17/07/2017 11h20 -

99% dos usuários afirmam que indicariam o HU a familiares. diz pesquisa


Da Redação
 

Em pesquisa realizada no primeiro semestre deste ano, os usuários do HU (Hospital Universitário) da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) foram quase unânimes em afirmar que indicariam a instituição para algum familiar. Dos 593 entrevistados no 1º ciclo da Pesquisa de Satisfação dos Usuários de 2017, 99% respondeu de forma positiva ao questionamento.

A pesquisa é realizada há quatro anos na maior parte dos hospitais filiados à rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e é aplicada pelas equipes de Ouvidoria de cada instituição. E de acordo com a ouvidora do HU de Dourados, Edméia Barrios, é um dos meios de os cidadãos que fazem uso do hospital participarem da avaliação dos serviços prestados, conforme preconiza o Decreto 6.932/2009.

Além do quesito "indicação a familiares", a pesquisa avalia a satisfação do usuário sobre outros tópicos como tempo de espera, estrutura e atendimento, em oito perguntas. O questionário foi aplicado entre 2 de maio e 23 de junho, tendo sido abordados pacientes ambulatoriais e de internação.

Nas oito áreas avaliadas, o HU teve índices superiores a 70%, chegando a média geral do índice de satisfação a 81,88%. Outro aspecto relevante identificado pela pesquisa é a aprovação ao atendimento prestado: o índice de satisfação para o cuidado dispensado pelas equipes de saúde, incluindo gentileza e tratamento assistencial, ficou em 90,89%, e o atendimento realizado pelas recepções, em 87,23%.

"Vemos ano a ano a melhoria nos nossos índices e estamos buscando melhorar ainda mais. Eles refletem o comprometimento dos nossos colaboradores com o usuário do SUS em todos os setores do hospital. Utilizamos esses dados para nortear o planejamento estratégico da instituição, sendo de extrema importância a fidedignidade dos resultados e a ampla divulgação entre os colaboradores", destaca a superintendente do HU, Mariana Croda.

A iniciativa

A Pesquisa de Satisfação dos Usuários dos Hospitais Universitários Federais é uma iniciativa da Ouvidoria Geral da Ebserh e tem por objetivo avaliar a percepção de satisfação dos usuários dos hospitais sob sua gestão, com vistas ao aprimoramento da qualidade do atendimento.

A medida foi aplicada simultaneamente em 33 hospitais (HU, HC ou Maternidade) cuja gestão é de responsabilidade da empresa.

A Ebserh é uma estatal vinculada ao Ministério da Educação, que atualmente administra 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Envie seu Comentário