Menu
Busca terça, 18 de dezembro de 2018
(67) 9860-3221

Assistente Social do Hemocentro de Dourados fala sobre os mitos e verdades da doação de sangue

05 dezembro 2012 - 15h50

Todos os dias muitas pessoas precisam receber sangue, seja por conta de alguma doença ou acidente, por isso é necessário que os bancos de sangue estejam sempre abastecidos para salvar essas vidas.

A Assistente Social do Hemocentro de Dourados, Rosa Fernandes, em entrevista ao site Itaporã Agora, tirou algumas dúvidas sobre a doação, confira:


Doar sangue é bom para saúde, emagrece ou engorda?

Resposta: Doar sangue não engorda nem emagrece, isso é um mito. E, para doar sangue, temos que estar saudáveis. É bom para a saúde e uma atitude que salva vidas.

É verdade que a pessoa que doa sangue uma vez tem que doar sempre?

Resposta: Não

Quais são os elementos do sangue que dão frações úteis para os bancos de sangue?

Resposta: Os componentes do sangue são Concentrado de Hemácias, Concentrado de Plaquetas, plasma e crioprecipitado. Todos os componentes são utilizados, conforme a necessidade do paciente.


Do ponto de vista laboratorial, como são separados esses quatro componentes?

Resposta: O fracionamento é feito conforme cada componente: após o descanso da bolsa coletada, a mesma é levada para centrifugação, para que o concentrado de hemácias seja separado do plasma por uma máquina chamada Extrator. Para se obter o concentrado de plaquetas, o plasma é centrifugado novamente e o processo de extração é realizado. O Crioprecipitado é obtido pelo plasma congelado.

Quanto tempo leva esse processo?

Resposta: De duas à duas horas e meia, dependendo de cada componente.

Quando e quais são feitos os testes na amostra de sangue?

Resposta: São feitos a Tipagem Sanguínea, Doenças de Chagas, Sífilis, Hepatite B, Hepatite C, HIV I e II, HTLV e Hemoglobina S.

Como é feita a doação?

Resposta: É feito o cadastro do doador, uma pré-triagem, triagem clínica e, se tiver tudo bem nessas etapas, é feita a doação onde se coleta 450 ml de sangue e mais 45 ml para os exames.

Quanto tempo toma essa entrevista?

Resposta: Todo processo da doação de sangue demora, no mínimo, uma hora.




#COLETA DO SANGUE

Como se coleta o sangue para a doação?

Resposta: Punciona-se a veia do doador e o sangue passa para uma bolsa própria para esse procedimento. A bolsa é colocada em um aparelho chamado Hemomix, que faz a pesagem da mesma e mistura o sangue coletado com o anticoagulante. Após se coletar 450 ml, é feito o curativo no local da punção e orientações de como o doador deve proceder nesse dia.

Qual é o volume médio de sangue que uma pessoa tem no corpo?

Resposta: A mulher tem em torno de 8 ml por quilo de peso e o homem tem 9 ml por quilo de peso.

Quais são as pessoas que não podem ou não devem doar sangue?

Resposta: Não podem doar: Quem teve hepatite após 11 anos de idade; Doenças de Chagas; homens e mulheres com múltiplos parceiros sexuais e tem relações sem uso de preservativo; pessoas que compartilham seringas; pessoas que fazem uso de drogas injetáveis ilícitas; pessoas infectadas com o vírus HIV e seus parceiros.

Devem aguardar para doar: quem fez transfusão de sangue; quem fez tatuagem, maquiagem definitiva e piercing; se submeteu à cirurgias; parto normal ou cesariana; dengue clássica ou hemorrágica; doença sexualmente transmissível; gripe; gestação; amamentação; medicação; acupuntura; tratamentos dentários; endoscopia; quem foi vacinado deve aguardar conforme cada tipo de vacina feita. O tempo de inaptidão depende de cada procedimento.

Quem pode doar: tem que ter entre 18 e 67 anos, sendo que o limite para a primeira doação é até 60 anos; menores de 16 e 17 anos podem doar desde que sejam acompanhados com seus representantes legais; deve pesar mais de 55 quilos; estar em boas condições de saúde; vir alimentado, evitando alimentos gordurosos no dia da doação; trazer documento de identidade oficial com foto; não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas, nem fumar 01 hora antes e após a doação;

Por que tatuagem e piercing impedem a doação?

Resposta: Porque não temos como saber se a pessoa fez o procedimento de forma segura, que não tenha risco de contaminação para ele.

Pessoas hipertensas podem doar sangue?

Resposta: Depende de como está a pressão arterial do mesmo no dia da doação e da medicação que ele usa, pois algumas impedem a doação

Existe alguma outra situação que impeça o indivíduo de doar sangue?

Resposta: Várias situações impedem a doação, principalmente se a pessoa não está saudável ou tem doenças crônicas.

Qual é o intervalo mínimo entre uma doação e outra?

Resposta: Para homem é de dois meses, sendo que pode doar até quatro vezes ao ano e a mulher é de três meses, sendo que pode doar até três vezes ao ano.

O que leva uma pessoa a doar sangue?

Resposta: Quando o mesmo é voluntário, pelo ato de solidariedade. Muitos doam pela primeira vez pela necessidade de algum familiar ou amigo.

Por que é importante doar sangue? Para que serve esse sangue doado?

Resposta: É importante para salvar vidas. O sangue doado é utilizado nos pacientes que fazem cirurgia ou em tratamento clínico.

O sangue doado tem sempre utilidade?

Resposta: Com certeza, todo sangue doado é utilizado, sendo que, às vezes, algumas tipagens são mais necessárias pela maior utilização.


Para maiores informações, podem entrar em contato conosco pelos telefones 3424-0400 e 3424-4192 ou por e-mail hemocentrodourados@hemosul.ms.gov.br e servicosocial.hrd@hemosul.ms.gov.br.

O Hemocentro fica na Rua Valdomiro de Souza, 295 Vila Industrial, ao lado do PAM e em frente à Escola do SESI. Horário de atendimento: 2ª à 6ª feira, das 6h30 às 12h.

Deixe seu Comentário

Leia Também

HOMENAGEM
Câmara de Dourados institui o diploma “Zumbi dos Palmares”
CAMPO GRANDE
Mulher flagra vizinho a olhando trocar de roupa e caso vai parar na delegacia
PALESTRA
Ministro do STF vem a MS e fala sobre 30 anos da Constituição Cidadã
SANTA CATARINA
Confira cinco dicas do que fazer em Praia Grande
PRAZO
Agricultores familiares têm até quinta-feira para enviar projetos à Aeronáutica
HOMENS
Modelos de blazer masculino: tudo o que você precisa saber!
INTERNACIONAL
Temer participa em Montevidéu da Cúpula do Mercosul
PESQUISA ANP
Preço médio da gasolina volta a cair em Dourados
COMER BEM
Quibe de forno, recheado rende 12 porções e fica pronto em 40 minutos
DOURADOS
Com quase R$ 3,5 milhões arrecadados, prazo para adesão ao Refis termina na sexta

Mais Lidas

DOURADOS
Jovem faz desabafo sobre a morte do pai em confronto: “lamento por você ter escolhido esse caminho”
DOURADOS
“Batida” acaba com festa lotada de menores e regada a bebida alcoólica
DOURADOS
Délia exonera cinco secretários de uma só vez e inicia reforma administrativa
POLÍCIA
Jovem é baleada em tentativa de assalto em Dourados