terça, 19 de março de 2024
Dourados
26ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
REPRODUÇÃO SIMULADA

Às vésperas de júri popular, assassinato terá reconstituição em Dourados

14 novembro 2019 - 08h49Por André Bento

O assassinato do mecânico Yuri Nunes, morto a tiros na noite de 28 de fevereiro de 2018 na Rua Manoel Santiago, no Jardim Universitário, em Dourados, deverá ser reconstituído. A defesa do acusado, Douglas de Oliveira Pereira, 22, preso no dia seguinte ao crime, solicitou à Justiça uma Reprodução Simulada dos Fatos, já que o júri popular do réu está agendado para as 13h do próximo dia 21.

Na terça-feira (12), o juiz da 3ª Vara Criminal de Dourados concedeu à defesa “a última oportunidade para delimitar o objeto da Reprodução Simulada requerida, assinalando as divergências e as incompatibilidades a serem esclarecidas por meio da perícia, indicando as testemunhas que entenda devam participar da realização da prova, e apresentando quesitos a serem respondidos pela perícia, no prazo de dois dias”.

Nesse mesmo despacho, o magistrado esclareceu que a reconstituição só não ocorreu antes porque mesmo devidamente intimado acerca da data designada anteriormente, o advogado que fez essa solicitação “deixou de comparecer de forma injustificada, o que impossibilitou sua execução”.

Essa nova designação, porém, contou com parecer favorável do MPE-MS (Ministério Público Estadual), responsável pela acusação. A Promotoria de Justiça denunciou Douglas por “homicídio qualificado por motivo fútil (rixa pretérita com a vítima), recurso que dificultou a defesa (ataque de surpresa e disparos pelas costas e nas costas da vítima), além da posse irregular de arma de fogo com numeração suprimida)”.

A defesa de Douglas chegou a recorrer ao TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) no decorrer do processo, com pedido de “absolvição com o reconhecimento do instituto da legítima defesa putativa”, porque “ele e a vítima possuíam uma ‘rixa’ antiga e que este teria o ameaçado anteriormente, razão pela qual o Recorrente temendo por sua vida, teria agido em legítima defesa putativa, presumindo uma injusta agressão e reagindo”.

Mas os desembargadores da 1ª Câmara Criminal da Corte consideraram haver “dúvida razoável quanto à situação de legítima defesa”, razão pela qual decidiram por manter a sentença de pronúncia que determinou o julgamento perante o Tribunal do Júri.

Os desembargadores também mantiveram as qualificadoras de motivo fútil e emboscada, e acrescentaram que “sobre a existência ou não do crime de porte ou posse ilegal de arma de fogo de uso restrito como crime autônomo ao delito doloso contra a vida é matéria probatória que deve ser decidida pelos jurados, rechaçando-se a pretensão defensiva”.

Na fase inicial do processo, em depoimento prestado à 3ª Vara Criminal de Dourados, uma jovem relatou que Douglas Vieira Pereira “tinha uma rixa com Yuri”, embora não soubesse informar o motivo.

No dia do crime, ela informou que estava com a vítima e outros amigos em um estabelecimento comercial na Rua Manoel Santiago, quando viu o suspeito “na esquina com vários amigos”, um deles o jovem que chegou a ser acusado de dar fuga para o autor dos disparos.

A testemunha disse ter visto quando Douglas chamou por Yuri e o mandou correr, “desferindo vários tiros pelas costas da vítima sem que ele possa se defender” e afirmou ter corrido em direção à vítima “quando estava caindo”. Yuri chegou a ser socorrido por equipe do Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAMPO GRANDE 

Menina de 10 anos é estuprada por amigo da família enquanto dormia

Detran/MS convoca candidatos PCDs para o programa CNH MS Social
REGIÃO 

Detran/MS convoca candidatos PCDs para o programa CNH MS Social

CAMPO GRANDE 

Mulher é encontrada morta no quintal de residência toda revirada

II Mostra de Programas e Projetos de Extensão da UEMS recebe inscrições
EDUCAÇÃO

II Mostra de Programas e Projetos de Extensão da UEMS recebe inscrições

NOVA ANDRADINA

Mulher cede dados bancários a golpista e perde quase R$ 30 mil

CORUMBÁ

Prefeitura abre dois concursos com 634 oportunidades de emprego

AQUIDAUANA

Após mais de 10 anos, Polícia Civil retoma buscas por menina desaparecida

FUTEBOL

Libertadores 2024: veja como ficaram os grupos após sorteio

ECONOMIA

Programa de interiorização reunirá segurados da Ageprev em Dourados

CAMPO GRANDE 

Investigado por incitar crime em frente ao CMO, vereador faz acordo

Mais Lidas

SOLIDARIEDADE

Em luta contra tumor cerebral, sul-mato-grossense faz "vakinha" para cirurgia urgente

CACHOEIRINHA

Mulher atropelada em Dourados tem uma das pernas amputadas e continua em estado grave

MS

Barco com quatro pessoas afunda durante festival internacional de pesca em Corumbá

PONTA PORÃ

Mulher vai ao hospital e descobre ter feto calcificado há mais de 50 anos