Menu
Busca domingo, 18 de novembro de 2018
(67) 9860-3221
AMPLAVISÃO

Eleições 2016: PT sem discurso e candidatos

26 junho 2015 - 12h30

SIMONE O marido Eduardo Rocha confessando-me: não é contra a candidatura dela a prefeita da capital, mas que não tem o poder de convence-la. E aí o deputado admitiu sorrindo: “somente o André poderá fazer com que ela aceite o desafio”.

‘WANTED’ Se as pesquisas do IPEMS mostram que a rejeição aos nomes de Giroto e Marum são bem maiores do que os índices de aceitação, o círculo vai se fechando para o PMDB encontrar outro candidato bom de votos que a disputa exige.

VONTADE de poder todos tem. Sergio Longe (FIEMS) é mais um a espera do cavalo arreado, que não aparece. Calmo e metódico, escapou da refrega em 2014 ao recusar o convite para disputar o senado pelo PT. Mas hoje ele paquera o PSDB.

EM BAIXA Se em 2008 o PT obteve 23,23% dos votos, em 2012 o petista Vander não passou de 6% para a prefeitura da capital. E para 2016 as previsões são sombrias diante do quadro local e dos desgastes do PT pelos escândalos que estão na mídia.

VEJAMOS Zeca, Pedro Kemp, Amarildo? O trio representa a estagnação quantitativa de candidatos hoje disponíveis. É como eu sempre questiono: qual liderança - de peso - o PT conseguiu atrair nos últimos 10 anos aqui no Estado? Só uma basta.

VANDER Avocou os méritos pela pluralidade de candidaturas contra Giroto, certo que o PT sairia no lucro na sucessão estadual dois anos depois. O que se viu foi o resultado adverso, com o eleitor separando os dois cenários e as duas eleições.

LEMBRANDO Casa eleição tem normas exclusivas, de acordo com o ambiente. No último pleito de Campo Grande por exemplo, os eleitores em sua maioria preferiram as caricaturas cruéis deles mesmos. Mas será que aprenderam a amarga lição?

‘VELHOS’ Se na definição de Lula o PT envelheceu, o mesmo raciocino se aplica aos dirigentes locais. É notório o desinteresse em oxigenar o partido para não se perder as boquinhas do poder. Aliás, o ingresso de Delcídio não é digerido até hoje.

A PROPÓSITO Mentiu o Lula ao dizer que hoje o pessoal do PT só pensa em cargos. O nosso ‘Brahma’ esqueceu dos 25 mil ‘companheiros’ em cargos de confiança com altos salários, ‘petezando’ o Governo desde seu primeiro mandato?

LEMBRETE: Os candidatos a prefeito do PT no pleito de 2016 terão que reunir qualidades pessoais em torno de si que superem o desastre administrativo do Planalto. A velha tática de se apoiar ou ir no vácuo do PT não deve funcionar.

ALIANÇAS Serão problemas para o PT mesmo sendo um pleito municipal. Pesará contra elas o noticiário dos escândalos nacionais e que deve afugentar os dirigentes de outros partidos, temendo ser contaminados. “Diga-me com quem andas...”

MORALIDADE Será um dos ingredientes do cardápio eleitoral de 2016. É possível antever o nível dos debates. E indago: o PT vai repetir a pratica de eleições passadas quando trazia figurões nacionais - como Genoíno - para animar a campanha?

JUSTIÇA Decisões – como na ‘Lava Jato’ – devem ser cumpridas. O mesmo se aplica ao TJ-MS no caso da CPI- Energisa. Dos deputados que se manifestaram, só Barbosinha reconheceu: a propositura d’ação não teria preenchido os requisitos legais.

EVIDENTE: há o aspecto político e emocional presente ao caso. Mas a ótica de visão do judiciário se ateve apenas ao aspecto legal. É isso que às vezes a classe política não aceita quando não é atendida. Mas o Judiciário é independente. Ponto final.

ENCRUZILHADA O que decidirão os deputados que comandam essa CPI? Insistem através de recurso permitido ou adota-se outro remédio? Oportunidade de ouro para se aferir a maturidade política e o preparo de nossos legisladores. É esperar.

CRISE CRUEL Uma vendedora de salgadinhos que atendia os operários nas obras da construção civil da capital na região do Jardim Noroeste - faturando R$1.200,00 por mês – desistiu da atividade sob a alegação de que a sua freguesia acabou.

OS EFEITOS da crise: O pedreiro não trabalha, o dono do trator da limpeza do terreno não fatura, o serralheiro, o calheiro idem, a loja de materiais não vende. Esses elementos formam uma admirável cadeia que reflete no cenário econômico das cidades.

BANCOS Apesar da pressão contra os funcionários para atrair depósitos e emprestar a juros caros, só tem movimento até o dia 10 de cada mês. Agências enormes sob risco de fechar. Mas o que fazer com os prédios? Alugá-los para as igrejas? Talvez.

IGREJAS Também elas reclamam: a fatura do dízimo apresenta inadimplência e os fiéis resistem em levar o cartão aos cultos porque estão no vermelho. Outras entidades que vivem da contribuição mensal estão perdendo associados mês a mês.

AJUIZADO Para o vereador Edil Albuquerque – da capital – esse não é o momento para demagogia ou ações que atrapalhem a administração pública. Ex-bancário, tem a visão realista do quadro econômico social que tende a se agravar no 2º semestre.

OLARTE O prefeito da capital tem a capacidade incrível de enfrentar crises sem perder o senso otimista. E mais: tem a capacidade de agregar, o que faltou ao seu antecessor, que centralizou e estagnou a administração lamentavelmente.

JUVENAL NETO, presidente da Assomassul, alerta que as obras conveniadas com o Governo Federal estão paralisadas porque o Planalto não cumpre a sua parte, não libera o dinheiro. Desinformada, a população culpa os prefeitos injustamente.

“Estou saudando a mandioca. Uma das maiores conquistas do Brasil”. (Dilma)


Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍTICA
Comissão sobre Escola sem Partido faz nova tentativa de votar relatório
POLÍTICA
Em encontro com Maia e Bolsonaro, governadores defendem votação de projetos para enfrentar crise
ECONOMIA
União já pagou este ano R$ 3,5 bi em dívidas atrasadas dos estados
TRÊS LAGOAS
Homem cai em golpe ao tentar comprar carro na internet
MATO GROSSO DO SUL
Edital para inserção de jovens no mercado de trabalho está aberto até dezembro
Processo visa a seleção de entidades que possam atuar, em parceria com a SED, no acompanhamento de estudantes, matriculados no ensino médio, para a atuação profissional.
TV
Samantha Schmütz celebra papel dramático em 'Carcereiros': 'Porta para o público me ver de uma maneira diferente'
CAPITAL
Motorista sem CNH fura sinal, foge da polícia e acaba preso dentro de casa
BRASIL
Defensoria Pública pede à Justiça manutenção de regras do Mais Médicos
FAMOSA
Susana Vieira abre o jogo sobre luta contra a leucemia: “Perguntei ao médico quando vou morrer”
CAPITAL
Mais de 20 acidentes foram registrados nesta madrugada em Campo Grande

Mais Lidas

DOURADOS
Bandido armado faz arrastão do Flórida ao Centro durante a noite
DOURADOS
Dupla desobedece ordem de parada, é perseguida e acaba presa em flagrante por porte de arma
CAMPO GRANDE
Homem se joga do 9° andar de hotel luxuoso na Capital
NOVA ALVORADA DO SUL
Acidente entre dois veículos termina com dois feridos e BR-163 interditada