Menu
Busca terça, 14 de agosto de 2018
(67) 9860-3221

Seja feita a vossa vontade!

04 maio 2011 - 15h50

Há vários anos, logo após a ordenação sacerdotal, presidi os funerais de uma tia, que havia falecido repentinamente. Lembro que, em dado momento, se aproximou de mim uma prima e me disse acabrunhada: «Bem se vê que Deus não quer ver ninguém feliz!»

Jamais consegui esquecer essas palavras! Pode ser que, durante a missa de corpo presente, eu tenha dito, como muita gente ainda hoje costuma fazer: «Paciência! É vontade de Deus!» Naturalmente, tais afirmações só podem machucar a quem está sofrendo. Ao longo dos meus anos de atividade pastoral, foram centenas as vezes que ouvi respostas semelhantes diante de pessoas que choravam a perda de entes queridos – ou de bens indispensáveis para a vida –, devido a assassinatos, enchentes, estiagens, acidentes de trânsito, etc.

Como se isso não bastasse para desfigurar a imagem de Deus, há pessoas que se perguntam diante do sofrimento: «Que pecado eu cometi para merecer esse castigo?». A pergunta não é de hoje, se já os apóstolos a dirigiram a Jesus: «Mestre, quem pecou para esse coitado nascer cego?» (Jo 9,2).

Foi o que aconteceu com um padre amigo que, há seis ou sete anos, deixou o ministério sacerdotal. Infelizmente, pouco tempo depois do casamento, celebrado com as devidas dispensas do Vaticano, ele adoeceu gravemente, vindo a falecer. Não foram poucas as pessoas que repetiam ao pé do ouvido umas das outras: «Castigo de Deus!»
Deus não castiga ninguém! Se o fizesse, estaria negando a si próprio. Se existe castigo, ele é fruto das escolhas de cada pessoa: «Cada um colhe aquilo que semeia. Quem semeia no pecado, do pecado colhe a corrupção; quem semeia no Espírito, do Espírito colhe a vida eterna» (Gl 6,7-8).

Infelizmente, uma leitura superficial e fundamentalista da Bíblia pode dar margem a interpretações equivocadas. Eis um exemplo concreto: ouvindo Jesus afirmar: «Nem um só pardal cai por terra sem o consentimento de vosso Pai» (Mt 10,29), os italianos cunharam o provérbio: «Não se move folha que Deus não queira». Talvez seja por isso que alguns deles passam como blasfemadores inveterados: atribuindo tudo a Deus, ele se torna o culpado de todos os males!

Qual é, então, a vontade Deus? Por ser amor, ele só pode querer o bem e a felicidade de seus filhos. Jamais pactua com a maldade. Tudo o que é fruto do pecado – guerras, homicídios, estupros, roubos, acidentes de trânsito por excesso de bebida ou de velocidade, etc. – não é vontade de Deus, mas expressão de uma liberdade humana mal direcionada. A vontade de Deus é que, em cada momento e circunstância, escolhamos somente o amor, tendo sempre em vista a construção de um mundo justo e solidário.

Quanto aos males assim ditos “naturais” (enchentes, estiagens, terremotos, vulcões, aquecimento global, etc.), alguns são causados pela ambição ou pelo descuido do homem, e outros pelas leis que regem a acomodação e o ajuste da natureza e do planeta. Mas, também nesses casos, para quem se deixa guiar pela fé e pelo amor, Deus é capaz de obter o bem do próprio mal. Foi o que explicou Jesus a quem atribuía a cegueira ao pecado: «Nem ele nem seus pais pecaram, mas ela é uma ocasião para se manifestarem as obras de Deus» (Jo 9,3).

“Manifestar as obras de Deus”: este o fio de ouro capaz de dar sentido a todos os erros e sofrimentos que maculam a história da humanidade. Quem acolhe Deus em sua vida, encontrará a sua vontade até mesmo em circunstâncias que nada têm em comum com ela. Isso acontece quando ele consegue “digerir” situações dolorosas e, às vezes, até mesmo injustas, oferecendo-as a Deus pelo bem da sociedade. Para quem acredita que «tudo coopera para o bem dos que amam a Deus» (Rm 8,28), o acaso não existe e nada na vida acontece em vão, pois sabe que, sobre cada evento natural ou produzido pelo homem, paira o olhar misericordioso do Pai.

Deus sempre atende à oração de seus filhos, não, porém, de acordo com suas vontades, mas de suas necessidades. É o que a Carta aos Hebreus garante que aconteceu com o próprio Jesus: «Durante a sua vida na terra, Jesus dirigiu preces e súplicas, com forte clamor e lágrimas, ao Deus que o podia salvar da morte. E Deus o escutou, por sua obediência, tornando-o fonte de salvação eterna para todos os que fazem a sua vontade» (Hb 5,7.9).

Deixe seu Comentário

Leia Também

UAUUUUU!!
Susana Werner posa de biquíni fio e rende elogios no Instagram
AUDIÊNCIA
Gestores cobram da União percentual fixo para gastos com saúde
DOURADOS
Pais são homenageados pelo grupo ABV
EDUCAÇÃO
Simpósio de Cirurgia Plástica será realizado em Dourados
MEIO AMBIENTE
Onça-pintada resgatada recebe tratamento em universidade de MS
ELEIÇÕES 2018
Amôedo registra e já são seis candidatos à presidência oficializados no TSE
RIBAS DO RIO PARDO
Polícia faz operação contra revendas clandestinas de botijões
BRASIL
Governo e concessionárias discutem relicitação no setor de transportes
MS-376
Motorista perde controle e carreta cai em ribanceira
SECURA
Após dias chuvosos, umidade do ar volta a baixar e bate 25% em Dourados

Mais Lidas

DOURADOS
Homem encontrado morto em obra estava desaparecido desde sexta-feira
DOURADOS
Homem é encontrado morto em obra com as mãos e pés amarrados
DOURADOS
Rapaz foi morto com duas facadas no pescoço
DOURADOS
Corpo é encontrado no Jardim Carisma