Menu
Busca sábado, 22 de setembro de 2018
(67) 9860-3221

"Velha guarda" propaga nome de ex-prefeito para a sucessão

01 julho 2015 - 08h15

#Velha guarda

O ex-prefeito e deputado constituinte José Elias Moreira estaria sendo assediado por velhos companheiros para que coloque seu nome para disputar a sucessão de Murilo Zauith (PSB). Movimentação nesse sentido ganhou força nos últimos dias. Primeiro, pelos parceiros, povo da velha guarda, moradores quando ele era prefeito e Dourados tinha pouco mais de 100 mil habitantes.

....

#Primeiro

Recentemente, durante em entrevista sobre a mobilidade urbana, o arquiteto Luiz Carlos Ribeiro citou que Zé Elias foi o “primeiro prefeito a pensar Dourados” para o futuro. Foi na administração dele, no final da década de 1970, início dos anos 1980, que Dourados ganhou os primeiros metros de tubulação para a rede de galerias pluviais e a cidade foi contemplada com projeto de urbanização de Jaime Lerner, gestor que transformou Curitiba.

....

#Invisíveis

Hoje o assunto já ganhou as redes sociais. Muitos dos que ‘viveram’ a administração de Zé Elias comentam o ex-prefeito investiu muito em obras que ficaram “invisíveis” depois de concluídas, mas que puseram fim aos alagamentos da região central de Dourados. Outros citam os parques ambientais (Arnulpho Fioravanti e Antenor Martins), cujos lagos tinham tudo para ser cartão postal, mas ficaram entregues ao abandono.

....

#Hipótese

Amigo do deputado federal Zeca do PT, de quem foi secretário de Meio Ambiente no último ano de governo do petista, Zé Elias já teve o nome especulado até mesmo entre setores do PT em Dourados, como alternativa à possível polarização entre Geraldo Resende (PMDB) e Marçal Filho (PSDB) ou Zé Teixeira (DEM). Zé Elias está filiado atualmente ao nanico PSL.

....

#Zerou

A Câmara de Naviraí cassou, ontem à noite, o mandato de mais cinco vereadores acusados de envolvimento no escândalo de corrupção desmontado no ano passado pela Polícia Federal. Outros seis já haviam perdido o mandato no início do ano e dois renunciaram para evitar a cassação em plenário. Ou seja, dos 13 vereadores eleitos em 2012 em Naviraí não ficou um. Hoje o plenário é ocupado integralmente por suplentes. Que viraram titulares.

....

#Últimos

Foram cassados ontem José Odair Gallo (PDT), José Roberto Alves (PMDB), Jaime Dutra (PT), Mário Gomes (PTdoB) e Moacir Aparecido de Andrade (PTdoB). Eles perderam o mandato por quebra de decoro após serem transformados em réus na ação penal da Operação Atenas, acusados de organização criminosa.

....

#Esquemão

O esquema montado no Legislativo incluía cobrança de propina de empresários para liberação de alvarás, pagamento de diárias fraudulentas para viagens que não aconteciam e apropriação de parte do salário de servidores através de empréstimos consignados e desvio de recursos públicos até por meio de abastecimento de veículos particulares com combustível pago pela Câmara.

....

#“Di Menor”

A Câmara dos Deputados rejeitou ontem à noite o texto-base da proposta de emenda à Constituição que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos nos casos de crimes graves. Para ser aprovada, a PEC precisava de ao menos 308 votos favoráveis – equivalentes a 3/5 do número total de deputados –, mas somente 303 deputados foram a favor. Outros 184 votos foram contra e houve três abstenções. Apesar da derrubada da matéria, a Casa ainda precisará votar o texto original, que reduz a idade penal para 16 anos em qualquer crime.

....

#Hediondo

Pela PEC, poderiam ser penalizados criminalmente os jovens com 16 anos ou mais que cometessem crimes hediondos (como latrocínio e estupro), homicídio doloso (intencional), lesão corporal grave, seguida ou não de morte, e roubo qualificado. Eles deveriam cumprir a pena em estabelecimento separado dos maiores de 18 anos e dos menores de 16 anos.

....

#Fogo

O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa afirmou ontem em sua conta no microblog twitter que apoia a posição do governo contrária à redução maioridade penal. Segundo ele, os deputados "estão brincando com fogo" ao colocar o assunto em discussão. "Quem conhece as prisões brasileiras (e os estabelecimentos de ‘ressocialização’ de menores) não apoia essa insensatez", postou o ex-presidente do STF.

....

#Combustível

Joaquim Barbosa escreveu ainda que a mudança pode trazer ‘combustível para a violência’. "A violência já é uma das marcas do Brasil. Estão adicionando um poderoso combustível a essa violência. Aguardem.", publicou no twitter. “Desconfiemos dos propósitos e da ideologia dessa maioria parlamentar que quer impor a sua agenda ao nosso país”, completou.

....

#Manipulação

Muitos especialistas manifestaram nos últimos meses preocupações com o projeto de lei. Para o professor e doutor em ciências sociais, Vitor Amorim de Angelo, a proposta, que tem mais de 80% do apoio da população brasileira, passa por um processo de manipulação midiática, e não diminuiria os índices de criminalidade no Brasil. “Hoje, nós temos mais de 500 mil presos no Brasil. De 1990 a 2013, essa população cresceu mais de 500%. No entanto, os crimes não diminuíram”, diz.

....

#Tapete

Já para o juiz da 1ª Vara da infância de São Paulo, Luis Fernando Vidal, discutir a redução sem investir em outros campos é varrer sujeira para baixo do tapete: “Precisamos investir com seriedade e qualidade nas políticas públicas, especialmente aquelas de caráter preventivo, a fim de evitar a incidência infracional, e nas medidas socioeducativas em meio aberto, para evitar os malefícios desastrosos da privação da liberdade. É por isso que toda a discussão hoje estabelecida é inócua e meramente retórica. Sem investir em políticas públicas, estaremos a varrer sujeira para baixo do tapete.”

....

Comentários, críticas e sugestões: cafeamargocoluna@gmail.com

Deixe seu Comentário

Leia Também

CORUMBÁ
Cavalos em rodovia causam acidente e deixam duas pessoa mortas
DOURADOS
Jovem é encontrada morta no Jardim Pelicano
EMPREGO
20 empresa estão com inscrições abertas para trainee; veja lista
ESPORTE
Sediado em Dourados, festival paralímpico fortalece inclusão e superação de limites
PORTE
Jovem é preso com armas e maconha que seriam levados para Goiás
INTOLERÂNCIA
Concurso elege Miss e Mister Gay Mato Grosso do Sul neste sábado
ANASTÁCIO
Idoso é preso suspeito de aliciar e estuprar menina de 9 anos
PROJETO
Anatel inicia amanhã programa para bloquear celular irregular em MS
CAPACITAÇÃO
Sebrae realiza curso sobre gerenciamento de oficinas mecânicas
TRÁFICO
Mulher é flagrada com 57 quilos de maconha em duas malas

Mais Lidas

DIOCLÉCIO ARTUZI
Polícia divulga imagens de criança de 1 ano desaparecida em Dourados
DOURADOS
Criança de 1 ano desaparece de dentro de casa no Dioclécio Artuzi
OPERAÇÃO NEPSIS
Ação conjunta prende cinco Policiais Rodoviários Federais em MS
OPERAÇÃO NEPSIS
Ação cumpre mandados de prisão contra suspeitos de contrabando