Menu
Busca segunda, 17 de junho de 2019
(67) 9860-3221
COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

Embutidos e câncer

E-mail: contatonutrifernanda@gmail.com

09 dezembro 2018 - 23h02

Os embutidos passam por uma transformação com fermentação ou sal, podendo ser curado ou defumado. As substâncias usadas no processo são capazes de predispor ao câncer. Elas estão em salsicha, bacon, salame, presunto, linguiça, peito de peru, mortadela. Possuem em sua composição elementos conhecidos como conservadores, entre eles destaca-se o nitrato e nitrito. 

A adição desses componentes visa a preservação da cor avermelhada e retardamento da rancidez do alimento, essa preservação se dá pela redução da atividade água do alimento, a qual também inibe o crescimento de microrganismos, em especial do Clostridium botulinum.

Muitos não sabem, mas os nitritos dos embutidos interagem com alguns substratos da alimentação, como as aminas e amidas, produzindo nitrosamina no trato gastrointestinal. Tais características conferem aos embutidos um potencial cancerígeno, que pode ser potencializado por sua associação com alimentação inadequada, sedentarismo, consumo excessivo de álcool, tabagismo e estresse.

O consumo de frutas e vegetais, ricos em vitamina C e outros antioxidantes, auxiliam a retardar a conversão de nitritos em nitrosaminas e devem ser incluídos nas refeições em que os embutidos estão presentes para minimizar seus potenciais efeitos prejudiciais ao organismo. 

Contudo, assim como os demais produtos que dispensam preparações culinárias ou que são prontos para o consumo, recomenda-se que o consumo de embutidos seja evitado, substituindo-os por alimentos ou preparações caseiras (como arroz, feijão, carnes, caldos, verduras, legumes e frutas) baseadas em alimentos in natura e minimamente processados.

Ressalta-se, por fim, que o câncer é uma doença que tem a maior parte de suas causas relacionadas a fatores externos. A alimentação é um deles. Alimenta-se bem, procure um nutricionista.

Especialização em Nutrição Esportiva, Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia - CRN3 27940. Escreve para o Dourados News

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Devo beber água durante o treino?
Desidratação é coisa séria
Parar de fumar predispõe ao ganho de peso?
Mitos já criados sobre a suplementação
Como escolher o queijo mais saudável?

Mais Lidas

PARAGUAI
Motim termina com 10 mortos e presos queimados e decapitados
AQUIDAUANA
Douradense desaparece nas águas do rio Aquidauana durante banho
POLÍCIA
Casal contratado para levar maconha até Campo Grande é preso em Dourados
FURTO
Jovem é preso enquanto furtava bicicleta dentro de residência em Dourados