Menu
Busca sábado, 21 de abril de 2018
(67) 9860-3221
Clube Indaiá - Janeiro 2018

Audiência pública na 6ª-feira define cursos da Escola Técnica Federal

03 dezembro 2012 - 11h21

O deputado federal Marçal Filho anunciou ontem que a audiência pública oficial que definirá os cursos do Instituto Federal de Dourados (IFD), a Escola Ténica Federal, acontece na próxima sexta-feira, dia 7 de dezembro, a partir das 18 horas, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “Na condição de presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Ensino Técnico e Profissionalizante, posso afirmar que a audiência que apontará os cursos que serão oferecidos em Dourados será realizada na sexta-feira, coroando um trabalho que iniciamos há mais de 2 anos para garantir que nossa cidade não ficasse fora do programa de expansão do ensino técnico do Ministério da Educação”, enfatiza Marçal Filho.

A audiência será realizada em parceria com o o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), que nas últimas semanas tem promovido encontros informais para discutir o futuro das Escolas Técnicas Federais no Estado. “Esses encontros servem apenas para apresentar o modelo de funcionamento das unidades, mas a definição dos cursos acontece apenas após as audiências públicas oficiais como a que vamos realizar no dia 7 de dezembro”, avisa Marçal Filho. As audiências públicas oficiais atendem exigência do Ministério da Educação, já que a ideia central é que a definição dos cursos ocorra em consonância com os setores organizados da sociedade civil. “O mais importante é que este é mais um capítulo que escrevemos para a realização desse que é um sonho de todos nós douradenses e que, por pouco, não nos foi tirado”, argumenta.

Marçal Filho lembra que a luta para que Dourados recebesse o IFD, dentre outras ações, foi marcada pela realização de audiências públicas semelhantes que contaram com a participação de todos os segmentos da sociedade douradense e da região. Desde que retornou à Câmara, em 2009, o deputado, percebendo o equívoco de lideranças anteriores, buscou junto ao governo federal corrigir o erro de exclusão da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, dos dois planos de extensão da educação técnica e profissionalizante anteriores. “O primeiro passo foi manter contato com o Minstério da Educação e com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, na pessoa do reitor Marcus Aurélius Stier Serpe, que estará em Dourados para a audiência da próxima sexta-feira”, revela o deputado.

Ainda na luta para impedir que Dourados ficassem sem a Escola Técnica Federal, o deputado Marçal Filho liderou a criação e foi eleito presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Ensino Ténico e Profissionalizante, o que lhe rendeu a missão, atribuida pela própria presidente Dilma Rousseff, de articular a aprovação, no Congresso Nacional, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). “O Instituto Federal de Dourados é uma conquista do nosso mandato, mas também é uma vitória dos setores organizados da sociedade que quando foram chamados por nós se prontificaram a debater o futuro dessa importante ferramenta para a formação de mão-de-obra especializada”, argumenta Marçal Filho. “Por isso, convido novamente as entidades representativas do comércio, da indústria, da prestação de serviços, enfim, todos os setores, para a audiência oficial que vamos realizar sexta-feira, na OAB”, finaliza o deputado.


Deixe seu Comentário

Leia Também

AGENDA
Doenças raras e superação da violência são temas de audiências na ALMS
MS-164
Argentino é preso em MS tentando levar maconha até o Rio de Janeiro
BR-163
Dupla é presa tentando trazer veículos furtados até Dourados
BRASIL
Campanha de vacinação dos povos indígenas começa hoje
DOURADOS
Adolescente que comprava maconha no Paraguai para revender é apreendido
JARDIM GUANABARA
Homem é preso acusado de abusar de criança em Dourados
FAMOSOS
Thiago Fragoso se afasta de “O Outro Lado do Paraíso" por problemas de saúde
FUTEBOL
Quatro árbitros de MS são escalados para os Brasileiros das Séries C e D
DOURADOS
Demissões aumentam, mas acumulado do ano ainda é positivo
FERIADO
Comércio e shopping abrem normalmente neste sábado

Mais Lidas

SOLIDARIEDADE
Dourados inaugura a primeira geladeira solidária nesta sexta-feira
ABRIGO
Fazendeiro morto por pistoleiros já hospedou membro do Comando Vermelho
Morador da Rocinha foi preso com documento falso quando vigiava posto da PRF, na BR-463, uma das principais rotas do narcotráfico
POLÍCIA
Mulher é presa com crack do Paraguai na Rodoviária de Dourados
TRÊS LAGOAS
Homem procura delegacia após investir carro em bitcoin e não ter retorno prometido