Menu
Busca quinta, 27 de junho de 2019
(67) 9860-3221
COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

Dicas de como diminuir o sal nas refeições sem perder o sabor

contatonutrifernanda@gmail.com

05 fevereiro 2018 - 05h17

Atualmente, os brasileiros ingerem o dobro da recomendação de sal/dia, seu consumo excessivo atua como importante fator de risco para o desenvolvimento de diversas doenças crônicas, como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, doenças renais, síndrome metabólica e câncer gástrico.  O sal não deve ser eliminado, ele deve ser moderado. O sódio presente em sua composição é essencial ao organismo e a sua falta pode causar letargia, fraqueza e convulsões. No entanto, consumido de maneira excessiva, ele pode provocar diversos problemas à saúde, então o ideal é manter o equilíbrio alimentar. 

Para reduzir a quantidade de sal, é preciso encontrar alternativas para temperar os alimentos preservando principalmente o seu sabor. Utilizar substitutos do sal acaba sendo uma alternativa para deixar a comida gostosa, menos salgada e mais temperada. Confira as receitas:

Mix de ervas: pode ser usado em substituição do sal para preparar carnes, molhos, feijão, entre outros alimentos. Bata no liquidificador partes iguais de sal marinho, orégano, manjericão e alecrim (ervas desidratadas). Você pode variar usando semente de mostarda, cominho e pimenta do reino.

Marinada: use vinho, suco de laranja, suco de limão ou suco de abacaxi, e acrescente temperos como cebola, alho, alecrim, coentro, sálvia, tomilho e louro. Deixe a carne marinando na geladeira por cerca de uma hora. O tempero deixa a carne macia, saborosa e não necessita de muita adição de sal, pois já tem sabor. 

Óleo de especiarias: utilize azeite de oliva extravirgem, pimenta dedo-de-moça, um dente de alho, um ramo de alecrim e folhinhas de manjericão. Use o próprio vidro do azeite para juntar os ingredientes. Varie os temperos e você terá vários sabores para temperar a salada, refogar a comida ou comer com pão e torradinhas integrais.

Gersal: adicione ao arroz, legumes ou saladas. Para prepará-lo, misture quatro colheres de chá de semente de gergelim torrado com duas colheres de chá de sal marinho grosso. Triture e guarde em um pote fechado. Moderação ao utilizar. 

Caldo de legumes caseiro: cozinhe alho, alho-poró, louro, orégano, aipo, cenoura, moranga e talos com água. Coe e congele em potes para usar em risotos, sopas e molhos.

Sal de ervas: excelente substituto do sal, basta bater no mixer ou processador a mesma proporção de manjericão desidratado, orégano desidratado e raspas de limão. A mistura é perfeita para substituir o sal e você pode temperar qualquer alimento com muito sabor. 

Portanto, o uso de temperos naturais, além de ajudar a reduzir consumo de sal na alimentação, é uma excelente alternativa que proporciona sabores distintos às preparações e agrega saúde ao prato! 

Especialização em Nutrição Esportiva, Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia - CRN3 27940. Escreve para o Dourados News. E-mail: contatonutrifernanda@gmail.com 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Porque sentimos mais fome no inverno?
Devo beber água durante o treino?
Desidratação é coisa séria
Parar de fumar predispõe ao ganho de peso?
Mitos já criados sobre a suplementação

Mais Lidas

DOURADOS
Délia vai à delegacia registrar queixa por calúnia nas redes sociais
ESTRELA TOVY
Homem morre após ter faca cravada no olho em Dourados
CONTRABANDO
Duas mulheres ficam feridas ao capotar caminhonete carregada de maquiagem
DOURADOS
Rapaz é preso após tentar assaltar mulher na Praça Antônio João