Menu
Busca domingo, 21 de abril de 2019
(67) 9860-3221
ARQUITETURA UNIGRAN

Acadêmicos da Unigran realizam Mostra ‘A Casa do Estudante’

15 setembro 2017 - 09h31

Sob a temática ‘Flat’, acadêmicos do 2º semestre de Arquitetura e Urbanismo da Unigran projetaram ambientes para universitários de origem baiana, paraense e sul-mato-grossense, na 4ª Mostra de Projetos de Arquitetura, ‘A Casa do Estudante’. A visitação segue até o dia a 21 de setembro, no saguão do bloco 10 da Instituição.

O evento faz parte de um trabalho acadêmico que tem como elemento norteador a construção de três casas, com um programa de necessidades, visando atender a moradia de estudantes universitários. O ambiente é elaborado com conceito de arquitetura sustentável, como parte de avaliação da disciplina Projeto II: Residência, sob orientação das professoras Rosane Ferreira Lima Brogiatto e Claudia Torraca.
A proposta é desenvolver as habilidades práticas no processo de criação de projeto residencial e execução de obra. A professora Rosane Lima explica que a atividade leva os alunos a entenderem e vivenciarem a prática profissional do arquiteto e urbanista, logo no início do curso.

"Esse ano escolhemos trabalhar o tema ‘Flat’, que é um tipo de acomodação hoteleira e está chegando a Dourados. Nós temos uma unidade hoteleira com flats já sendo executada e perto da universidade tem flats sendo construídos. É um local que não tem lavanderia, para alimentação é uma cozinha pequena e aconchegante, é um sistema hoteleiro de moradia, então para os estudantes é interessante, pois a maioria vem de fora", menciona Rosane.

Os estudantes basearam cada decoração e cada edificação nas culturas da Bahia, do Pará e do Mato Grosso do Sul. A acadêmica Simone Salvador foi uma das ‘arquitetas responsáveis’ pelo projeto, exercendo todas as funções do arquiteto, administrando a obra. O grupo de Simone trabalhou a moradia estudantil com características sul-mato-grossenses.

"No nosso flat buscamos trazer a personalidade sul-mato-grossense, a cultura, a música, lembrando a realidade de um jovem estudante de Medicina Veterinária. Cada integrante imprimiu sua personalidade criando os espaços. A obra é um conjunto. Inserimos a poesia que está na letra da música do estado, o tereré, na sacada colocamos uma rede para poder lembrar da fazenda, na sala retratamos a parte da produção de suínocultura, cavalo, gado", comenta Simone Salvador.

O grupo do aluno Luiz Gustavo Cordeiro da Silva projetou um flat de 40 metros quadrados sobre a cultura do Pará. "No quarto foi trabalhado o rústico, a sala colorida, com fita e painéis amarelos, a cozinha voltada para questão caipira, com caixotes e paletes, o banheiro foi decorado por azulejos de cor forte, tendo o amarelo e a madeira bem presentes, e, à maneira que a água cai, ela pode ser reutilizada. O deck da frente com madeiramento, vasos, planta com iluminação para dar destaque e um trabalho com azulejo de pedraria no jardim", cita.

Luiz Gustavo destaca que a cultura paraense é muito colorida, mas é simples. "Procuramos mostrar a cultura e a tradição. Inserimos, inclusive, o Boi-Bumbá [manifestação folclórica encontrada em quase todos os municípios paraenses], enfatiza.

Deixe seu Comentário

Leia Também

MS
Bebê nasce na BR-163/MS à caminho de hospital
TRAGÉDIA
Casal morre em acidente de moto próximo a Ponta Porã
BRASIL
Bombeiros resgatam a última vítima desaparecida nos escombros de desabamento na Muzema
CORUMBÁ
Jovem morre afogado em piscina de clube
ESPORTES
Algoz de brasileiro lidera premiações no UFC São Petersburgo
NOVA ANDRADINA
Polícia Militar apreende pistola de ar comprimido com jovens
BRASIL
Contratos de patrocínio da Petrobras passam por revisão, diz Bolsonaro
MUNDO
Sri Lanka: ataques a igrejas e hotéis matam 200 e ferem 400
DOURADOS
Homem é preso por embriagar três adolescentes no Jardim Guanabara
DOURADOS
Homem é preso com revólver e munições

Mais Lidas

POLÍCIA
Mulher de 41 anos é assaltada e estuprada próximo à feira-livre
DOURADOS
Indígena que morreu atropelada na MS-156 tinha 25 anos
CAARAPÓ
PF apreende quase meia tonelada de maconha em tanque de carreta
PONTA PORÃ
Homem é encontrado com as mãos decepadas na região de fronteira