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COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

Como vencer os dias frios sem ganhar uns quilos extras?

E-mail: contatonutrifernanda@gmail.com

11 junho 2018 - 00h02
Nos dias mais frios, é natural ocorrer um aumento de apetite, pois as necessidades energéticas do organismo humano estão mais elevadas, em função da maior produção de calor, para manter o corpo aquecido. É exatamente nessa época que se deve ter mais atenção com os alimentos ingeridos, para que excessos não sejam cometidos.
 
Mas como se alimentar correntemente em dias frios? Veja as dicas a seguir: 
 
Nessa fase, é importante fazer lanches intermediários para evitar o aumento do da fome quando a refeição chegar. Há também uma diminuição no consumo de saladas frias nos dias mais gelados, então, prepare as verduras e legumes no vapor, para que o consumo de fibras, vitaminas e minerais se mantenha em equilibro. Eles aquecem, são pouco calóricos e ricos em vitaminas e minerais que reforçam as defesas do organismo;
 
Caldos de vegetais são ótimos e não devem ser confundidos com os cremes batidos, que são altamente calóricos porque levam vários tipos de queijos e creme de leite, consumo deve ser moderado;
 
Atenção aos carboidratos, não esquecer que batata, macarrão, arroz e mandioquinha são todos do mesmo grupo alimentar, escolher apenas um para acrescentar na sopa é o melhor caminho para alcançar uma refeição equilibrada.
 
O chocolate quente pode ser preparado com leite desnatado e cacau. Coloque uma pitada de bicarbonato para fazer espuma e ficar cremoso;
 
Prepare sobremesas a base de frutas, como banana e maçã ao forno, adicione canela para realçar o sabor sem aumentar as calorias;
 
O chá, quando quente é uma boa opção para elevar a temperatura corporal e pode ser isento de calorias se ingerido com adoçante;
 
Prepare o fondue com os queijos magros e legumes, como cenouras, couve-flor, abobrinha, alho poró, etc;
 
Se não resistir as massas, prefira ao sugo (molho de tomate), evitando assim, os molhos brancos, pois contém mais gorduras e alto valor calórico. Vale também investir na massa integral.
 
No mais, manter a frequência de exercícios físicos, equilibrar a alimentação e estar sempre bem hidratado, são aspectos essenciais para que não só o peso, mas a saúde seja mantida nos dias mais frios.
 
Especialização em Nutrição Esportiva, Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia - CRN3 27940. Escreve para o Dourados News

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