Menu
Busca terça, 18 de dezembro de 2018
(67) 9860-3221
COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

Pó de guaraná e seus potentes benefícios

E-mail: contatonutrifernanda@gmail.com

22 outubro 2018 - 01h03

O guaraná (Paullinia cupana Kunth) pertence à família Sapindaceae, um arbusto originário da região Amazônica. Muitos não sabem, mas o guaraná é um dos vegetais mais ricos em cafeína, o teor da cafeína na semente do guaraná pode variar de 2% a 5% (do peso seco), maior que o do café (1% a 2%), do mate (1%) e do cacau (0,7%), por isso, é conhecido por suas propriedades estimulantes, como a redução da fadiga, aumento da agilidade, e como um auxílio ergogênico em atividades esportivas.

Estudos mostram propriedades estimulantes do guaraná, retardando o início da fadiga em exercícios prolongados e de alta intensidade, e aumentando a força física, minimizando a sensação de esforço.

Melhora também a concentração e o raciocínio, pois a cafeína age diretamente no sistema nervoso central, reduzindo a sonolência, fadiga e consequentemente melhorando a capacidade de raciocínio.

 Pesquisadores revelam, que além das qualidades estimulante, a guaraná possui outras propriedades, incluindo efeito antioxidante e propriedades anticarcinogênicas. 

Mas atenção! Sua administração à noite pode causar insônia. Contraindicado a indivíduos com distúrbios cardiovasculares, hipertensão arterial, arritmia cardíaca, gastrite, úlceras, cólon irritável, afecções renais, hipertireoidismo, cirrose hepática e predisposição à espasmos musculares.

A dose segura de utilização do guaraná em pó ainda não está bem definida. É preciso a descrição do fabricante quanto à quantidade de cafeína por dose, consulte o médico ou nutricionista antes de fazer o uso. 

Especialização em Nutrição Esportiva, Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia - CRN3 27940. Escreve para o Dourados News
 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

É possível controlar a comilança do fim de ano?
Embutidos e câncer
Como comer de forma saudável fora do lar?
Redes sociais podem ser gatilho para distúrbios alimentares na adolescência
Novembro Azul: a saúde do homem

Mais Lidas

DOURADOS
Jovem faz desabafo sobre a morte do pai em confronto: “lamento por você ter escolhido esse caminho”
DOURADOS
“Batida” acaba com festa lotada de menores e regada a bebida alcoólica
DOURADOS
Délia exonera cinco secretários de uma só vez e inicia reforma administrativa
POLÍCIA
Jovem é baleada em tentativa de assalto em Dourados