Menu
Busca sexta, 18 de janeiro de 2019
(67) 9860-3221
COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

Exagerou no fim do ano? Confira dicas para enfrentar melhor a ressaca

E-mail: contatonutrifernanda@gmail.com

31 dezembro 2018 - 00h02

Marcado por confraternizações, o fim de ano também é lembrado pela fartura e exagero no que diz respeito a alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas, combinação que pode gerar transtornos no dia seguinte. Para evitar problemas com a ressaca, o equilíbrio do que é ingerido nas festividades é a melhor estratégia, pois beber em excesso também provoca desidratação, alterações hormonais, náuseas, diminuição do reflexo, sensibilidade à luz, diarreia e dores musculares.

Primeiramente vale a dica de não misturar bebidas destiladas (cachaça, uísque, vodca) com fermentadas (cerveja, vinho). O álcool é bastante tóxico para o sangue, e seu consumo em grande quantidade causa esses sintomas. Tudo isso acontece porque a bebida faz a pessoa suar e urinar mais, provocando perda de sais minerais. A falta desses nutrientes fica perceptível quando a dor de cabeça e o cansaço aparecem.

Uma das maneiras de amenizar os efeitos do álcool no organismo é se hidratando. Consumir bastante água é fundamental para regular o funcionamento do corpo. Sucos e chás também são bem-vindos e podem ajudar a combater os sintomas. A reposição desses sais minerais, presentes na água de coco e na água natural, atuam de modo semelhante ao soro fisiológico, pois são fontes de minerais importantes.

Saiba que a água é importante para que o organismo funcione melhor, auxiliando o metabolismo a eliminar as toxinas ingeridas durante o dia e evitar o mal-estar da ressaca, além de dar preferência às preparações mais saudáveis, evitar frituras e doces e consumir petiscos em pequenas quantidades.

Ao contrário do que muitos acreditam, a orientação nos dias de ressaca é evitar o café, o ele não ajuda a melhorar a dor de cabeça. Na verdade, ele pode até piorá-la, porque tem ação diurética e acaba eliminando os líquidos do corpo. 

No mais, sucos são sempre bons para a ressaca, afinal o corpo precisa de muita hidratação e eles ajudam nessa tarefa, além da água que é primordial. Confira a receita excelente para driblar a ressaca:

Suco cura ressaca 

 Ingredientes:

– 1 fatia de melão

– 300ml de água de coco

– 2 kiwis

– 4 folhas de hortelã

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes e está pronto para servir.

Especialização em Nutrição Esportiva, Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia - CRN3 27940. Escreve para o Dourados News

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Dieta da felicidade
Dicas de como deixar mais saudável os encontros com os amigos
Exagerou no fim do ano? Confira dicas para enfrentar melhor a ressaca
Vai viajar? Veja algumas dicas para manter uma boa alimentação durante a sua viagem!
É possível controlar a comilança do fim de ano?

Mais Lidas

VINGANÇA
Após execução, fronteira entra em alerta para “guerra sangrenta” por domínio do tráfico
FRONTEIRA
Ex-candidato a prefeito, tio de narcotraficante é executado em Ponta Porã
DOURADOS
Homem danifica carro por vingança em estacionamento de hipermercado e acaba preso
PARANHOS
Operação contra traficantes que abasteciam morros cariocas prende dois em MS