Menu
Busca quarta, 24 de abril de 2019
(67) 9860-3221
COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

Enxaqueca e Alimentação: tem alguma relação?

E-mail: contatonutrifernanda@gmail.com

11 novembro 2018 - 23h03

A enxaqueca é uma doença neurológica, genética e crônica cuja principal característica é a dor de cabeça latejante, em um ou nos dois lados da cabeça.

No que se remete a alimentação e enxaqueca sabe-se que ficar sem se alimentar é uma das causas. O jejum é o aspecto alimentar mais importante para desencadear dores de cabeça. Longo tempo sem comer pode gerar uma queda na taxa de açúcar do sangue e provocar a produção de substâncias que causam dor. O ideal é comer algo a cada 3 ou 4 horas, e também não exagerar na comida quando passar muito tempo em jejum. 

A literatura demonstra que diversos fatores nutricionais são apontados como prováveis deflagradores da enxaqueca. A base do diagnóstico está na relação entre alimentos consumidos e a ocorrência de sintomas.

Muitos não sabem, mas os alimentos, bebidas e aditivos alimentares mais relatados como desencadeadores da enxaqueca são: chocolate, queijo, frutas cítricas, bebidas alcoólicas, aspartame, glutamato monossódico, dieta rica em gorduras, laticínios (especialmente o sorvete), a cafeína e o baixo consumo de água.

Dessa forma, entende-se na literatura que alguns compostos de certos alimentos têm sido desencadeadores e protetores na crise da enxaqueca. Porém, é importante ressaltar que é preciso individualizar o tratamento, pois cada pessoa reage de maneira distinta quando exposta a determinado composto alimentar.

É imprescindível verificar os fatores desencadeantes da crise de enxaqueca em cada paciente, assim como a eficácia de determinado nutriente ou alimento na melhora da patologia, a fim de eliminar ou minimizar a utilização de medicamentos. Com isso, é possível reduzir os efeitos colaterais ocasionados pelos fármacos, contribuindo assim, para um tratamento mais eficaz.

Especialização em Nutrição Esportiva, Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia - CRN3 27940. Escreve para o Dourados News

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Os segredos por trás dos prazeres do chocolate
Associação entre exposição materna a inseticidas e autismo em crianças
Não acredite em tudo que você lê sobre nutrição
A alimentação ajuda no tratamento da dengue
O que comer para aumentar a produção do leite materno?

Mais Lidas

DOURADOS
Preso é baleado ao estourar cadeado de cela para buscar ‘encomenda’ no pátio da PED
DOURADOS
Preso baleado na perna tentava pegar malote com 13 celulares
DOURADOS
Homem morre no HV após ser espancado e polícia suspeita de latrocínio
IMPASSES
UFGD "desafia" MEC e Ministério pede realização de nova eleição para Reitoria