Menu
Busca quinta, 23 de maio de 2019
(67) 9860-3221
DOURADOS

Apesar de polêmica quanto a multa, convocação para audiência é mantida

25 maio 2017 - 16h35

A convocação para os pais de alunos matriculados na rede municipal de ensino comparecerem a uma audiência pública, nesta quinta-feira, às 19h, no Douradão, está mantida, apesar de polêmicas. A medida foi da Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude da Comarca de Dourados.

O apontamento de que em caso de falta, a mesma deverá ser justificada pelos pais à direção/ coordenação sob pena de multa de três a 20 salários mínimos, gerou polêmica entre os convocados e também na Assembleia Legislativa.

A audiência acontecerá para apresentar aos pais o Proceve - (Programa de Conciliação para Prevenir a Evasão e a Violência Escolar) – que é desenvolvido pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul e visa fortalecer os papeis dos gestores, diretores, educadores, educandos e seus responsáveis legais, com ações preventivas, com foco em estimular a permanência dos alunos na escola, combater a violência e promover a busca de oportunidades no futuro.

Alguns deputados estaduais compararam a convocação feita pelo MPE (Ministério Público Estadual) ao de uma condução coercitiva – quando uma pessoa é levada obrigatoriamente a prestar esclarecimentos-.

Conforme mostrado pelo Dourados News, os parlamentares Pedro Kemp, João Grandão e Amarildo Cruz (PT) se posicionaram contrários ao fato. Cruz, inclusive, classificou o evento como arbitrário. "Isso é uma condução coercitiva". O mesmo discurso foi tomado pelos deputados Onevan de Matos (PSDB) e Paulo Siufi (PMDB).

A promotora da Justiça da Infância e da Juventude Fabricia Barbosa Lima afirmou que nesta tarde ao Dourados News que "é uma forma bastante equivocada comparar a convocação com uma condução coercitiva".

Na Assembleia Legislativa foi aprovada uma moção de repúdio contra a medida pedindo ainda à procuradoria-geral do Ministério Público o cancelamento da audiência que contará com palestra do procurador de Justiça Sérgio Harfouche.

Sobre essa questão, a promotora citou que não houveram mudanças na programação e voltou a citar sobre a legalidade da convocação, bem como a possibilidade de justificativas.

"Os pais que não comparecerem e realizarem uma justificativa relevante a direção da escola não terão problemas, a intenção do evento não é arrecadar dinheiro e sim trazer a família para a escola.A convocação tem amparo legal pois o artigo 129, inciso V, do Eca diz que é obrigação do pai acompanhar a vida escolar do filho", pontuou.

No início da tarde desta quinta-feira (25) profissionais da educação lotaram o estádio Douradão para participar de capacitação do programa.

Ainda sobre a questão, a promotora disse que "em outras cidades que foi implementado o programa também houve uma convocação, então não é uma criação da promotoria da infância e muito menos sem embasamento legal".

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONTRABANDO
Após perseguição, Polícia apreende 7,5 mil pacotes de cigarros
POLÍTICA
Bolsonaro volta a defender mudanças na CNH e fim dos radares
CAMPO GRANDE
Jovem grávida é agredida, desmaia e acorda sendo estuprada
UNIGRAN
Jornada de Psicologia vai abordar trajetos e conquistas em 20 anos de história
MEIO AMBIENTE
Conciliação: danos ao Rio da Prata serão reparados por responsáveis
TRÊS LAGOAS
PMA realiza Educação Ambiental a 50 alunos de escola pública
JUDICIÁRIO
Maioria no STF vota para enquadrar homofobia como crime de racismo
DOURADOS
Servidora da UEMS lança livro sobre Letramento Digital nesta sexta
RIBAS DO RIO PARDO
Homem é preso e confessa que estuprava a sobrinha de 9 anos
SELEÇÃO
Marinha abre concurso para 90 vagas para o Corpo Auxiliar de Praças

Mais Lidas

POLÍCIA
Após pescaria, marido encontra desconhecido na frente de casa e ameaça mulher com arma em Dourados
DOURADOS
Preso em operação estava sob monitoramento por assalto
PEDRO JUAN
Três suspeitos de chacina na fronteira são presos pela polícia paraguaia
PEDRO JUAN
Seis morrem e uma criança fica ferida após ataque de pistoleiros na fronteira