Menu
Busca sexta, 24 de maio de 2019
(67) 9860-3221
UNIGRAN

Calouros de Fisioterapia participam de aulas com metodologias ativas

23 abril 2019 - 21h20Por Da Redação

Os acadêmicos dos primeiros semestres integral e noturno de Fisioterapia da Unigran participaram, na última semana, de aulas com a utilização de metodologias ativas. A atividade foi coordenada pela professora  ngela Midori, na disciplina de História e Deontologia da Fisioterapia, e consistiu na formação de grupos que pesquisaram uma área de atuação do profissional, bem como os recursos e equipamentos utilizados nela, e a apresentação sobre o funcionamento por meio de uma maquete.

A utilização de metodologias ativas pelos docentes na Unigran foi intensificada a partir da iniciativa da Pró-reitoria de Ensino e Extensão, que trouxe o professor doutor Ricardo Ramos Fragelli para uma palestra que inspirou os educadores a proporcionem um ensino que coloque o estudante como protagonista do aprendizado e solidário com o aprendizado do outro.
Durante a palestra, Fragelli apresentou os métodos a partir da ideia de como estimular o engajamento do acadêmico em sala de aula, depois partindo para uma proposta mais ampla em que se utilizam outros elementos como a arte, despertando a criatividade e culminando no objetivo de que só o engajamento e um bom ambiente não são suficientes para a formação humana.

A professora  ngela Midori explicou que a apresentação de recursos terapêuticos de áreas de atuação da Fisioterapia faz parte do conteúdo da disciplina para que os alunos possam pesquisar e conhecê-las. “Essa metodologia foi utilizada como um incentivo para proporcionar uma pesquisa mais lúdica e interativa e para que despertasse neles outros sentidos além do visual, da escrita ou da apresentação oral. Com ela, eles puderam sentir como é a forma dos objetos, se atentaram aos detalhes, às cores e ao funcionamento, o que enriqueceu o aprendizado. A maioria dos grupos se sobressaiu e foi além do que tínhamos proposto, tornando o resultado muito satisfatório”, disse.

A aluna Maria Eduarda Azambuja Voigtlander destacou a contribuição da atividade para o aprendizado. “Essa metodologia tornou a aula mais dinâmica e isso contribuiu muito mais na absorção do conhecimento. Confeccionar as maquetes nos obrigou a aprofundar a pesquisa e ajudou a dominar o conteúdo para que pudéssemos fazer a apresentação. Outro ponto interessante é que os próprios alunos foram explicando sobre o funcionamento dos aparelhos e equipamentos e isso tornou a aula mais interessante e participativa”, apontou. 

Os trabalhos apresentados abordaram sobre as áreas de Fisioterapia: Dermatofuncional, Fisioterapia do trabalho, Fisioterapia Traumato-ortopédica, Fisioterapia Neurofuncional, Pilates e Hidroterapia.
 
 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

VIOLÊNCIA
Campanha Estadual de Combate ao Feminicídio será lançada no dia 27
ECONOMIA
Dólar termina semana em queda, mas ainda acima de R$ 4
MATO GROSSO DO SUL
Governo convoca candidatos de concursos PM e Bombeiros para entrega de Formulário de Investigação Social
CAGED
Dourados fecha abril com quase 500 novos postos de trabalho
BRASIL
Marinho: Reforma da Previdência pode ser votada no 1º semestre
NOVE ANOS DEPOIS
Fazendeiros são condenados por acidente com gado solto na pista
ECONOMIA
Governo assina termo cooperação técnica para reformulação do Regime de previdência
ANASTÁCIO
Polícia encontra quase 200kg de maconha no porta-malas de veículo
ECONOMIA
Abril tem a maior criação de emprego formal para o mês desde 2013
DECOR
Parede de giz na cozinha pode dar um toque especial no decor

Mais Lidas

DOURADOS
Preso em operação estava sob monitoramento por assalto
DOURADOS
Vereadora vai à delegacia e diz ser vítima de atentado
DOURADOS
Ciclista atropelado na Marcelino morre após meses de tratamento
DOURADOS
Preso é encontrado morto na PED em mesmo raio onde ocorreu pente-fino
Rapaz estava enforcado em uma das celas da unidade penal