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COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

Alimentação rica em fibra ajuda a prevenir a diverticulite

E-mail: contatonutrifernanda@gmail.com

10 fevereiro 2020 - 00h03

Diverticulite é uma inflamação que afeta os divertículos, pequenas bolsas que podem aparecer em qualquer parte do tubo digestivo, sendo mais comum no intestino grosso, também conhecido como cólon, e deve ser tratada o quanto antes.

Alguns fatores podem contribuir para o desenvolvimento dos divertículos, consequentemente, da diverticulite: a predisposição genética, idade e os hábitos alimentares. Os sintomas da doença são: mal-estar, dor intensa na região inferior esquerda do abdômen, febre, alterações do ritmo intestinal (seja diarreia ou prisão de ventre), náuseas e vômitos.

Vale destacar, que quando o assunto é diverticulite, mitos e verdades não faltam. Algumas pessoas acreditam que a base para evitar uma crise de diverticulite é evitar o consumo de alimentos pequenos. Mas, essa é uma recomendação antiga e controversa, pois no passado, se acreditava que a causa da diverticulite seria o impacto de uma semente ou outro alimento pequeno no orifício dos divertículos. Atualmente, se sabe que o principal fator para a diverticulite é a pressão dentro do intestino, e essa pressão tem relação direta com a consistência das fezes.

Desta forma, é de suma importância enfatizar, que dietas ricas em fibras umedecem e aumentam o volume das fezes, diminuindo o esforço para evacuar, podendo aliviar sintomas, prevenir novos divertículos e, principalmente, diminuir complicações futuras. Porém, em crises, é necessário a dieta conter poucas fibras e apenas alimentos de fácil digestão, para dar um descanso ao intestino. Nesse caso, o ideal é consultar o médico e o nutricionista.

Para exemplificar melhor, as fibras alimentares são capazes de armazenar água, aumentar a o bolo fecal e diminuir a pressão intestinal, podendo assim, reduzir os sintomas e melhorar a função do intestino, sendo a diverticulite associada a uma dieta pobre em fibras que, além de favorecer a constipação intestinal, contribui para a formação de fezes de volume pequeno e não moldadas, o que aumenta o trabalho do colón para expulsa-la em direção ao reto e ânus.

As fibras presentes nos alimentos vegetais podem existir de duas formas: insolúvel ou solúvel. Embora essas duas frações atuem no nosso organismo de maneira diferente, ambas trazem benefícios à nossa saúde. A fração insolúvel é encontrada nos cereais (farelos de um modo geral), hortaliças, frutas (especialmente nas cascas) e leguminosas. Este tipo de fibra atua principalmente na parte inferior do nosso intestino (intestino grosso), aumentando o volume fecal e fazendo com que haja a produção de fezes mais macias. Por isso, elas estão relacionadas à prevenção de prisão de ventre e de doenças como diverticulite e câncer de cólon. 

Já a fração solúvel, é encontrada principalmente em alimentos como a aveia, cevada, frutas (bagaço e polpa) e etc., este tipo de fibra atua principalmente na parte superior do trato gastrointestinal, mais especificamente no estômago e no intestino delgado, onde ocorre a digestão e absorção dos nutrientes.

Mas atenção, embora a dieta rica em fibras proporcione um alívio na constipação intestinal, a possibilidade de ocorrer a fermentação das fibras por meio da ação da flora bacteriana pode ocasionar certos sintomas como inchaço e desconforto abdominal. 

Sendo assim, a sugestão final é: aumente o seu consumo diário de fibras, mas não se esqueça que esse acréscimo deve ser gradual e acompanhado de um aumento no consumo de água, e por fim, baseie a sua alimentação em alimentos in natura ou minimamente processados. 

*Especialização em Nutrição Esportiva, Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia - CRN3 27940. Escreve para o Dourados News.

 

 

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