Menu
Busca quarta, 12 de dezembro de 2018
(67) 9860-3221
COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

Novembro Azul: a saúde do homem

E-mail: contatonutrifernanda@gmail.com

19 novembro 2018 - 00h02

A campanha Novembro Azul que visa conscientizar os homens sobre a necessidade de adotar hábitos de vida saudável e esclarecimentos sobre o diagnóstico e rastreamento do câncer de próstata, é o mês também de conscientização sobre cuidados com saúde mental, infecções sexualmente transmissíveis e doenças crônicas (diabetes, hipertensão).

Homens, como anda a saúde de vocês?  Diversos estudos têm demonstrado que os homens morrem mais precocemente que as mulheres e não costumam fazer os exames preventivos. A maneira com que os homens lidam com a saúde no Brasil é uma questão cultural. Há certa resistência em cuidar da saúde de forma preventiva. Isso gera, consequentemente, um gasto maior por parte dos sistemas de saúde e maior sofrimento físico e emocional, tanto para o paciente, quanto para a família.

Vamos falar de câncer de próstata? A maioria dos brasileiros desconhece a importância do diagnóstico precoce do câncer da próstata, glândula do aparelho genital masculino, localizada abaixo da bexiga e na frente do reto, responsável pela produção de 30% do líquido seminal (esperma). Esse desconhecimento faz com que cerca de 40% dos casos de câncer sejam diagnosticados em fase avançada, geralmente a partir dos 60 anos, reduzindo as chances de cura. É a segunda causa de mortes por câncer no Brasil. Porém, se detectado no estágio inicial apresenta cura em cerca de 70 a 90% dos casos. O câncer de próstata em 80% dos casos cresce lentamente e não causa nenhum sintoma. Em estágios mais avançados, os tumores na próstata podem causar dificuldade para urinar, sensação de não esvaziar a bexiga e presença de sangue na urina.

Os principais fatores de risco para o câncer de próstata são a idade e o histórico familiar. Portanto, a prevenção é fundamental para o controle da doença

No mais, a prática de hábitos saudáveis diminui o risco de várias doenças, inclusive o câncer. Uma alimentação adequada e a prática de atividades física podem fazer a diferença.

Homens, tenham atitude e cuidem da saúde! Lembrem-se que cuidar da saúde, de uma forma geral, é fundamental. Melhor que tratar e remediar qualquer problema, é prevenir. Saúde é qualidade de vida e bem-estar.

Especialização em Nutrição Esportiva, Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia - CRN3 27940. Escreve para o Dourados News

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Embutidos e câncer
Como comer de forma saudável fora do lar?
Redes sociais podem ser gatilho para distúrbios alimentares na adolescência
Novembro Azul: a saúde do homem
Enxaqueca e Alimentação: tem alguma relação?

Mais Lidas

DOURADOS
Contador e esposa são presos na segunda fase da Operação Pregão
DOURADOS
Polícia prende acusado de agredir e esfaquear idosa em assalto
TRAGÉDIA
Neto matou avó com duas facadas nas costas
TRAGÉDIA EM ITAPORÃ
Antes de assassinato, menor discutiu com a avó porque queria vir para Dourados