Menu
Busca sexta, 25 de maio de 2018
(67) 9860-3221
BANNER CORPAL TOPO SITE

Câmara de Dourados homenageia colônia paraguaia nesta sexta

13 maio 2011 - 13h57

A Câmara de Vereadores de Dourados realiza sessão solene nesta sexta-feira, em comemoração ao “Dia do Povo Paraguaio no MS”, ao “Bicentenário da Nação Paraguaia” e aos “20 anos da Colônia Paraguaia em Dourados”. A proposição é do vereador Elias Ishy (PT). A solenidade será às 19h30, no plenário ‘Weimar Torres’.

Com a homenagem, que já se repete há quase uma década, a Câmara de Dourados reconhece a importância da contribuição da colônia paraguaia no desenvolvimento sócio-econômico do município e do Estado.

O Dia do Povo Paraguaio em Mato Grosso do Sul foi instituído em 2001 e é comemorado em 14 de maio, que é o Dia da Independência do Paraguai do domínio espanhol, ocorrida há 200 anos.
Por ser Estado vizinho – faz fronteira com 11 municípios paraguaios – Mato Grosso do Sul abriga hoje a maior colônia paraguaia do país. Estima-se que 300 mil paraguaios e descendentes habitam o Estado, sendo pelo menos 15 mil famílias em Dourados.

Como em anos anteriores, várias autoridades do país vizinho serão homenageadas pelo legislativo municipal. Membros da colônia paraguaia que residem em Dourados também receberão homenagem.

As autoridades paraguaias homenageadas são a consulesa em Ponta Porã, Nancy Marina Cañete de Quevedo; o cônsul em Campo Grande, Aguistin Antonio Casal Lopes; o prefeito da cidade de Concepción, Alejando Urbieta Cáceres; o presidente da Câmara de Concepción, Hugo Vargas Medina e o vereador em Concepción, Dionisio Ramón Vásques.

Pela colônia paraguaia radicada em Dourados, 17 pessoas receberão homenagens: Apoliana Lescano Vilhalba, Arnaldo Freitas, Aurina Vider de Araujo, Bonifácia Melgarejo Ximenes, Cândida Gimenes, Cecilia Ferreira Espíndola, Froilan Morel Morilla, Gregória Livrada Benites Villamayor, João Batista Ledesma, João Maria de Souza, Mary Nunes, Mauro Fulgêncio Alegre, Meliana Alvarez Rojas, Onorio Ovando, Pascual Eduardo Perez, Pedro Lopes e Walmor Romeiro Saldanha.
Números de dança e da música paraguaia serão desenvolvidos durante a solenidade.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FERIADO
Prefeitura de Dourados decreta ponta facultativo na próxima sexta-feira
PARALISAÇÃO
Padilha confia em cumprimento de acordo por parte dos caminhoneiros
ESPORTES
Sul-mato-grossenses representam o país no Mundial de Canoagem
FUTEBOL
Série B do Brasileirão tem três jogos nesta sexta-feira
BRASIL
ANP publica medidas para garantir abastecimento de combustíveis
DOURADOS
Programa de atendimento a vítimas de violência sexual é implementado no HU
Batizada de Acalento, a iniciativa, em parceria com o Governo do Estado, proporciona que todos os atendimentos sejam feitos no hospital, desde a assistência à saúde até o Boletim de Ocorrência e as perícias
MANIFESTAÇÃO
Caminhoneiros mantêm paralisação em Dourados
JARDIM
Traficante abandona veículo com maconha e acaba preso após ação conjunta
LEGISLATIVO
Reuniões, solenidades e sessões plenárias são os destaques da semana
EDUCAÇÃO
IFMS vai ofertar 120 vagas em cursos superiores no segundo semestre pelo Sisu

Mais Lidas

GASOLINA A R$ 5
Contra abuso nos preços, força-tarefa autua postos em Dourados
DOURADOS
Fazendeiro que matou desafeto em cartório há oito anos é absolvido
TENTATIVA DE HOMICÍDIO
Rixa antiga teria motivado atentado contra “zóio de gato”
DOURADOS
Grupo é flagrado marcando lotes durante invasão de área pública