Menu
Busca segunda, 25 de março de 2019
(67) 9860-3221
COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

Dicas de como deixar mais saudável os encontros com os amigos

E-mail: contatonutrifernanda@gmail.com

06 janeiro 2019 - 23h03

Em geral, as confraternizações acabam girando em torno de cardápios calóricos. Mas é possível buscar opções melhores para a saúde sem deixar de lado o hábito de comer com prazer e sem culpa.

Poucos sabem, mas é importante que as pessoas cultivem o hábito de se reunir para fazer refeições juntos, sendo mais interessante quando elas fazem a própria refeição, pois ao preparar o alimento, sabemos a procedência dos ingredientes, além do mais os eventos sociais com comida podem ser uma ótima opção para estreitar laços. Preparar o alimento de forma coletiva, estar junto, deixa as pessoas mais próximas, pois quando se prepara o alimento com as outras pessoas, se come melhor, acaba não faz a refeição sozinho, se senta à mesa e observa mais o que consome.

Alternativas para os pratos tradicionais, como o churrasco, podemos trazer outros elementos para melhorar a qualidade da alimentação, optar por carnes com menos gordura, além de incluir hortaliças, berinjela, tomate, beterraba, entre outros. 

Prefira as opções mais saudáveis como bruschettas, iscas de carne, salgados assados, torradinhas, carnes grelhadas e castanhas. Vegetais em palitos e espetinhos acompanhados de queijos magros também são ótimos e podem fazer parte de uma alimentação saudável.

Outra opção é variar o cardápio, buscando outras culinárias, como a mexicana ou a árabe, por exemplo. Essas cozinhas usam ingredientes mais naturais para o preparo. Assim, consegue-se uma alimentação menos monótona, mais diversificada. Dá para diversificar sem perder em qualidade e sabor. 

No requisito evitar, mesmo nas reuniões e eventos com os amigos, se recomenda que os alimentos ultraprocessados sejam evitados. O ideal é que se priorize alimentos in natura, preparados em casa, pois o consumo dos alimentos ultraprocessados pode levar à obesidade, que é um problema em saúde pública. 

No mais, é importante que as pessoas saibam que dentro de um estilo de vida saudável não é preciso abrir mão de momentos de lazer e convívio social com os amigos. Nessas horas, basta saber fazer as escolhas certas e com equilíbrio.

Lembre-se:  a partir da observação do que se come, é possível melhorar a qualidade de vida como um todo. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

O que comer para aumentar a produção do leite materno?
Como suas emoções podem interferir no emagrecimento?
A alimentação da mulher
Pais, não superalimentem seus filhos
Abacate: vilão ou mocinho?

Mais Lidas

TRÂNSITO
Homem morre após ser atropelado por motorista que fugiu do local do acidente
RIO BRILHANTE
Homem é assassinado após matar e comer galo do vizinho
CAMPO GRANDE
Sequestro termina com suspeito morto em troca de tiros com a polícia
DOURADOS
Mulher é presa tentando entrar na PED com drogas escondidas na vagina