Menu
Busca segunda, 17 de fevereiro de 2020
(67) 9860-3221
COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

Volta às aulas: como oferecer um lanche escolar balanceado aliado a economia?

E-mail: contatonutrifernanda@gmail.com

27 janeiro 2020 - 07h01

Antes de mais nada, é importante perceber que a falta de tempo não deve ser desculpa para que se coloque qualquer coisa na lancheira das crianças. Muitos pais e mães preenchem o espaço das lancheiras com lanches industrializados e que fazem mal à saúde dos pequenos, sendo assim decisivo ponderar que a hora do lanche na escola deve ser um momento não somente de recreação e divertimento, mas também de educação alimentar, a fim de proporcionar uma vida saudável às crianças.

Talvez essas informações descritas sejam de conhecimento geral, visto que a maioria dos adultos tem total convicção da importância de uma boa alimentação. Porém, o que parece atrapalhar esse processo muitas vezes é o fator preço. Como economizar no lanche da escola?

Antes de mais nada, é importante definir e planejar um cardápio invés de deixar para separar o lanche no mesmo dia ou no dia anterior. Esse planejamento pode ajudar muito no quesito economia ao bolso dos pais, e com um cardápio elaborado, é possível criar uma variedade maior de lanches e sair da monotonia alimentar. Por meio do planejamento alimentar, é possível também perceber que tipos de nutrientes podem estar faltando na alimentação das crianças.

Similarmente, com um cardápio previamente elaborado, os pais podem comprar tudo o que vão utilizar na montagem dos lanches, e com isso evitam adquirir em comércios locais como padarias e mercearias, que geralmente cobram a mais pelos mesmos produtos encontrados nos supermercados.

Além do planejamento, a dica importante é: não leve as crianças ao supermercado se a intensão é economia e saúde. Crianças são curiosas e muito influenciadas por cores e embalagens bonitas. Além disso, o quesito preço não é compreendido da mesma forma por pais e filhos pequenos. Uma pesquisa de preços deve ser feita com calma e lógica.

Falando em saúde, para se ter saúde é preciso colocar a mão na massa, então a próxima dica é: pais cozinhe com seu filho, faça bolos saudáveis! Os bolos podem ser uma alternativa, pois são boas fontes de carboidratos desde que preparados de maneira saudável. Agora se a queixa é falta de tempo, inclua todos os dias uma fruta na lancheira, se possível, permitindo que a criança escolha qual ela deseja levar.

 O consumo de frutas é importante porque contém vitaminas e minerais, e você pode estimular o consumo se elas forem cortadas em formatos diferentes. Além de serem práticas e saudáveis, as frutas fornecem sensação de saciedade, hidratam e são ainda alimentos úteis para quem não tem tempo de preparar lanches muito elaborados.

Mas só a fruta não é o suficiente, lembre-se que o ideal é que o lanche escolar ofereça sempre uma porção de carboidrato, que fornece energia, como pães, bolachas (de preferência integrais e sem recheio) e bolos simples; uma porção de frutas (frutas, suco de fruta natural ou água de coco) responsáveis pelas vitaminas, minerais e fibras e por fim, uma porção de lácteos (leite, queijos e iogurtes) para proteínas.

No mais, deve-se evitar incluir bebidas como refrigerantes, sucos de frutas de caixinha (néctar), bebida de soja e lácteas (com sabor ou chocolate), assim como alimentos ultra processados, como bolinhos recheados, bolachas recheadas, salgadinhos, chocolates e etc. Estes alimentos contém uma grande quantidade de açúcar e de gorduras de má qualidade (gordura saturada e gordura vegetal), que aumentam o risco de desenvolver doenças crônicas como obesidade e diabetes por exemplo.

Se possível prepare junto com seus filhos a lancheira deles, dê opções saudáveis e faça com que a criança desenvolva interesse pelo comer bem e saudável. Cozinhe junto com seus filhos, assim estará estimulando o gosto deles pela alimentação saudável.

*Especialização em Nutrição Esportiva, Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia - CRN3 27940. Escreve para o Dourados News.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Arroz parboilizado preserva mais propriedades nutritivas naturais do que o branco polido
Alimentação rica em fibra ajuda a prevenir a diverticulite
Gordofobia: um preconceito grave
Volta às aulas: como oferecer um lanche escolar balanceado aliado a economia?
Orégano: muito mais que um temperinho

Mais Lidas

VILA SÃO BRÁS
Venezuelanos são flagrados consumindo maconha em bairro de Dourados
HARRISON DE FIGUEIREDO
Adolescente é detido e jovem é presa por tráfico, receptação e posse
DOURADOS
Dupla é presa por porte e posse ilegal de arma de fogo
FURTOS
Ladrões fazem “arrastão” e levam motos em Dourados