Menu
Busca domingo, 22 de julho de 2018
(67) 9860-3221

Câmara Municipal faz audiência sobre renais crônicos, dia 5

03 maio 2011 - 14h51

03/05/2011 15h49 - Atualizado em 03/05/2011 15h49

# Câmara Municipal faz audiência sobre renais crônicos, dia 5

Administrador

Atendendo proposição dos vereadores Walter Hora (PPS) e Délia Razuk (PMDB), a Câmara de Dourados vai realizar, no dia 5 de maio, a partir das 18h30, audiência pública com o tema “Renais Crônicos – Direito à Vida”. O evento tem apoio do deputado federal Geraldo Resende, membro da Frente Parlamentar da Saúde.

A audiência tem como objetivo principal discutir a situação dos pacientes renais crônicos da Grande Dourados, que enfrentam a falta de vagas para realizarem hemodiálise. Os organizadores pretendem tirar da audiência, alternativas para a solução do problema, que afeta significativa parcela da população, de Dourados e de municípios da região.

De acordo com o vereador do PPS, a expectativa é de que haja uma participação expressiva de autoridades e lideranças da área de saúde. “Precisamos encontrar uma saída para ajudar o Município de Dourados, que é referência para toda a região, a superar esse problema. Tenho certeza que os participantes terão sugestões que, somadas, poderão ser aproveitadas”, conclama.

Outro ponto a ser explorado será a questão da desativação da Central de Transplantes de Mato Grosso do Sul, fato que vem trazendo grande sofrimento para os doentes renais crônicos que aguardam ansiosamente a doação de um rim e estão impedidos de fazer o transplante.

PROGRAMAÇÃO

Cinco palestras estão previstas na programação da audiência. A primeira, às 18h45, será com o diretor da Clínica do Rim, Odailton Ribeiro dos Santos, que abordará o tema “As opções de tratamento para insuficiência renal crônica”.

Às 19h15, José Feliciano de Paiva, presidente da Renassul (Associação dos Doentes Renais Crônicos e Transplantados de Dourados), falará sobre “A observância aos direitos dos pacientes renais crônicos da Grande Dourados”.

Às 19h25, novamente Odailton Ribeiro dos Santos, da Clínica do Rim, falará sobre “Alternativas à falta de vagas para hemodiálise em Dourados”. Às 19h35, o diretor do Hospital Universitário de Dourados, Wedson Desidério Fernandes, abordará o tema “Hemodiálise e Credenciamento do HU – Propostas e Desafios”.

Às 19h45, a secretária municipal de Saúde, Silvia Bosso, enfocará “Dourados como referência na hemodiálise: compromisso do SUS” e, por último, às 19h55, a secretária estadual de Saúde, Beatriz Dobashi, falará sobre “O gestor estadual e os pacientes renais crônicos da Grande Dourados”.

Após as palestras serão abertos os debates sobre cada um dos temas abordados.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SHOWBIZ
Paolla Oliveira exibe corpão ao tomar sol em piscína
LAGUNA CARAPÃ
Polícia apreende 365 quilos de maconha em veículo abandonado
GUARAPUAVA
Acidente aéreo mata deputado estadual do Paraná Bernardo Carli
AMAMBAI
Bebê de 1 ano e 9 meses morre afogado em açude de chácara
BLOCOS
Temer vai ao México para reunião de Mercosul e Aliança do Pacífico
MEIO AMBIENTE
PMA de Dourados autua pecuarista em R$ 57 mil por desmatamento
EMPREGO
10 órgãos abrem inscrições para quase 600 vagas na segunda-feira
CAMPO GRANDE
Mulher fica gravemente ferida após ser lançada contra arame farpado
AMPLAVISÃO 1315
Nas pontes de Roma a lembrança de André
DOURADOS
Poste derrubado após roubo de veículos continua caído na Marcelino Pires

Mais Lidas

ÁGUA BOA
Ferido com tiro durante comemorações na Copa é preso com drogas em Dourados
CAMPO DOURADO
Jovem nega tráfico e diz que pedido de carona o levou até casa com droga
DOURADOS
Índios invadem fazenda, torturam e fazem caseiro refém por 6h
CAMPO GRANDE
Mulher morre ao bater carro na traseira de caminhão parado