Menu
Busca domingo, 13 de outubro de 2019
(67) 9860-3221

Câmara Municipal faz audiência sobre renais crônicos, dia 5

03 maio 2011 - 14h51

03/05/2011 15h49 - Atualizado em 03/05/2011 15h49

# Câmara Municipal faz audiência sobre renais crônicos, dia 5

Administrador

Atendendo proposição dos vereadores Walter Hora (PPS) e Délia Razuk (PMDB), a Câmara de Dourados vai realizar, no dia 5 de maio, a partir das 18h30, audiência pública com o tema “Renais Crônicos – Direito à Vida”. O evento tem apoio do deputado federal Geraldo Resende, membro da Frente Parlamentar da Saúde.

A audiência tem como objetivo principal discutir a situação dos pacientes renais crônicos da Grande Dourados, que enfrentam a falta de vagas para realizarem hemodiálise. Os organizadores pretendem tirar da audiência, alternativas para a solução do problema, que afeta significativa parcela da população, de Dourados e de municípios da região.

De acordo com o vereador do PPS, a expectativa é de que haja uma participação expressiva de autoridades e lideranças da área de saúde. “Precisamos encontrar uma saída para ajudar o Município de Dourados, que é referência para toda a região, a superar esse problema. Tenho certeza que os participantes terão sugestões que, somadas, poderão ser aproveitadas”, conclama.

Outro ponto a ser explorado será a questão da desativação da Central de Transplantes de Mato Grosso do Sul, fato que vem trazendo grande sofrimento para os doentes renais crônicos que aguardam ansiosamente a doação de um rim e estão impedidos de fazer o transplante.

PROGRAMAÇÃO

Cinco palestras estão previstas na programação da audiência. A primeira, às 18h45, será com o diretor da Clínica do Rim, Odailton Ribeiro dos Santos, que abordará o tema “As opções de tratamento para insuficiência renal crônica”.

Às 19h15, José Feliciano de Paiva, presidente da Renassul (Associação dos Doentes Renais Crônicos e Transplantados de Dourados), falará sobre “A observância aos direitos dos pacientes renais crônicos da Grande Dourados”.

Às 19h25, novamente Odailton Ribeiro dos Santos, da Clínica do Rim, falará sobre “Alternativas à falta de vagas para hemodiálise em Dourados”. Às 19h35, o diretor do Hospital Universitário de Dourados, Wedson Desidério Fernandes, abordará o tema “Hemodiálise e Credenciamento do HU – Propostas e Desafios”.

Às 19h45, a secretária municipal de Saúde, Silvia Bosso, enfocará “Dourados como referência na hemodiálise: compromisso do SUS” e, por último, às 19h55, a secretária estadual de Saúde, Beatriz Dobashi, falará sobre “O gestor estadual e os pacientes renais crônicos da Grande Dourados”.

Após as palestras serão abertos os debates sobre cada um dos temas abordados.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL
Bebê é sexta vítima de acidente na Via Dutra, sentido Rio de Janeiro
Unicef
26% das adolescentes brasileiras casam-se antes dos 18 anos
MS 42 ANOS
Identidade do Estado revela “Brasil profundo” nas artes plásticas
TUFÃO
Passagem do Hagibis no Japão provoca pelo menos 24 mortes
DOURADOS
Programação do “Outubro Rosa” tem evento no dia 16
FAMOSOS
Em meio aos rumos sobre affair, Grazi faz trilha com Caio Castro
DOURADOS
Universidade levará serviços à Praça Antônio João dia 23
ESTADO
Judiciário fará Semana da Conciliação no início de novembro
CRIME
Caçador foge da PMA, mas abandona moto, rifle e munições e acaba identificado
BRASIL
Após dez dias internado, general Villas Bôas recebe alta hospitalar

Mais Lidas

CONFUSÃO
Homem morre em confronto com a Guarda Municipal de Dourados
DOURADOS
Acionados para atender queda de moto, Bombeiros só encontram vítima no local
CLIMA
Previsão aponta dias chuvosos e queda de temperatura em Dourados
RIO BRILHANTE
Acidente envolvendo carro de passeio e carreta mata motorista na BR-267