Menu
Busca quinta, 19 de abril de 2018
(67) 9860-3221
BANNER CRA
COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

Uvas: uma fonte rejuvenescedora

07 janeiro 2018 - 22h02

Redondinhas ou mais ovais, roxas, verdes ou rosadas, existem mais de mil variedades de uvas. No Brasil destaca-se 20 espécies. Fonte de carboidratos, importantes para o fornecimento de energia para o corpo. Também contém vitamina C, vitaminas do complexo B e sais minerais. Falando em propriedades nutricionais as uvas verdes do tipo niagra contem mais fibras em sua proporção, mas quando se quer beneficio a saúde as uvas tintas e rosadas prevalecem. 

Podendo ser considerada como fonte rejuvenescedora, as uvas escuras contem mais antioxidantes, ou seja, combate os radicais livres e também é anticancerígena. A casca da uva rosada possui uma substância cardioprotetora chamada resveratrol, que ajuda no controle do colesterol, na diminuição da formação de coágulos sanguíneos e na prevenção da trombose. Por este motivo, o vinho e o suco de uva são considerados alimentos funcionais, pois estudos científicos demonstram suas propriedades nutricionais no controle de doenças cardiovasculares.

Uma dica essencial é que substâncias ativas da uva estão presentes, principalmente, na casca e na semente, então quando consumir a fruta é necessário mastigar casca e semente para usufruir dos seus benefícios. 
Qual a recomendação diária? 
Dez unidades de uva ou um copo de 180 ml de suco da fruta por dia é suficiente para obtenção dos benefícios nutricionais.
Então aproveite essa fruta da época e enriqueça sua alimentação diária, incluindo uvas nas saldas, no seu iogurte ou até mesmo preparado um delicioso suco natural.

Para isso segue uma receita de sagu diferente, nutritivo e oferece  saciedade por ser rico em fibras.

Sagu de Chia

Ingredientes: 


 120ml de suco de uva integral sem açúcar


2 colheres (sopa rasa) de sementes de chia 


Morangos em lascas (opcional) 


1 cravo 

Canela e pó a gosto (opcioal)

Modo de preparo: 

Em um recipiente fundo misturar bem todos os ingredientes, menos os morangos, e levar a geladeira por no mínimo 2 horas, mexendo algumas vezes durante esse período para que a chia não empelote. Decore com os morangos na hora de servir.

Rendimento: 1 porção.

Especialização em Nutrição Esportiva, Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia - CRN3 27940. Escreve para o Dourados News. E-mail: contatonutrifernanda@gmail.com 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Gergelim: saiba mais sobre ele
Intolerância e alergia ao leite não são a mesma coisa
Vigorexia: quando a busca pela perfeição física vira obsessão
Como preparar os alimentos aproveitando ao máximo seus nutrientes
Farelo de aveia: a melhor opção do cereal

Mais Lidas

ITAPORÃ
Mortos em troca de tiros após assalto eram de Dourados
SEGURANÇA PÚBLICA
Em comunicado, PCC convoca integrantes para “alerta geral”
DOURADOS
Após invadir Ceim, dupla ameaça vigia de morte e rouba equipamentos
TENSÃO EM MS
Presos tentam impedir pente-fino na PED, mas agentes fazem ‘limpa’