Menu
Busca segunda, 17 de junho de 2019
(67) 9860-3221
COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

Exagerou no fim do ano? Confira dicas para enfrentar melhor a ressaca

E-mail: contatonutrifernanda@gmail.com

30 dezembro 2018 - 23h02

Marcado por confraternizações, o fim de ano também é lembrado pela fartura e exagero no que diz respeito a alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas, combinação que pode gerar transtornos no dia seguinte. Para evitar problemas com a ressaca, o equilíbrio do que é ingerido nas festividades é a melhor estratégia, pois beber em excesso também provoca desidratação, alterações hormonais, náuseas, diminuição do reflexo, sensibilidade à luz, diarreia e dores musculares.

Primeiramente vale a dica de não misturar bebidas destiladas (cachaça, uísque, vodca) com fermentadas (cerveja, vinho). O álcool é bastante tóxico para o sangue, e seu consumo em grande quantidade causa esses sintomas. Tudo isso acontece porque a bebida faz a pessoa suar e urinar mais, provocando perda de sais minerais. A falta desses nutrientes fica perceptível quando a dor de cabeça e o cansaço aparecem.

Uma das maneiras de amenizar os efeitos do álcool no organismo é se hidratando. Consumir bastante água é fundamental para regular o funcionamento do corpo. Sucos e chás também são bem-vindos e podem ajudar a combater os sintomas. A reposição desses sais minerais, presentes na água de coco e na água natural, atuam de modo semelhante ao soro fisiológico, pois são fontes de minerais importantes.

Saiba que a água é importante para que o organismo funcione melhor, auxiliando o metabolismo a eliminar as toxinas ingeridas durante o dia e evitar o mal-estar da ressaca, além de dar preferência às preparações mais saudáveis, evitar frituras e doces e consumir petiscos em pequenas quantidades.

Ao contrário do que muitos acreditam, a orientação nos dias de ressaca é evitar o café, o ele não ajuda a melhorar a dor de cabeça. Na verdade, ele pode até piorá-la, porque tem ação diurética e acaba eliminando os líquidos do corpo. 

No mais, sucos são sempre bons para a ressaca, afinal o corpo precisa de muita hidratação e eles ajudam nessa tarefa, além da água que é primordial. Confira a receita excelente para driblar a ressaca:

Suco cura ressaca 

 Ingredientes:

– 1 fatia de melão

– 300ml de água de coco

– 2 kiwis

– 4 folhas de hortelã

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes e está pronto para servir.

Especialização em Nutrição Esportiva, Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia - CRN3 27940. Escreve para o Dourados News

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Devo beber água durante o treino?
Desidratação é coisa séria
Parar de fumar predispõe ao ganho de peso?
Mitos já criados sobre a suplementação
Como escolher o queijo mais saudável?

Mais Lidas

PARAGUAI
Motim termina com 10 mortos e presos queimados e decapitados
AQUIDAUANA
Douradense desaparece nas águas do rio Aquidauana durante banho
POLÍCIA
Casal contratado para levar maconha até Campo Grande é preso em Dourados
FURTO
Jovem é preso enquanto furtava bicicleta dentro de residência em Dourados