Menu
Busca terça, 19 de fevereiro de 2019
(67) 9860-3221
ARQUITETURA UNIGRAN

Acadêmicos da Unigran realizam Mostra ‘A Casa do Estudante’

15 setembro 2017 - 09h31

Sob a temática ‘Flat’, acadêmicos do 2º semestre de Arquitetura e Urbanismo da Unigran projetaram ambientes para universitários de origem baiana, paraense e sul-mato-grossense, na 4ª Mostra de Projetos de Arquitetura, ‘A Casa do Estudante’. A visitação segue até o dia a 21 de setembro, no saguão do bloco 10 da Instituição.

O evento faz parte de um trabalho acadêmico que tem como elemento norteador a construção de três casas, com um programa de necessidades, visando atender a moradia de estudantes universitários. O ambiente é elaborado com conceito de arquitetura sustentável, como parte de avaliação da disciplina Projeto II: Residência, sob orientação das professoras Rosane Ferreira Lima Brogiatto e Claudia Torraca.
A proposta é desenvolver as habilidades práticas no processo de criação de projeto residencial e execução de obra. A professora Rosane Lima explica que a atividade leva os alunos a entenderem e vivenciarem a prática profissional do arquiteto e urbanista, logo no início do curso.

"Esse ano escolhemos trabalhar o tema ‘Flat’, que é um tipo de acomodação hoteleira e está chegando a Dourados. Nós temos uma unidade hoteleira com flats já sendo executada e perto da universidade tem flats sendo construídos. É um local que não tem lavanderia, para alimentação é uma cozinha pequena e aconchegante, é um sistema hoteleiro de moradia, então para os estudantes é interessante, pois a maioria vem de fora", menciona Rosane.

Os estudantes basearam cada decoração e cada edificação nas culturas da Bahia, do Pará e do Mato Grosso do Sul. A acadêmica Simone Salvador foi uma das ‘arquitetas responsáveis’ pelo projeto, exercendo todas as funções do arquiteto, administrando a obra. O grupo de Simone trabalhou a moradia estudantil com características sul-mato-grossenses.

"No nosso flat buscamos trazer a personalidade sul-mato-grossense, a cultura, a música, lembrando a realidade de um jovem estudante de Medicina Veterinária. Cada integrante imprimiu sua personalidade criando os espaços. A obra é um conjunto. Inserimos a poesia que está na letra da música do estado, o tereré, na sacada colocamos uma rede para poder lembrar da fazenda, na sala retratamos a parte da produção de suínocultura, cavalo, gado", comenta Simone Salvador.

O grupo do aluno Luiz Gustavo Cordeiro da Silva projetou um flat de 40 metros quadrados sobre a cultura do Pará. "No quarto foi trabalhado o rústico, a sala colorida, com fita e painéis amarelos, a cozinha voltada para questão caipira, com caixotes e paletes, o banheiro foi decorado por azulejos de cor forte, tendo o amarelo e a madeira bem presentes, e, à maneira que a água cai, ela pode ser reutilizada. O deck da frente com madeiramento, vasos, planta com iluminação para dar destaque e um trabalho com azulejo de pedraria no jardim", cita.

Luiz Gustavo destaca que a cultura paraense é muito colorida, mas é simples. "Procuramos mostrar a cultura e a tradição. Inserimos, inclusive, o Boi-Bumbá [manifestação folclórica encontrada em quase todos os municípios paraenses], enfatiza.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASÍLIA
Bancada de MS no Congresso elege Nelsinho Trad como o coordenador do grupo
BRASIL
Marco Aurélio nega recurso e Bolsonaro terá de pagar indenização
RURAL
Em MS, Iagro e SES enfrentam venda e uso irregular de agrotóxicos na agricultura
DOURADOS
Processo contra frigorífico resulta em equipamentos a unidades hospitalares
TV
Marina Ruy Barbosa nega festinha íntima com colegas de novela
DOURADOS
Câmara revoga financiamento de R$ 5 milhões autorizado à prefeitura
BRASIL
Maior superlua do ano ocorre nesta terça-feira
BR-463
Carro de luxo roubado em SP é recuperado no mesmo dia em MS
REUNIÃO EM BRASÍLIA
Reinaldo Azambuja discute Lei Kandir e concessão da BR-163 com bancada federal
BRASIL
Morre no Rio ex-ministro João Paulo dos Reis Velloso

Mais Lidas

TRAGÉDIA
Motociclista atropela, mata criança de 1 ano em Dourados e foge do local
DOURADOS
Motorista tenta desviar de outro veículo e bate carro em árvore
NOVA ANDRADINA
Mãe de 16 anos mata filha de apenas 21 dias
DOURADOS
Um ano após pedido de demissão, ex-secretário de Délia retorna à prefeitura