Menu
Busca segunda, 19 de novembro de 2018
(67) 9860-3221
EDUCAÇÃO

Acadêmicos demonstram criatividade na produção de novos medicamentos

23 junho 2015 - 10h04

O estágio supervisionado no curso de Farmácia da Unigran é um momento crucial na formação do acadêmico. E um desafio é lançado para quem está no último ano da graduação: criar soluções inovadoras e criativas para problemas cotidianos enfrentados por quem precisa utilizar medicamentos.

A coordenadora do Estágio Supervisionado do curso de Farmácia, Cláudia Regina Baur Arfux explica que os acadêmicos se dividem em grupos e cada um recebe um princípio ativo. O objetivo é apresentar um medicamento inovador, com uma forma farmacêutica diferente do que já tem no mercado.

Os estudantes produzem o medicamento, desenvolvem a bula, a embalagem, a propaganda e todos os processos. “Com esta atividade, conseguimos avaliar o que foi aprendido durante todo o curso e em especial no estágio. Eles passaram seis meses só fazendo estágio em manipulação e saúde pública, então vemos o resultado do que foi aprendido pelo aluno”, afirma Cláudia Arfux.

Neste semestre foram criados medicamentos inovadores como o “Chocomeno”, que serve para menopausa em forma de chocolate diet; o “Appétit Kids”, uma goma que vai estimular o apetite das crianças, um antibiótico para inalação; o “Transamida”, gel transdérmico para impedir náuseas e vômitos; o “Ciclovir” trata a herpes utilizando um bastão anti-herpético, que normalmente são pomadas; o “Termo Shake” é um shake termogênico com uma composição diferente que vai acelerar a queima de gordura, para quem vai pra academia e repõe a energia.

Além de estimular a criatividade, a atividade propôs o trabalho em equipe. O grupo da acadêmica Marcela Ribeiro de Souza inventou o “Cookies Calm”, um biscoito com o princípio ativo de Metoclopramida com Prometazina, que são antieméticos e provedores da sonolência, que evitam náusea e promovem o sono.

“Nosso medicamento é voltado para cachorros de pequeno porte. Porque na hora do transporte tanto aéreo quanto térreo é muito difícil. A função é facilitar esse transporte, pensando no bem-estar e na saúde dos animais”, menciona Marcela de Souza. A estudante destaca que a atividade foi importante para o crescimento profissional.



Deixe seu Comentário

Leia Também

FISCALIZAÇÃO
MPT destina veículo para aprimorar vistoria de imóveis da União
CAMPO GRANDE
Na chuva, carro sai da pista, bate em árvore e mata 2 na BR-060
DOURADOS NEWS 18 ANOS
Pesquisador vê Dourados News como “carro chefe” do online
TEMPO
Segunda-feira de sol com aumento de nebulosidade em Dourados
SHOWBIZZ
Maísa Silva, de 16 anos, posta foto de biquíni e rebate assediador: "Nojento"
COSTA RICA
Serralheiro é preso sob suspeita de abusar criança de 5 anos em quitinete
OPORTUNIDADE
De máquina de escrever a estante, leilão oferta 12 lotes a partir de R$ 100
POLÍTICA
Bolsonaro sai em defesa de Tereza Cristina: ela tem nossa confiança
CAMPO GRANDE
Homem que se jogou do nono andar de hotel passa por cirurgia no braço
CONCURSOS
Ao menos 13 órgãos abrem inscrições nesta segunda para 1300 vagas

Mais Lidas

TEMPORAL
Fortes ventos derrubam mais de 30 árvores e deixa rastro de destruição em Dourados
FACADAS
Traficante brasileiro mata namorada dentro de cela no Paraguai
TEMPORAL
Ventos fortes derrubam árvores em Dourados
CACHOEIRINHA
Mulher denuncia e marido é encontrado em ponto de distribuição de drogas