideranças da área de saúde. “Precisamos encontrar uma saída para ajudar o Município de Dourados, que é referência para toda a região, a superar esse problema. Tenho certeza que os participantes terão sugestões que, somadas, poderão ser aproveitadas”, conclama.

Outro ponto a ser explorado será a questão da desativação da Central de Transplantes de Mato Grosso do Sul, fato que vem trazendo grande sofrimento para os doentes renais crônicos que aguardam ansiosamente a doação de um rim e estão impedidos de fazer o transplante.

PROGRAMAÇÃO

Cinco palestras estão previstas na programação da audiência. A primeira, às 18h45, será com o diretor da Clínica do Rim, Odailton Ribeiro dos Santos, que abordará o tema “As opções de tratamento para insuficiência renal crônica”.

Às 19h15, José Feliciano de Paiva, presidente da Renassul (Associação dos Doentes Renais Crônicos e Transplantados de Dourados), falará sobre “A observância aos direitos dos pacientes renais crônicos da Grande Dourados”.

Às 19h25, novamente Odailton Ribeiro dos Santos, da Clínica do Rim, falará sobre “Alternativas à falta de vagas para hemodiálise em Dourados”. Às 19h35, o diretor do Hospital Universitário de Dourados, Wedson Desidério Fernandes, abordará o tema “Hemodiálise e Credenciamento do HU – Propostas e Desafios”.

Às 19h45, a secretária municipal de Saúde, Silvia Bosso, enfocará “Dourados como referência na hemodiálise: compromisso do SUS” e, por último, às 19h55, a secretária estadual de Saúde, Beatriz Dobashi, falará sobre “O gestor estadual e os pacientes renais crônicos da Grande Dourados”.

Após as palestras serão abertos os debates sobre cada um dos temas abordados.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL
Lava Jato diz que decisão de Toffoli impacta investigações
LAGUNA CARAPÃ
Gasolina de Renegade que seria levado ao Paraguai acaba e jovem é preso
OUVIDORIA
TRE-MS implanta novo sistema para registrar reclamações
PROPOSTA
Projeto quer tornar terrenos baldios em hortas em Dourados
EXECUÇÃO
Homem considerado "braço direito" de Liko'i foi morto com 11 tiros
SAÚDE
Quanto tempo é normal ficar sem ir ao banheiro? Especialista explica
FRONTEIRA
Corpo em decomposição é encontrado em fazenda
REPERCUSSÃO
PDT suspende deputados que votaram a favor da reforma da Previdência
MODA E CIA
10 looks para você colocar a calça jeans para jogo no trabalho
ESPORTE
Time de futebol americano seleciona novos jogadores em Dourados

Mais Lidas

DOURADOS
Coordenadora de Ceim é exonerada e pais fazem abaixo-assinado para tentar mantê-la
DOURADOS
Upiran entrega carta de demissão a Délia e aguarda substituto para deixar Educação
POLÍCIA
Investigação vê indícios de relação entre homicídios no Jardim Pantanal e Guanabara
DOURADOS
Assassinado em conveniência já cumpriu pena por tráfico e lavagem de dinheiro