Menu
Busca quarta, 12 de dezembro de 2018
(67) 9860-3221
COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

Enxaqueca e Alimentação: tem alguma relação?

E-mail: contatonutrifernanda@gmail.com

12 novembro 2018 - 00h03

A enxaqueca é uma doença neurológica, genética e crônica cuja principal característica é a dor de cabeça latejante, em um ou nos dois lados da cabeça.

No que se remete a alimentação e enxaqueca sabe-se que ficar sem se alimentar é uma das causas. O jejum é o aspecto alimentar mais importante para desencadear dores de cabeça. Longo tempo sem comer pode gerar uma queda na taxa de açúcar do sangue e provocar a produção de substâncias que causam dor. O ideal é comer algo a cada 3 ou 4 horas, e também não exagerar na comida quando passar muito tempo em jejum. 

A literatura demonstra que diversos fatores nutricionais são apontados como prováveis deflagradores da enxaqueca. A base do diagnóstico está na relação entre alimentos consumidos e a ocorrência de sintomas.

Muitos não sabem, mas os alimentos, bebidas e aditivos alimentares mais relatados como desencadeadores da enxaqueca são: chocolate, queijo, frutas cítricas, bebidas alcoólicas, aspartame, glutamato monossódico, dieta rica em gorduras, laticínios (especialmente o sorvete), a cafeína e o baixo consumo de água.

Dessa forma, entende-se na literatura que alguns compostos de certos alimentos têm sido desencadeadores e protetores na crise da enxaqueca. Porém, é importante ressaltar que é preciso individualizar o tratamento, pois cada pessoa reage de maneira distinta quando exposta a determinado composto alimentar.

É imprescindível verificar os fatores desencadeantes da crise de enxaqueca em cada paciente, assim como a eficácia de determinado nutriente ou alimento na melhora da patologia, a fim de eliminar ou minimizar a utilização de medicamentos. Com isso, é possível reduzir os efeitos colaterais ocasionados pelos fármacos, contribuindo assim, para um tratamento mais eficaz.

Especialização em Nutrição Esportiva, Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia - CRN3 27940. Escreve para o Dourados News

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Embutidos e câncer
Como comer de forma saudável fora do lar?
Redes sociais podem ser gatilho para distúrbios alimentares na adolescência
Novembro Azul: a saúde do homem
Enxaqueca e Alimentação: tem alguma relação?

Mais Lidas

DOURADOS
Contador e esposa são presos na segunda fase da Operação Pregão
DOURADOS
Polícia prende acusado de agredir e esfaquear idosa em assalto
TRAGÉDIA
Neto matou avó com duas facadas nas costas
TRAGÉDIA EM ITAPORÃ
Antes de assassinato, menor discutiu com a avó porque queria vir para Dourados