Menu
Busca quarta, 24 de abril de 2019
(67) 9860-3221
COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

Novembro Azul: a saúde do homem

E-mail: contatonutrifernanda@gmail.com

18 novembro 2018 - 23h02

A campanha Novembro Azul que visa conscientizar os homens sobre a necessidade de adotar hábitos de vida saudável e esclarecimentos sobre o diagnóstico e rastreamento do câncer de próstata, é o mês também de conscientização sobre cuidados com saúde mental, infecções sexualmente transmissíveis e doenças crônicas (diabetes, hipertensão).

Homens, como anda a saúde de vocês?  Diversos estudos têm demonstrado que os homens morrem mais precocemente que as mulheres e não costumam fazer os exames preventivos. A maneira com que os homens lidam com a saúde no Brasil é uma questão cultural. Há certa resistência em cuidar da saúde de forma preventiva. Isso gera, consequentemente, um gasto maior por parte dos sistemas de saúde e maior sofrimento físico e emocional, tanto para o paciente, quanto para a família.

Vamos falar de câncer de próstata? A maioria dos brasileiros desconhece a importância do diagnóstico precoce do câncer da próstata, glândula do aparelho genital masculino, localizada abaixo da bexiga e na frente do reto, responsável pela produção de 30% do líquido seminal (esperma). Esse desconhecimento faz com que cerca de 40% dos casos de câncer sejam diagnosticados em fase avançada, geralmente a partir dos 60 anos, reduzindo as chances de cura. É a segunda causa de mortes por câncer no Brasil. Porém, se detectado no estágio inicial apresenta cura em cerca de 70 a 90% dos casos. O câncer de próstata em 80% dos casos cresce lentamente e não causa nenhum sintoma. Em estágios mais avançados, os tumores na próstata podem causar dificuldade para urinar, sensação de não esvaziar a bexiga e presença de sangue na urina.

Os principais fatores de risco para o câncer de próstata são a idade e o histórico familiar. Portanto, a prevenção é fundamental para o controle da doença

No mais, a prática de hábitos saudáveis diminui o risco de várias doenças, inclusive o câncer. Uma alimentação adequada e a prática de atividades física podem fazer a diferença.

Homens, tenham atitude e cuidem da saúde! Lembrem-se que cuidar da saúde, de uma forma geral, é fundamental. Melhor que tratar e remediar qualquer problema, é prevenir. Saúde é qualidade de vida e bem-estar.

Especialização em Nutrição Esportiva, Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia - CRN3 27940. Escreve para o Dourados News

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Os segredos por trás dos prazeres do chocolate
Associação entre exposição materna a inseticidas e autismo em crianças
Não acredite em tudo que você lê sobre nutrição
A alimentação ajuda no tratamento da dengue
O que comer para aumentar a produção do leite materno?

Mais Lidas

DOURADOS
Preso é baleado ao estourar cadeado de cela para buscar ‘encomenda’ no pátio da PED
DOURADOS
Preso baleado na perna tentava pegar malote com 13 celulares
DOURADOS
Homem morre no HV após ser espancado e polícia suspeita de latrocínio
IMPASSES
UFGD "desafia" MEC e Ministério pede realização de nova eleição para Reitoria