Menu
Busca domingo, 21 de outubro de 2018
(67) 9860-3221

Arquivo de MS recebe registro “Memória do Mundo” da Unesco

05 dezembro 2012 - 13h13

O acervo de documentos da Colônia Agrícola Nacional de Dourados – Cand (1943-1960), que está sob a guarda do Arquivo Público Estadual, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, recebeu no dia 4 de dezembro, em solenidade na sede do Arquivo Nacional, o registro de “Memória do Mundo” da Unesco.



A importância deste certificado está no valor que agrega ao acervo, colocando-o em evidência no âmbito dos Arquivos Públicos do Brasil. A intenção da Unesco é que as ações do Comitê Nacional do Brasil e do Comitê Regional para a América Latina e o Caribe sirvam como instrumento de valorização e difusão do patrimônio documental brasileiro, além da sensibilização do poder público e das agências de fomento a este setor para que estes implementem políticas de preservação e acesso à documentação. O Programa Memória do Mundo da Unesco reconhece patrimônios documentais de significância internacional, regional e nacional, mantém o seu registro e lhes confere um certificado que os identifica.



O programa facilita também a preservação e o acesso a este patrimônio, sem discriminação, além de trabalhar para despertar a consciência coletiva do patrimônio documental da humanidade. É uma ação que visa a preservação da memória que se encontra na maior parte em bibliotecas, museus e arquivos existentes em todo o planeta e está sujeita aos danos causados por guerras, deslocamento acidental, pela deterioração e destruição.



A Colônia Agrícola Nacional de Dourados (Cand) foi criada no governo de Getúlio Vargas, dentro do programa de expansão agrícola e colonização, no sul de Mato Grosso, hoje Mato Grosso do Sul. A Cand causou grande movimentação migratória no Brasil e no próprio Estado de Mato Grosso. Este programa, efetivamente promoveu o desenvolvimento populacional, econômico, político e social desta região. Algumas cidades que hoje compõem os 79 municípios de Mato Grosso do Sul, surgiram a partir da Cand.



Reunidos no Arquivo Nacional, nos dias 19 e 20 de setembro, os membros do Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco (MOWBrasil), após analisar as 36 candidaturas recebidas, votaram e aprovaram dez nominações para o Registro Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco, de acordo com as regras do Edital MOWBrasil 2012.



Os acervos que foram nominados com o da Colônia Agrícola Nacional de Dourados são: Arquivo Herbert de Souza (1952-2003), do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil - Fundação Getúlio Vargas, Atlas e Mapa do Cartógrafo Miguel Antônio Ciera (1758), da Fundação Biblioteca Nacional, Coleção Carlos Gomes do Museu Imperial (1855-1942), do Museu Imperial de Petrópolis, Coleção de Livros do Tombo do Mosteiro de São Bento da Bahia (1543-1818), Fundo Câmara Municipal de Ouro Preto (1711-1889), do Arquivo Público Mineiro, Livros dos Bens Livres Pertencentes aos Jesuítas, dos Colégios de Olinda e Recife, Pernambuco (1765-1768), do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, Mapa Etno-Histórico do Brazil e Regiões Adjacentes. Por Curt Nimuendajú (1943), do Museu Paraense Emílio Goeldi, Negativos de Vidro do Fundo Instituto Oswaldo Cruz (IOC) (1903-1946), da Fundação Oswaldo Cruz e Processos Trabalhistas: Dissídios Coletivos e Individuais (1941-1985), do Memorial da Justiça do Trabalho em Pernambuco.



Os acervos serão reconhecidos por portaria da ministra de Estado da Cultura e a cerimônia de diplomação foi realizada na cidade do Rio de Janeiro. O acervo da Cand está passando pelo processo de digitalização e breve estará a disposição da população no Arquivo Público Estadual, que fica no Memorial da Cultura e da Cidadania, na avenida Fernando Corrêa da Costa, 559. Mais informações nos telefones (67) 3316-9139 e 3316–9137.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FÁTIMA DO SUL
‘Tuzin’ morre após colidir motocicleta em rotatória
SHOWBIZ
Sabrina Sato coloca fim a mistério e revela nome pra lá de diferente da filha
INTOLERÂNCIA
UFGD divulga Nota de Repúdio sobre "Suástica" em painel
CRIME AMBIENTAL
Pecuarista é autuado por desmatamento de vegetação nativa
TRÂNSITO
Acidentes com vítimas caem 18% até agosto, revela DPVAT
MARCELINO PIRES
Polícia registra mais um furto de motocicleta em Dourados
ELEIÇÕES 2018
TSE prepara anúncio de medidas de combate às fake news
RIO BRILHANTE
Caminhonete invade pista, bate em motocicleta e mata casal
TERAPIA
Anvisa aprova três novos tratamentos contra o câncer
JARAGUARI
Motorista morre e passageiro fica ferido após capotagem na BR-163

Mais Lidas

DOURADOS
Familiares e amigos dão adeus a empresário e filho mortos em acidente
DOURADOS
Bandidos atiram contra viatura e abandonam carro tomado em assalto
DOURADOS
Dupla é flagrada furtando comércio no Centro
TRÁFICO
Quadrilha que distribua cocaína é desarticulada em MS