Menu
Busca terça, 19 de fevereiro de 2019
(67) 9860-3221
PRESIDENTE EM EXERCÍCIO

Brigada Guaicurus terá segurança reforçada para visita de Michel Temer

08 julho 2015 - 10h39

A segurança da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada – Brigada Guaicurus – será reforçada no período em que o presidente da República em exercício, Michel Temer (PMDB), estiver em Dourados para acompanhar o andamento dos trabalhos do Sisfron (Sistema de Monitoramento de Fronteira).

De acordo com a programação, a previsão é que Temer desembarque no aeroporto municipal Francisco de Matos Pereira pouco antes das 9h. Em seguida ele segue pela avenida Guaicurus até o quartel, onde participa das atividades.

As medidas de segurança serão restrita ao interior do forte para serviços de entrega ou visitas entre as 8h e 15h. Apenas pessoas credenciadas para o evento terão acesso ao local. O trânsito na via – que também dá acesso à Cidade Universitária, aeroporto, distritos e a região central de Dourados - não sofrerá interferência.

Na terça-feira (6), o ministro da Defesa, [Jaques Wagner](http://www.douradosnews.com.br/dourados/visita-do-ministro-da-defesa-para-conhecer-sisfron-e-cancelada-e-nao-ha-nova-data), que também era esperado em Dourados para conhecer o Sisfron, acabou suspendendo a visita devido agenda com a presidente da República Dilma Rousseff (PT) no exterior.

Eles viajaram para a Rússia, onde participam de reuniões dos países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

SISFRON

O Sisfron entrou e funcionamento em novembro do ano passado em Dourados, como piloto do projeto que visa monitorar toda a área de fronteira do país num investimento total previsto de R$ 12 bilhões com previsão inicial de implantação até 2017.

No Mato Grosso do Sul, os recursos consumidos foram de aproximadamente R$ 900 milhões, operando em 600 quilômetros da fronteira do Estado.

No sistema, uma central de comando e controle instalada na sede da Brigada Guaicurus monitora todas as ações ou operações desenvolvidas pelos militares na faixa de fronteira e gerencia possíveis ordens do comando para deslocamento de tropas, entre outras atividades de segurança.

Dezenas de caminhões estão equipados com salas modernas de monitoramento funcionam como unidades móveis de controle interligadas ao comando central. Operadores tem acesso a computadores que estão conectados não apenas a sala de monitoramento dentro da Brigada, como também a satélites que detalham posicionamento e produzem imagens mais amplas.

Os militares que trabalharão em ‘terra’, assim como aqueles que estarão em helicópteros, possuem equipamentos de câmera de última tecnologia e registram toda a ação. Esses dados são transmitidos ‘ao vivo’ para as centrais de monitoramento e comando que armazenam os dados para definir estratégias futuras ou para definir movimentações imediatas durante as operações, como perseguição a criminosos, por exemplo. São utilizados ainda radares e sensores que identificam movimentações suspeitas e também aeronaves não tripuladas.

Recentemente, adidos de embaixadas de 17 países estiveram no município para conhecer o funcionamento do Sisfron – [relembre aqui](http://www.douradosnews.com.br/dourados/adidos-de-22-paises-conhecem-o-projeto-sisfron-em-dourados).

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS
Moto é furtada 30 minutos após dono estacionar em conveniência
OPINIÃO
O meio ambiente e as mazelas da sociedade contemporânea, por Douglas Martins
SAÚDE
Cabelos brancos demandam cuidados específicos?
OPORTUNIDADE
Fundação do Trabalho tem aumento de 51% no número de pessoas encaminhadas para o mercado
MINAS GERAIS
Histíoria e religião: conheça um pouco da cidade de Ouro Preto
CRIME AMBIENTAL
Três são multados por desmatamento e maus-tratos na criação de animais
TRÊS LAGOAS
Sem CNH e bêbado, homem não consegue fazer teste do bafômetro
MODA
Esporte nas ruas: saiba como introduzir as roupas fitness no seu dia a dia
SHOWBIZZ
Saiba detalhes da separação envolvendo José Loreto e Débora Nascimento
COMER BEM
Bolinho de pamonha: receita prática de petisco

Mais Lidas

TRAGÉDIA
Motociclista atropela, mata criança de 1 ano em Dourados e foge do local
DOURADOS
Motorista tenta desviar de outro veículo e bate carro em árvore
NOVA ANDRADINA
Mãe de 16 anos mata filha de apenas 21 dias
DOURADOS
Um ano após pedido de demissão, ex-secretário de Délia retorna à prefeitura