Menu
Busca terça, 17 de setembro de 2019
(67) 9860-3221

"Velha guarda" propaga nome de ex-prefeito para a sucessão

01 julho 2015 - 08h15

#Velha guarda

O ex-prefeito e deputado constituinte José Elias Moreira estaria sendo assediado por velhos companheiros para que coloque seu nome para disputar a sucessão de Murilo Zauith (PSB). Movimentação nesse sentido ganhou força nos últimos dias. Primeiro, pelos parceiros, povo da velha guarda, moradores quando ele era prefeito e Dourados tinha pouco mais de 100 mil habitantes.

....

#Primeiro

Recentemente, durante em entrevista sobre a mobilidade urbana, o arquiteto Luiz Carlos Ribeiro citou que Zé Elias foi o “primeiro prefeito a pensar Dourados” para o futuro. Foi na administração dele, no final da década de 1970, início dos anos 1980, que Dourados ganhou os primeiros metros de tubulação para a rede de galerias pluviais e a cidade foi contemplada com projeto de urbanização de Jaime Lerner, gestor que transformou Curitiba.

....

#Invisíveis

Hoje o assunto já ganhou as redes sociais. Muitos dos que ‘viveram’ a administração de Zé Elias comentam o ex-prefeito investiu muito em obras que ficaram “invisíveis” depois de concluídas, mas que puseram fim aos alagamentos da região central de Dourados. Outros citam os parques ambientais (Arnulpho Fioravanti e Antenor Martins), cujos lagos tinham tudo para ser cartão postal, mas ficaram entregues ao abandono.

....

#Hipótese

Amigo do deputado federal Zeca do PT, de quem foi secretário de Meio Ambiente no último ano de governo do petista, Zé Elias já teve o nome especulado até mesmo entre setores do PT em Dourados, como alternativa à possível polarização entre Geraldo Resende (PMDB) e Marçal Filho (PSDB) ou Zé Teixeira (DEM). Zé Elias está filiado atualmente ao nanico PSL.

....

#Zerou

A Câmara de Naviraí cassou, ontem à noite, o mandato de mais cinco vereadores acusados de envolvimento no escândalo de corrupção desmontado no ano passado pela Polícia Federal. Outros seis já haviam perdido o mandato no início do ano e dois renunciaram para evitar a cassação em plenário. Ou seja, dos 13 vereadores eleitos em 2012 em Naviraí não ficou um. Hoje o plenário é ocupado integralmente por suplentes. Que viraram titulares.

....

#Últimos

Foram cassados ontem José Odair Gallo (PDT), José Roberto Alves (PMDB), Jaime Dutra (PT), Mário Gomes (PTdoB) e Moacir Aparecido de Andrade (PTdoB). Eles perderam o mandato por quebra de decoro após serem transformados em réus na ação penal da Operação Atenas, acusados de organização criminosa.

....

#Esquemão

O esquema montado no Legislativo incluía cobrança de propina de empresários para liberação de alvarás, pagamento de diárias fraudulentas para viagens que não aconteciam e apropriação de parte do salário de servidores através de empréstimos consignados e desvio de recursos públicos até por meio de abastecimento de veículos particulares com combustível pago pela Câmara.

....

#“Di Menor”

A Câmara dos Deputados rejeitou ontem à noite o texto-base da proposta de emenda à Constituição que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos nos casos de crimes graves. Para ser aprovada, a PEC precisava de ao menos 308 votos favoráveis – equivalentes a 3/5 do número total de deputados –, mas somente 303 deputados foram a favor. Outros 184 votos foram contra e houve três abstenções. Apesar da derrubada da matéria, a Casa ainda precisará votar o texto original, que reduz a idade penal para 16 anos em qualquer crime.

....

#Hediondo

Pela PEC, poderiam ser penalizados criminalmente os jovens com 16 anos ou mais que cometessem crimes hediondos (como latrocínio e estupro), homicídio doloso (intencional), lesão corporal grave, seguida ou não de morte, e roubo qualificado. Eles deveriam cumprir a pena em estabelecimento separado dos maiores de 18 anos e dos menores de 16 anos.

....

#Fogo

O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa afirmou ontem em sua conta no microblog twitter que apoia a posição do governo contrária à redução maioridade penal. Segundo ele, os deputados "estão brincando com fogo" ao colocar o assunto em discussão. "Quem conhece as prisões brasileiras (e os estabelecimentos de ‘ressocialização’ de menores) não apoia essa insensatez", postou o ex-presidente do STF.

....

#Combustível

Joaquim Barbosa escreveu ainda que a mudança pode trazer ‘combustível para a violência’. "A violência já é uma das marcas do Brasil. Estão adicionando um poderoso combustível a essa violência. Aguardem.", publicou no twitter. “Desconfiemos dos propósitos e da ideologia dessa maioria parlamentar que quer impor a sua agenda ao nosso país”, completou.

....

#Manipulação

Muitos especialistas manifestaram nos últimos meses preocupações com o projeto de lei. Para o professor e doutor em ciências sociais, Vitor Amorim de Angelo, a proposta, que tem mais de 80% do apoio da população brasileira, passa por um processo de manipulação midiática, e não diminuiria os índices de criminalidade no Brasil. “Hoje, nós temos mais de 500 mil presos no Brasil. De 1990 a 2013, essa população cresceu mais de 500%. No entanto, os crimes não diminuíram”, diz.

....

#Tapete

Já para o juiz da 1ª Vara da infância de São Paulo, Luis Fernando Vidal, discutir a redução sem investir em outros campos é varrer sujeira para baixo do tapete: “Precisamos investir com seriedade e qualidade nas políticas públicas, especialmente aquelas de caráter preventivo, a fim de evitar a incidência infracional, e nas medidas socioeducativas em meio aberto, para evitar os malefícios desastrosos da privação da liberdade. É por isso que toda a discussão hoje estabelecida é inócua e meramente retórica. Sem investir em políticas públicas, estaremos a varrer sujeira para baixo do tapete.”

....

Comentários, críticas e sugestões: cafeamargocoluna@gmail.com

Deixe seu Comentário

Leia Também

ITAPORÃ
TRE fará atendimento aos sábados para atingir meta de cadastramento
19 anos
Camisetas ingresso da 2ª Peixada do Dourados News estarão a venda na Unigran Net MasterClass
DOURADOS
Suspeito de matar pai e filho e atear fogo nos corpos é preso
CRIME AMBIENTAL
Homem é multado em R$ 7 mil por desmatamento
TEMPO
Sem chuvas há 15 dias, calor e baixa umidade permanecem em Dourados
DOURADOS
Pai e filho podem ter sido mortos após bebedeira no Panambi
DECORAÇÃO
Preguiça / medo de decorar? Deixe o papel de parede fazer o trabalho por você!
BR-463
Polícia encontra quase 300kg de maconha dentro de veículo
OPERAÇÃO BREAKING BAD
Antes de ser levada à São Paulo, cocaína passava por laboratório em MS
BRASIL
Projeto que amplia posse de arma no campo é sancionado

Mais Lidas

DOURADOS
Carro roleta Marcelino, bate em moto e deixa jovem ferida
EMPREENDENDO NO BAIRRO
Distante 8 km do Centro, moradores do Parque II só sentem falta de lotérica no comércio do bairro
IVINHEMA
Pescador encontra cadáver às margens de rio e informa a Polícia
FRONTEIRA
Empresário brasileiro atacado por pistoleiros não resiste a ferimentos e morre