Menu
Busca domingo, 21 de outubro de 2018
(67) 9860-3221
COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

Uvas: uma fonte rejuvenescedora

07 janeiro 2018 - 23h02

Redondinhas ou mais ovais, roxas, verdes ou rosadas, existem mais de mil variedades de uvas. No Brasil destaca-se 20 espécies. Fonte de carboidratos, importantes para o fornecimento de energia para o corpo. Também contém vitamina C, vitaminas do complexo B e sais minerais. Falando em propriedades nutricionais as uvas verdes do tipo niagra contem mais fibras em sua proporção, mas quando se quer beneficio a saúde as uvas tintas e rosadas prevalecem. 

Podendo ser considerada como fonte rejuvenescedora, as uvas escuras contem mais antioxidantes, ou seja, combate os radicais livres e também é anticancerígena. A casca da uva rosada possui uma substância cardioprotetora chamada resveratrol, que ajuda no controle do colesterol, na diminuição da formação de coágulos sanguíneos e na prevenção da trombose. Por este motivo, o vinho e o suco de uva são considerados alimentos funcionais, pois estudos científicos demonstram suas propriedades nutricionais no controle de doenças cardiovasculares.

Uma dica essencial é que substâncias ativas da uva estão presentes, principalmente, na casca e na semente, então quando consumir a fruta é necessário mastigar casca e semente para usufruir dos seus benefícios. 
Qual a recomendação diária? 
Dez unidades de uva ou um copo de 180 ml de suco da fruta por dia é suficiente para obtenção dos benefícios nutricionais.
Então aproveite essa fruta da época e enriqueça sua alimentação diária, incluindo uvas nas saldas, no seu iogurte ou até mesmo preparado um delicioso suco natural.

Para isso segue uma receita de sagu diferente, nutritivo e oferece  saciedade por ser rico em fibras.

Sagu de Chia

Ingredientes: 


 120ml de suco de uva integral sem açúcar


2 colheres (sopa rasa) de sementes de chia 


Morangos em lascas (opcional) 


1 cravo 

Canela e pó a gosto (opcioal)

Modo de preparo: 

Em um recipiente fundo misturar bem todos os ingredientes, menos os morangos, e levar a geladeira por no mínimo 2 horas, mexendo algumas vezes durante esse período para que a chia não empelote. Decore com os morangos na hora de servir.

Rendimento: 1 porção.

Especialização em Nutrição Esportiva, Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia - CRN3 27940. Escreve para o Dourados News. E-mail: contatonutrifernanda@gmail.com 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Nutrição e o Câncer de Mama
Como alimentação saudável pode combater o cansaço?
Peito de peru e bolacha integral: vilões ou mocinhos?
Como anda a saúde do seu coração?
O nutritivo gérmen de trigo

Mais Lidas

DOURADOS
Familiares e amigos dão adeus a empresário e filho mortos em acidente
DOURADOS
Bandidos atiram contra viatura e abandonam carro tomado em assalto
CANAÃ
Órgãos de segurança fecham festa organizada através do WhatsApp
RIO BRILHANTE
Caminhonete invade pista, bate em motocicleta e mata casal