Menu
Busca domingo, 23 de fevereiro de 2020
(67) 9860-3221
ARTIGO

A Equoterapia é para todos?

09 outubro 2019 - 07h09Por Denise Caramori de Souza

A Equoterapia é uma potente aliada para diversos ganhos com a criança em fase escolar já que nosso amigo cavalo é utilizado como instrumento pedagógico. Quais são estes ganhos? Melhora na concentração, melhora na coordenação, melhora na auto estima, e uma das grandes vantagens e o maior diferencial dela comparado à outras terapias, é que por ser uma terapia ao ar livre e extremamente dinâmica, é prazeroso realizá-la. Lembrando que todo o conhecimento e todo o desenvolvimento da criança depende de exposição ao meio e dos estímulos advindos deste. 

A utilização do cavalo de forma terapêutica necessita o desenvolvimento de uma relação de equilíbrio emocional para que o cavalo entenda, confie e coopere no trabalho diário. Proporcionando a quem pratica, uma evolução significativa nos aspectos psicológico, comportamental, social e motor. 

A Associação Nacional de Equoterapia, (ANDE –BRASIL), adotou o termo “Equoterapia”, registrando-o no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), em 06 de Julho de 1999. O termo “Equoterapia” denomina todas as práticas que utilizam o cavalo, as técnicas de equitação e as atividades equestres, visando ao desenvolvimento global e a reabilitação ou educação do praticante. É um método terapêutico e pedagógico, que utiliza o cavalo, com uma abordagem interdisciplinar, nas áreas da saúde, da educação e da equitação. O benefício é nítido e não exclusivo à crianças com deficiência e/ou necessidades especiais.   

A Equoterapia é utilizada também no tratamento da insônia, e auxilia na melhora da tomada de decisões com mais rapidez e autoestima, o espirito de decisão, a iniciativa e a resolução, a perseverança, a calma e o domínio de si mesmo. O cavalo possui três andaduras naturais: o passo, o trote e o galope. Como é uma terapia individualizada, o tipo de andadura utilizada na pratica será escolhida de acordo com um programa especifico para cada praticante de forma gradual.

A finalidade da prática da Equoterapia tem objetivos a serem alcançados e estes dividem-se basicamente em dois: o primeiro tem intenções médicas e terapêuticas visando a reabilitação; e o segundo, com fins educacionais e sociais com aplicações de técnicas psicopedagógicas, visando a integração ou reintegração sociofamiliar, colaborando de forma profunda na concentração e na atenção durante todo o tempo, o que para o praticante é um desafio.

O cavalo é pura psicomotricidade, com seus movimentos e sua simbologia de força e poder proporciona ao praticante o desenvolvimento motor, maior independência, motivação e autoconfiança, por isso mesmo é uma atividade para todos, uma terapia acessível e ímpar para o desenvolvimento de todo e qualquer ser humano. Ninguém se envolve com cavalos para se tornar uma pessoa melhor, ou para encontrar um significado melhor para a sua vida, ou ainda para fazer do mundo um lugar melhor, mas na maioria das vezes é isso o que acontece. Os cavalos tem um coração tão puro, que ajudam a curar o nosso, por isso a Equoterapia traz também, tanto benefício no auxílio ao tratamento contra a depressão de crianças, jovens, adultos e idosos.  

O foco da Equoterapia não está nas necessidades, e sim nas potencialidades de cada praticante. A composição mínima da equipe básica de um centro de Equoterapia deve ser de três profissionais: um fisioterapeuta, um psicólogo e um profissional da equitação habilitado em Equoterapia, contando com o apoio do cavalo como amigo e principal instrumento na terapia, de um auxiliar guia, e do tratador do animal. Os atendimentos começam à partir de uma avaliação médica, psicológica e fisioterápica do praticante.

A Equoterapia começa com um sonho e é realizada com segurança, responsabilidade e amor, unindo exercício, disciplina, alegria e afeto.

“Nas duras batalhas da vida, onde nunca faltarão quedas, teremos sempre coragem para levantar depressa e montar outra vez, firmes, a olhar em frente. Isto nós aprendemos no doce abrigo do lombo do leal amigo, o cavalo.” Cad.Lucas/Colaboração TCel Marcon. 

*Psicopedagoga/Terapeuta; Equoterapeuta/Equitadora - denicaramori@hotmail.com
    
  

Deixe seu Comentário

Leia Também

LEGISLATIVO
Relatórios da Secretaria de Saúde serão apresentados na próxima semana
CUIDADOS
Corpo de Bombeiros orienta para um feriado de Carnaval em segurança
DOAÇÃO DE SANGUE
Confira o cronograma do Hemosul para atendimento de carnaval
INTERNACIONAL
China já tem mais de 2.300 casos do novo coronavírus
TJMS
Expediente no Judiciário retorna apenas na quinta-feira
CAMPO GRANDE
Justiça manda município reformar escola rural pioneira
CAMPO GRANDE
Bandidos invadem condomínio de luxo e levam joias, dinheiro e armas
CAMPEONATO CARIOCA
Flamengo e Boavista decidem primeiro turno neste sábado
SEGURANÇA PÚBLICA
Operação Fronteira Segura é deflagrada no Sul do Estado
CORUMBÁ
Homem morre ao ser esfaqueado e assassino é preso

Mais Lidas

WEIMAR TORRES
Mulher morre após bater em carro que roletou avenida
JARDIM GUAICURUS
Jovem resgatada foge da UPA e tenta subir em torre mais uma vez
FÁTIMA DO SUL
Polícia prende homem que matou namorada a marteladas
FRONTEIRA
Suspeitos de matar jornalista são presos em operação