Menu
Busca terça, 18 de fevereiro de 2020
(67) 9860-3221
COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

Porque sentimos mais fome no inverno?

E-mail: contatonutrifernanda@gmail.com

24 junho 2019 - 00h03

A chegada do inverno vem acompanhada por um aumento do apetite para muitas pessoas. É comum durante o inverno sentir que a fome cresce na época de frio e diminui no verão. Além disso, nesta época, aumenta a vontade de consumir alimentos mais calóricos e gordurosos.

Essas sensações podem, em parte, ser explicadas pela ciência. No inverno nosso corpo gasta mais energia para manter a temperatura estável e, para compensar essa perda energética, precisamos consumir mais calorias. Porém, se não tomarmos cuidado, corremos o risco de exagerar e, como consequência, terminar o inverno com alguns quilinhos extras e os exames de colesterol alterados.

Como evitar? Procure alimentos que contribuam para a saciedade. As opções alimentares são diversas, por exemplo, prefira os alimentos mais ricos em fibras como grãos integrais, vegetais folhosos, hortaliças e frutas; gorduras boas como abacate e oleaginosas, queijos, leites e iogurtes magros e proteínas como as carnes magras. Sempre com moderação e acompanhamento de um nutricionista.

No mais, lembre-se que comer é um prazer, mas não o único. Muitos não sabem, mas o aumento da ingestão de calorias no inverno, também está ligada a fatores comportamentais. 

Nessa época é comum sair menos de casa, sentir preguiça e pouca vontade praticar atividade física, totalmente oposto ao verão, onde é comum estar mais ligado a atividades fora de casa e não pensar tanto em comida. Então a dica é: Frio combina com fome, mas não dá para usar esse fenômeno como desculpa para exagerar e comer tudo o que estiver disponível. Movimente-se, mesmo com preguiça.

*Especialização em Nutrição Esportiva, Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia - CRN3 27940. Escreve para o Dourados News

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Arroz parboilizado preserva mais propriedades nutritivas naturais do que o branco polido
Alimentação rica em fibra ajuda a prevenir a diverticulite
Gordofobia: um preconceito grave
Volta às aulas: como oferecer um lanche escolar balanceado aliado a economia?
Orégano: muito mais que um temperinho

Mais Lidas

DOURADOS
Ferido com tiro no peito, entregador chega pilotando moto na UPA
DOURADOS
Líderes de motim que causou estragos na Unei são levados à delegacia
DOURADOS
VÍDEO: Internos 'batem grade' e queimam colchões em princípio de rebelião na Unei
FRONTEIRA
Festa termina com aniversariante e convidado assassinados por pistoleiros