Menu
Busca quarta, 20 de novembro de 2019
(67) 9860-3221
COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

Farro: cereal que está ganhando popularidade

E-mail: contatonutrifernanda@gmail.com

28 outubro 2019 - 00h04

O Farro é um alimento extremamente importante em muitas regiões do mundo. A popularidade do cereal cresceu nos últimos anos. Trata-se de um cereal de nome curioso, quase ignorado por metade do mundo, resumidamente desconhecido no Brasil, mas que nasceu e foi largamente usado como alimento desde a Antiguidade. O farro, chamado em alguns países também de emmer, volta agora a ter suas diversas qualidades apreciadas por amantes da cozinha natural.

Possui um delicioso sabor amendoado, que rende um toque especial principalmente às massas, que muitas pessoas apreciam. É produzido principalmente na Itália, sendo um cereal constituído pelos grãos de certas espécies de trigo. Com a coloração marrom clara similar à do trigo usado na farinha e à do trigo de “grano” duro, o que diferencia o farro do trigo é a casca, que adere ao grão do farro durante a colheita, como ocorre com a cevada e com a aveia.

O farro pode ser incluído na alimentação como se fosse qualquer outro cereal (arroz, aveia, quinoa, preparo de massas e etc.). É vendido seco e é preparado por cozimento em água até ficar macio, mas ainda crocante (muitos recomendam primeira imersão durante a noite). Pode ser consumido sozinho, embora seja muitas vezes usado como um ingrediente em pratos como saladas, sopas e risotos.

Em termos de nutrição, o cereal é fonte de carboidratos, proteínas, fibras, vitaminas e minerais, em especial é uma excelente fonte de carboidratos complexos e, entre as variedades de trigo, é o que possui a maior quantidade de fibras e nutrientes como a vitamina B3 e zinco.

Além de minerais e vitaminas, ele é rico em antioxidantes, lignanas e betaína que, quando combinado com a colina, auxilia a prevenir ou reduzir o estresse causado pela inflamação. Alguns dos benefícios do grão para a saúde incluem o seu impacto positivo no sistema imunológico, digestão, saúde cardiovascular e doenças crônicas, entre outros. 

Por fim, esse curioso cereal é conhecido pela sua alta resistência a condições ambientais adversas, por se desenvolver sem intervenções químicas de proteção de culturas (agrotóxicos), é então bastante fácil produzi-lo organicamente, o que fez com que a produção de farro tenha se tornado um nicho importante. Essas características permitem que o farro se encaixe quase perfeitamente em um alimento de recente tendência centrada em alimentos saudáveis, com bom gosto e uma história

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

A influência da mídia na alimentação infantil
É possível comer de maneira saudável em restaurantes?
A importância da mastigação para o desenvolvimento infantil
Farro: cereal que está ganhando popularidade
Alimentação saudável pode diminuir a probabilidade de morte por câncer de mama

Mais Lidas

ESTELIONATO
Suspeita de aplicar golpes em Dourados é presa na Paraíba
OPERAÇÃO PATRON
Dono de loja de importados na fronteira também é alvo de operação
TENTATIVA DE FEMINICÍDIO
Ex esperou mulher chegar de curso para tentar matá-la no Estrela Verá
OPERAÇÃO PURIFICAÇÃO
Justiça Federal aceita denúncia contra cinco suspeitos de corrupção na Funsaud