Menu
Busca sábado, 16 de fevereiro de 2019
(67) 9860-3221
COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

Fake News sobre alimentos e o câncer

E-mail: contatonutrifernanda@gmail.com

11 fevereiro 2019 - 00h02

Constantemente, as redes sociais são inundadas por informações sobre alimentos milagrosos ou vilões da vida saudável. Para os pacientes com câncer, essas informações podem causar confusão e estimular práticas perigosas. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer) essas dietas restritivas carecem de estudos que comprovem sua eficácia e segurança durante o tratamento oncológico.

Existem milhares de sites que fornecem dietas populares e milagrosas que vem sendo divulgadas e utilizadas para tratamento de doenças e inclusive em oncologia. Você não sabia, mas cogumelo do sol, noni, graviola, chá de graviola e chá verde não tem o poder em curar o câncer, pois não existem alimentos que, milagrosamente, curam o câncer. Na verdade, uma alimentação saudável é composta por diferentes tipos de alimentos protetores, como frutas, legumes, verduras, feijões e outras leguminosas, cereais integrais, castanhas e outras oleaginosas. 

A Nutrição de um paciente oncológico é um tratamento adjuvante que tem o objetivo de manter ou melhora o estado nutricional, fortalecendo e capacitando o paciente para que ele consiga realizar o tratamento que necessita e ter a chance de cura ou melhor prognóstico e qualidade de vida. Dietas restritivas (sem carboidratos ou proteínas) são limitadas em macro e micronutrientes e contribuem para piora do estado geral desses indivíduos que precisam ser avaliados em sua amplitude. Devemos levar em consideração as alterações fisiológicas, emocionais e efeitos colaterais do tratamento, respeitando acima de tudo a sua individualidade metabólica. É de fundamental importância que a nutrição seja baseada em evidências aliada ao bom senso, ética e sobretudo a vivência clínica.

No mais, recomenda-se que os pacientes oncológicos sigam uma dieta individualizada e estratégica, sempre acompanhada por um especialista. Para prevenção do câncer, é aconselhada uma alimentação saudável, com privilégio de alimentos in natura e exclusão dos produtos ultraprocessados.

Especialização em Nutrição Esportiva, Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia - CRN3 27940. Escreve para o Dourados News

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Fake News sobre alimentos e o câncer
O que nunca te contaram sobre cortar carboidratos
A importância de cuidar da hidratação nos dias mais quentes
Quando deve ser indicado um suplemento alimentar?
Dieta da felicidade

Mais Lidas

DOURADOS
Homem que tramou assassinato de empresário tentou se matar antes de ser levado à PED
PORTE E POSSE DE ARMA
Justiça concede HC a empresário que teve morte encomendada pela mulher
DOURADOS
Envolvidos na trama contra empresário são transferidos à PED
AMAMBAI
Douradense é preso com mais de 1 tonelada de maconha em veículo roubado