Menu
Busca segunda, 16 de setembro de 2019
(67) 9860-3221
COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

Farelo de aveia: a melhor opção do cereal

contatonutrifernanda@gmail.com

19 março 2018 - 00h02

Feito a partir da camada externa do grão, retirada no processo de refino, por muito tempo, essa parte era descartada. Isso mudou desde que se descobriu a riqueza de nutrientes presentes nela. Possui menor quantidade de carboidratos, é rico em proteínas, fibras solúveis, cálcio, magnésio, fósforo, ferro, potássio e vitaminas do complexo B.

O nutriente mais importante do farelo da aveia é a fibra betaglucana, que é um tipo de fibra solúvel, que possui a propriedade de formar um gel no intestino. Com isso, ela auxilia a digestão, protege o sistema imunológico e garante o bom funcionamento do organismo.

Muitos não sabem, mas farinha e flocos da aveia é diferente do farelo de aveia. A farinha de aveia é produzida a partir da moagem da parte interna do grão. Ou seja, ela descarta as fibras presentes na casca, mas mantém os carboidratos, as proteínas e os minerais. A farinha de aveia é ideal para substituir a farinha de trigo na preparação de bolos, pães e tortas, entre outras receitas. Por fim, os flocos de aveia são feitos por meio dos grãos de aveia inteiros, que são prensados até adquirirem um formato achatado. Os flocos de aveia podem ser encontrados nas versões fina e grossa e podem ser consumidos tanto in natura como adicionados nos alimentos.

Os benéficos do farelo de aveia não param por ai! Para quem quer reduzir o peso o farelo de aveia é uma excelente opção, pois a fibra betaglucana prolonga a sensação de saciedade, contribuindo para redução do apetite. Mas, para que isso faça diferença na balança, é preciso tomar cuidado com o que colocar no prato. Não adianta comer menos, mas ingerir refeições rica em gorduras, açúcares e alimentos processados.

Diante disso, uma excelente opção entre os tipos de aveia é o farelo, porque ele é feito da casca do grão e possui todos os nutrientes, porém com mais quantidade de betaglucanas. Essas substâncias são, também, as responsáveis por diminuir no sangue a quantidade de colesterol ruim, o nível de glicose alta. Além de ajudar na saúde da pele e muito indicado para quem sofre com a celulite. 

Especialização em Nutrição Esportiva, Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia - CRN3 27940. Escreve para o Dourados News.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

O que são e como controlar os triglicerídeos?
Não como saladas e nem frutas, e agora?
Vitamina K: pouco conhecida, porém muito importante!
Colesterol: como controlar?
Desperdício de alimentos: o que eu tenho a ver com isso?

Mais Lidas

DOURADOS
Carro roleta Marcelino, bate em moto e deixa jovem ferida
TRAGÉDIA
Homem morre e três ficam em estado grave em acidente na MS-429
MS
Motorista morre após bater carro em árvore em rodovia
POLÍCIA
Adolescente capota carro com droga na BR-463