Menu
Busca quarta, 16 de outubro de 2019
(67) 9860-3221
COLUNA

Na Lata!

Adriano Moretto

MP prorroga investigação contra Juarez de Oliveira no caso “empenha 200 contos”

Comentários, críticas e sugestões: adrianomoretto.oliveira@gmail.com

16 abril 2019 - 00h04

Empenha – A 16ª Promotoria de Justiça de Dourados prorrogou por mais um ano o Inquérito Civil que apura áudio vazado durante sessão da Câmara no ano passado envolvendo Juarez de Oliveira (MDB), no episódio que ficou conhecido como ‘empenha 200 contos [mil reais]”.

Data – O caso ocorreu no dia 23 de março de 2018. Na época, a prefeitura encontrava dificuldades na aprovação do PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações) e o parlamentar, em conversa descontraída com colega de Casa, soltou a seguinte frase: “Rapaz, eu já estou no terceiro mandato, sei como funciona as coisas. Empenha duzentos contos [R$ 200 mil reais] para a gente se reeleger e atendimento diário”, sugerindo pagamento a vereadores por parte do Executivo em troca de votos.

Justificativa – Segundo o promotor responsável pelo processo, Ricardo Rotunno, mesmo após mais de um ano de investigações, ainda existe a necessidade de se realizar diligências “no sentido de apurar se efetivamente o requerido referia-se à propina”. 

Defesa – Na época Juarez disse ter sido mal interpretado na sua fala e negou ter recebido qualquer tipo de ‘agrado’ para votar o PCCR. Após investigações internas, a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara aplicou a ele uma advertência verbal.  

Vargas – Mais uma vez a prefeitura de Dourados precisa buscar ajuda de fora para conseguir resolver problemas do município. Agora, foi a vez da atual administração tentar transferir ao governo do Estado a recuperação do trecho interditado da avenida Presidente Vargas. 

Ocultas – A vereadora Daniela Hall (PSD) está realmente ‘pilhada’ com a insistência da comissão processante - que pode resultar na cassação do vereador Idenor Machado (PSDB) - em seu depoimento. Ontem, ela chegou a classificar o fato como ‘jogo sujo’ realizado por ‘forças ocultas’ para impedir o julgamento dos parlamentares afastados. 

Oitiva – Cirilo Ramão (MDB) apareceu para depor ontem na Câmara após ser intimado via Diário Oficial e semblante abatido chamou a atenção de quem o via passar pelos corredores da Casa. 

Provocações – Que o desempenho do trabalho dos parlamentares do PSL por MS no Congresso Federal é bastante questionável, não se discute. Em compensação, a criatividade – principalmente do deputado federal Loester Trutis - para piadas e provocações ao PT é de se destacar. 

Mais provocações – Ontem, ao ‘amanhecer’ na Câmara dos Deputados para evitar possíveis obstruções da oposição no texto que analisa a reforma da previdência, Trutis publicou foto como um dos primeiros a chegar na Casa segurando caneca com a frase: “lágrimas de petistas”.

Enquete – Dos 1.690 internautas que participaram da enquete proposta pelo Dourados News, 52,84% analisam como bom os 100 primeiros dias do governo Jair Bolsonaro (PSL). Já para 39,82%, a avaliação é considerada ruim e 7,34% veem a medida como regular. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Vereadores se revezam na Câmara enquanto aguardam a Justiça
Favorável a ampliação enquanto vereadora, Délia agora quer diminuir perímetro urbano
Relacionamento entre correligionários é cada vez pior
Sugestão de secretário pega mal dentro da prefeitura
Senadora volta a “ignorar” correligionários e mantém exposto racha no PSL de MS

Mais Lidas

PONTA PORÃ
Homem é executado por engano na frente do filho na fronteira
FATALIDADE
Empresário de MS morre em acidente no interior de Minas Gerais
ITAQUIRAÍ
Homem é executado por pistoleiro no Sul de MS
TRÊS LAGOAS
Corpo de empresário é encontrado após mais de 48h de buscas