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COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

Você está realmente motivado para emagrecer?

E-mail: contatonutrifernanda@gmail.com

06 janeiro 2020 - 00h03

Muitas pessoas querem emagrecer, mas não estão suficientemente motivadas. O processo de emagrecimento pode ser desafiador, mas para ter um resultado eficiente o mais importante é trabalhar a mudança de hábito. Mudar hábitos requer bastante esforço e disciplina, para isso existem estratégias que contribuem na motivação para quem procura um estilo de vida mais saudável e conseqüentemente a perda de peso, são elas: 

Saúde em primeiro lugar: o sobrepeso e a obesidade são considerados fatores de risco para diversas doenças, como diabetes, hipertensão, colesterol elevado, problemas cardíacos, cálculo renal e câncer. Portanto, controlar o peso vai muito além dos fatores estéticos, tem a ver com saúde, bem-estar, longevidade e qualidade de vida. Esse é um excelente motivo para investir no emagrecimento!

Torne o seu o objetivo claro:  o processo de emagrecimento requer tempo e paciência. Em primeiro lugar você precisa saber o que quer atingir. Seja específico, racional, coerente e realista nos seus objetivos. O segredo para ter sucesso neste passo é tornar o seu objetivo claro e alcançável. Para não desanimar enquanto não alcança o seu objetivo final, estabeleça pequenas metas mensais ou quinzenais. Lembre-se: para emagrecer quinze quilos, é necessário começar eliminando o primeiro, sempre contando com a ajuda de um profissional nutricionista, é claro.

Apoio e incentivo das pessoas que estão ao seu redor: a ajuda de familiares família e amigos é fundamental para manter a motivação, portanto, converse com os seus amigos e familiares sobre os seus objetivos e novos hábitos de vida. Assim, eles podem evitar fazer convites tentadores, além de dar aquela força especial nos momentos mais difíceis.

Não se compare: as imagens de “antes e depois” que mostram casos extremos de emagrecimento e constantemente viralizam na internet podem passar uma ideia indevida e perigosa de motivação. Cada sujeito tem a sua indivudialidade metabólica. O processo de emagrecimento é bastante complexo e subjetivo. O que funciona muito bem para uma pessoa, pode não fazer o mínimo efeito para a outra, porém o hábito de comprar um organismo de outro pode causar ansiedade e frustrações desnecessárias. Entenda que o corpo e organismo são únicos. Faça exames e converse com profissionais da saúde, que poderão analisar as suas necessidades e indicar o melhor caminho para o seu emagrecimento.

Comemore seus sucessos: para manter a motivação para perder peso valorize suas conquistas. Perder peso é difícil, por isso comemore todos os seus sucessos para manter-se motivado. Dê a si mesmo algum crédito quando você atingir um objetivo. Sentir orgulho de si mesmo, aumentará sua motivação.

Invista em atividades físicas prazerosas: além de favorecer o emagrecimento, praticar atividades físicas pode fortalecer a musculatura, prevenir diabetes e hipertensão, melhorar a autoestima e promover o bem-estar. Muitos acostumam abandonar as atividades físicas por não encontrarem uma modalidade que atinja suas expectativas. Existem diversas atividades leves, divertidas e prazerosas, que podem conquistar até mesmo as pessoas mais sedentárias. Nesse ponto, a dica é experimentar exercícios diferentes, até encontrar um que se adeque às sua necessidade e gostos. 

No mais, vale destacar que ao passo que vai ocorrendo o processo de mudança você pode sentir um grande desconforto, por isso é preciso muita força de vontade para seguir em frente. Conforme os dias vão passando esse sentimento vai ficando para trás, e este é o sinal de que você está incorporando os novos hábitos e colhendo os frutos do seu esforço.

Em última análise, o sucesso e o fracasso quando se trata de perda de peso depende da sua motivação. A motivação é um fator essencial.

Procure sempre se motivar, isso vai facilitar e muito não só a reeducação alimentar, mas tudo que fizeres na vida. Ao final do dia pense em tudo que conseguiu melhorar nos seus hábitos, por exemplo, se conseguiu fazer uma sessão de treino, se conseguiu incluir as verduras e frutas que você vinha lutando para conseguir, se você conseguiu abrir mão do doce que comia diariamente. Sinta-se vitorioso a cada diz! Seja paciente e acredite: tudo tem o seu tempo.

*Especialização em Nutrição Esportiva, Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia - CRN3 27940. Escreve para o Dourados News. 

 

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