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COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

Mitos já criados sobre a suplementação

E-mail: contatonutrifernanda@gmail.com

27 maio 2019 - 00h02

Os suplementos alimentares são muito procurados pelas pessoas que pretendem ganhar definição muscular ou perder peso. Um dos primeiros passos de quem quer investir no estilo de vida fitness é buscar algum tipo de suplementação para inserir em sua dieta. Seja por conta própria, ou com recomendação médica o número de pessoas que fazem uso de algum tipo de suplemento alimentar cresce impulsivamente no Brasil.

O fato é que muitos boatos surgem quando falamos em suplementação e é difícil separar a verdade dos mitos. Saiba sobre alguns mitos no esporte:

Whey Protein é um ótimo substituto de refeições? Whey Protein é um suplemento composto pela proteína do soro do leite, ou seja, contém alta quantidade de proteína e baixa quantidade de carboidrato e gordura. Substituindo por uma refeição o indivíduo deixará de consumir a quantidade necessária de nutrientes, que pode levar a alguns problemas de saúde.

A refeição completa em si é o mais importante, pois supre e fornece mais vitaminas e minerais do que os próprios suplementos. Além do mais, precisamos ficar atentos ao que estamos consumindo, pois grande parte dos suplementos encontrados no mercado possuem muitos aditivos químicos (corantes, adoçantes, conservantes...), e isso pode até prejudicar o resultado. Assim, é errado dizer que ele é um ótimo substituto de refeição (almoço ou jantar), além de que, em determinados casos, deve ser levado sempre em consideração a individualidade e necessidades nutricionais de cada um. 

Consumindo suplementos vou ficar musculoso mesmo sem treinar? Não existe a possibilidade de desenvolvimento da massa muscular apenas com o consumo de suplementos. Os exercícios de resistência são fundamentais no processo de hipertrofia muscular. Sem o exercício não ocorre o aumento dos músculos. 

Suplemento bom é suplemento caro?  Nem sempre os melhores suplementos são aqueles de preços mais altos, por serem industrializados alguns destes acabam tendo alteração em sua composição para que a indústria possa lucrar mais com as vendas em maiores quantidades.

Muitos não sabem, mas para atingirem maiores vendas, a publicidade de suplementos contrata fisiculturistas para divulgar o produto, como se o produto que ingeriram é o que os levaram a adquirir o corpo perfeito. Acontece que para se chegar ao nível de um profissional destes, demanda muito tempo, treino e dieta. 

Comecei a malhar, e agora? Devo suplementar? Não necessariamente. A alimentação por si pode dar conta de oferecer tudo aquilo que o corpo precisa após um treinamento físico. Os suplementos devem ser um em alguns casos, mas não em todos. Na maioria deles, sempre opte pela alimentação e evite ao máximo o consumo de suplementos.
 
No mais, lembre-se: uma boa alimentação dispensa o uso de suplementos.

*Especialização em Nutrição Esportiva, Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia - CRN3 27940. Escreve para o Dourados News

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