Menu
Busca Sábado, 20 de Janeiro de 2018
(67) 9860-3221

Alunos da Unigran apresentam Trabalho de Conclusão de Curso

14 Dezembro 2012 - 10h08



Quase ao fim de cada curso, estudantes praticamente se desesperam com o tão temido Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Mas, quando é concluído e o resultado é positivo, é só comemoração. Nesta semana, acadêmicos do 8º e 10º semestre de Psicologia da UNIGRAN, apresentaram suas pesquisas para serem avaliados por professores do curso.

A disciplina de TCC tenta proporcionar ao aluno, um encontro com a pesquisa e promover a motivação para o desenvolvimento científico, é o que esclarece a professora Nayla Cristina Santiago da Silva. “Com essa pesquisa, percebemos que o aluno sai mais capacitado para ter uma reflexão maior em relação ao mercado de trabalho e é uma grande contribuição na formação profissional”, disse.

Quanto às temáticas abordadas nos trabalhos, Nayla observa: “tivemos temas bem pontuais e da atualidade como: violência sexual, violência doméstica, o alcoolismo feminino que é uma questão que está em evidência. Alguns temas buscavam fazer um paralelo com temas estudados antigamente, como a questão da histeria, esquizofrenia”.

A professora explica que o tema também tocava um pouco do particular dos alunos, algo que despertava interesse, curiosidade. Como foi o caso do estudante Fábio Cavalcante de Oliveira, que sob o tema “A religiosidade como estratégia psíquica para o equilíbrio emocional”, pesquisou algo em que ele estava vivenciando. “Esse projeto veio em um momento pessoal, em que eu estava lidando com esta questão. A questão de levar essa dimensão de religiosidade para terapia, o quanto poderia ser levado ao tratamento psicológico”.

O acadêmico do 8º semestre garante que “explorar isso foi satisfatório. O Brasil é um país extremamente religioso, é uma dimensão que os profissionais da Saúde precisam lidar. Eu estudei a religiosidade como constituição de sentido para o sofrimento do paciente e do quanto os profissionais precisam saber lidar e usar isso como manejo, adesão no tratamento em terapia. A conclusão foi que a religiosidade contribui dando um sentido, um significado do sofrimento”.

A Psicologia tem um amplo leque de pesquisas que podem ser bibliográficas. A maioria dos acadêmicos optou por este tipo de pesquisa, assim como Samanta Penalva Luque. Em seu trabalho “Estresse em alunos pré-vestibulandos”, a estudante do 8º semestre observou todos os fatores que afetam diretamente estudantes do último ano que prestam o vestibular. “Estudei aspectos da escolha, como a família influência, a forma com que os amigos também influenciam. Tem também a questão do vestibular, no momento em que a pessoa vai fazer que já é um momento estressante e depois quando espera pelo resultado”.

A aluna considera que “a adolescência é repleta de mudanças, desde quando passa pela puberdade, a relação com a família, a relação com os amigos, a forma com que lidam com o cotidiano muda. Então, desde essas mudanças, o adolescente se vê em estresse. E isso pode afetar na hora do vestibular e também no profissional que ele vai ser futuramente. Então, é importante que novas pesquisas sejam feitas para que possam ajudar o adolescente na hora dele lidar com o vestibular”.

Para a professora da disciplina estes trabalhos contribuem a partir do momento em que “os acadêmicos têm um novo foco, um novo olhar, evidenciam essa articulação de teoria e prática, contribuindo para o enriquecimento da própria área. Uma promoção desse incentivo à pesquisa, eu percebi que alguns vão continuar, muitos alunos disseram que vão publicar o trabalho, outros pensaram no mestrado, em uma pós-graduação, ou seja, ir adiante. Foi muito enriquecedor e satisfatório neste ponto para mim enquanto professora”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

MARAVILHAS DO VERÃO
Renata Fan cumpre promessa e publica foto de biquíni
MEDIDA
STJ rejeita pedido de transferência de Cunha para presídio em Brasília
STJ rejeita pedido de transferência de Cunha para presídio em Brasília
DOURADOS
UFGD divulga 969 vagas para o Sisu 2018
UFGD divulga 969 vagas para o Sisu 2018
DIFICULDADE
SPC afirma que brasileiros de todas as classes têm dificuldade para poupar
TRÂNSITO
Rodovia MS-475 segue interditada e usuários devem utilizar desvio
SAÚDE
Projeto visa dar transparência a avaliações de desempenho de UTIs
Projeto visa dar transparência a avaliações de desempenho de UTIs
DOURADOS
Iluminação pública do Esplanada é motivo de reclamações
ECONOMIA
Dólar fecha em queda pelo 3º pregão seguido, a R$ 3,2013
Dólar fecha em queda pelo 3º pregão seguido, a R$ 3,2013
TRÊS LAGOAS
Pela segunda vez, homem é detido após mostrar genitais a adolescentes
Aos policiais, o motorista negou ter cometido o ato e disse que nunca tinha visto as meninas
POLÍTICA
Defesa de Temer pede arquivamento de inquérito sobre portos

Mais Lidas

Homem é executado com 12 tiros de pistola 9 milímetros
DROGAS
Douradense é preso durante “Operação Tagi” desenvolvida pelo GAECO
GUERRA DE FACÇÕES
Justiça determina prisão de 11 envolvidos em morte brutal e liga crime ao PCC
Justiça determina prisão de 11 envolvidos em morte brutal e liga crime ao PCC
Morre em Dourados aos 66 anos Joãozinho Engraxate