Menu
Busca sábado, 07 de dezembro de 2019
(67) 9860-3221

Câmara Municipal faz audiência sobre renais crônicos, dia 5

03 maio 2011 - 14h51

03/05/2011 15h49 - Atualizado em 03/05/2011 15h49

# Câmara Municipal faz audiência sobre renais crônicos, dia 5

Administrador

Atendendo proposição dos vereadores Walter Hora (PPS) e Délia Razuk (PMDB), a Câmara de Dourados vai realizar, no dia 5 de maio, a partir das 18h30, audiência pública com o tema “Renais Crônicos – Direito à Vida”. O evento tem apoio do deputado federal Geraldo Resende, membro da Frente Parlamentar da Saúde.

A audiência tem como objetivo principal discutir a situação dos pacientes renais crônicos da Grande Dourados, que enfrentam a falta de vagas para realizarem hemodiálise. Os organizadores pretendem tirar da audiência, alternativas para a solução do problema, que afeta significativa parcela da população, de Dourados e de municípios da região.

De acordo com o vereador do PPS, a expectativa é de que haja uma participação expressiva de autoridades e lideranças da área de saúde. “Precisamos encontrar uma saída para ajudar o Município de Dourados, que é referência para toda a região, a superar esse problema. Tenho certeza que os participantes terão sugestões que, somadas, poderão ser aproveitadas”, conclama.

Outro ponto a ser explorado será a questão da desativação da Central de Transplantes de Mato Grosso do Sul, fato que vem trazendo grande sofrimento para os doentes renais crônicos que aguardam ansiosamente a doação de um rim e estão impedidos de fazer o transplante.

PROGRAMAÇÃO

Cinco palestras estão previstas na programação da audiência. A primeira, às 18h45, será com o diretor da Clínica do Rim, Odailton Ribeiro dos Santos, que abordará o tema “As opções de tratamento para insuficiência renal crônica”.

Às 19h15, José Feliciano de Paiva, presidente da Renassul (Associação dos Doentes Renais Crônicos e Transplantados de Dourados), falará sobre “A observância aos direitos dos pacientes renais crônicos da Grande Dourados”.

Às 19h25, novamente Odailton Ribeiro dos Santos, da Clínica do Rim, falará sobre “Alternativas à falta de vagas para hemodiálise em Dourados”. Às 19h35, o diretor do Hospital Universitário de Dourados, Wedson Desidério Fernandes, abordará o tema “Hemodiálise e Credenciamento do HU – Propostas e Desafios”.

Às 19h45, a secretária municipal de Saúde, Silvia Bosso, enfocará “Dourados como referência na hemodiálise: compromisso do SUS” e, por último, às 19h55, a secretária estadual de Saúde, Beatriz Dobashi, falará sobre “O gestor estadual e os pacientes renais crônicos da Grande Dourados”.

Após as palestras serão abertos os debates sobre cada um dos temas abordados.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FUTEBOL DE MS
MPE notifica federação e clubes da Capital ficam sem estádio para jogar
ECONOMIA
Mapa identifica recuo no preço da carne bovina na primeira semana de dezembro
CAMPO GRANDE
Identificado assaltante morto após confronto com a polícia
FUTEBOL
Prêmio Brasileirão 2019 reunirá craques na próxima segunda
CAMPO GRANDE
Projeto de ciêcias leva escola a economiza 2 mil litros de água por mês
DOURADOS
Previsão climática aponta possibilidade de chuva a partir de domingo
DOURADOS
Cantata de Natal convida a seguir ensinamentos de Jesus Cristo
AQUIDAUANA
Mulher acaba ferida após briga entre irmãos
COMER BEM
Restaurante Senhoritta oferece espaço climatizado para confraternizações
LOTERIA
Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 3 milhões

Mais Lidas

POSSE
Delegado de MS assume comando de associação nacional
CONCESSÃO
MS 306: melhoria da logística gera desenvolvimento econômico para Mato Grosso do Sul
AGENDA LEGISLATIVO
Última reunião do Parlamento Jovem e Cantata de Natal marcam a semana
BRASIL
Prêmio Capes vai distribuir R$ 5 mil para os primeiros mil colocados